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dc.contributor.advisorMatschulat, Josias
dc.contributor.authorBaldovino, Guilherme Felipe de Mello
dc.date.accessioned2016-02-12T16:58:26Z
dc.date.available2016-02-12T16:58:26Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationBALDOVINO, Guilherme Felipe de Mello. A Multi-obra em Camargo Guarnieri: Um estudo sobre o primeiro caderno de Ponteios. 76 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Música) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/467
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Música. Orientador: Prof. Dr. Josias Matschulat.
dc.description.abstractNo presente trabalho, as peças constituintes do primeiro Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri foram analisadas com o intuito de encontrar elementos comuns e díspares que pudessem auxiliar-me em meu processo de estudo, ao piano, da referida obra. Foram realizadas análises motívicas, formais e harmônicas. O conceito de Multi-obra de Jonathan Dunsby foi usado como arcabouço teórico no processo analítico e interpretativo dos dez Ponteios. Esta análise permitiu constatar a ocorrência de elementos compartilhados entre os Ponteios, tais como: a reexposição variada, a relação de contraste e a existência de elementos motívicos comuns. Os dados levantados, comparados às análises existentes de outros autores, permitiram interpretar estes elementos como agentes proporcionadores de coesão e unidade ao Caderno. Com relação à performance, os aportes trazidos por John Rink e a escuta crítica das gravações existentes dos Ponteios do primeiro Caderno possibilitaram realizar a conexão entre os dados levantados pela análise e a minha interpretação da obra, conferindo especial importância aos motivos e suas funções nos trechos em que ocorrem, a fim de definir o andamento e o caráter em cada uma das peças.pt_BR
dc.description.abstractAt this study the First Ponteios’ Book of Camargo Guarnieri pieces were analyzed in order to find common and altered elements that could help me in my studying process, at the piano, about the present work. Motivic, formal and harmonic analysis were performed. The concept of multi-piece from Jonathan Dunsby was used as theoretical background in the analytical and performatic process of the Ten Ponteios. This analysis allowed me to find the occurrence of shared elements among the Ponteios, such as: the varied re-exposition, the contrast relationship and the existence of common motivical elements. The gotten data, compared to the existing analysis from other authors, allowed me to interpret these elements as cohesion and unity agents. In relation to the performance, the support brought by John Rink and the critical listening of Ponteios existing recordings from the first book permitted the connection between the gotten data from the analysis and my own interpretation about the work, giving exceptional significance to the moifs and their functions in the sections they occur on, in order to define the tempo and character in each of the pieces.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPonteiospt_BR
dc.subjectMulti-obrapt_BR
dc.subjectCamargo Guarnieript_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleA Multi-obra em Camargo Guarnieript_BR
dc.title.alternativeUm estudo sobre o primeiro caderno de Ponteiospt_BR
dc.typebachelorThesis


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