Palenque de San Basilio: uma Apresentação da Comunidade a partir dos Hábitos Palenqueiros nos Montes María
Resumen
Este texto monográfico tem por objetivo apresentar a comunidade de Palenque de San
Basílio, situada nos Montes Marías a partir de algumas práticas seculares . Palenque de
San Basílio está localizado no distrito de Mahates na Colômbia, ao que parece, foi
fundado no século XVI, atualmente figura entre um dos mais importantes símbolos da
resistência antiescravista no Estado colombiano. Assim como outros redutos afro latinos,
surgem em desconformidade ao sistema colonial, delimitado a partir de classificações
raciais. Desde a implementação da escravidão na América, foi rebatido pelos próprios
escravizados desde sua chegada no início do século XVI. Era denominado cimarronaje o
ato de aquilombar-se. O período de conformação e consolidação dos Estados-Nação na
América Latina, foi intrinsecamente marcado por conflitos entre os Estados e a sua
população civil, que se perduram até os dias atuais. Ao descrever o conjunto de práticas
socioculturais, configuradas por meio dos elementos linguísticos, musicais e medicinais
que compõem as vivências em Palenque buscou-se apontar como suas contribuições
assevera o combate às colonialidades. Tal como, apresentam-se como importantes
instrumentos de preservação e transmissão das tradições palenqueiras, e por conseguinte
corroboram para a resistência do reduto frente aos empenhos do sistema capitalista. A
partir do uso da lengua palenqueira, do contínuo da prática medicinal tradicional e dos
cantares bullerengue, a comunidade segue revivendo suas práticas seculares. Nessa
perspectiva apontou-se como a formação do reduto nos Montes Maria em seu conjunto de
ambiências, contrapõem-se a racionalidade eurocêntrica, a partir das manifestações
linguísticas, musicais e medicinais que corroboram para o (re) existir do reduto. This monographic text aims to present the community of Palenque de San Basilio, located
in the Montes Marías from some secular practices. Palenque de San Basílio is located in
the district of Mahates in Colombia, maybe, it was founded sixteenth century, it is currently
included among two important symbols of resistance against slavery. Others Afro Latinos
stronghold arose in contradiction to colonial system, delimited from classification racists.
Since the implementation of Slavery in America, it was refuted by enslaved own since
them arrived in century sixteenth. It was called Maroon communities. The period of
construction and consolidation of States-Nation in America Latina wasi intrinsically marked
by conflicts between the States and civil population, which those days. To describe them
practices sociocultural is configured by linguistic musicals and medicinals elements that
compose them experiences, we tried to indicate how those point combat the tendencies
colonialists. As such, they are seen as important instruments for the preservation and
transmission of tragic events, and for this reason they corroborate the resistance against
the capitalist system. From the use of the palenquera language, continuous traditional
medical practice and bullerengue songs, the community follow practicing them secular
habits. In this perspective indicated how this as stronghold in Montes Maria and the
elements of those experiences are against to the Europe rationality, and to observe how
the linguistic manifestations, musicals songs and medicinal knowledge contribute to (re)
exist do stronghold