Projeto Extensão "Literatura e ecocrítica na Escola III"

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Data

2018-11-30

Autores

MARTINS, André Vitor de Lima
ASSIS, Wall
ANDRADE, Ligia K.M.

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Editor

Proex/UNILA

Resumo

O presente visa analisar os resultados da ação de extensão “Literatura e Ecocrítica na Escola III”, promovida no município de Foz do Iguaçu (Brasil) a partir da experiência realizada na Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima. Partimos de uma metodologia baseada na perspectiva de ação e reflexão proposta por Paulo Freire e de um conhecimento produzido em rede por Maturana, com o objetivo de buscar, por meio das atividades de extensão na escola, favorecer a construção de uma prática reflexiva, crítica e ativa com relação ao meio ambiente e à construção significativa de conhecimento para a comunidade local. Observamos ainda de que modo a perspectiva da Ecocrítica favorece o diálogo interdisciplinar, intercultural e bilíngue a partir da relação entre os gêneros literários e as artes em geral e ainda às questões relacionadas ao meio ambiente, numa perspectica de criar novos percursos de sentido e reconfigurar o conhecimento sobre a vida na comunidade. Os resultados parciais obtidos demonstram um maior envolvimentos dos participantes no processo de ensino, sobretudo com relação às questões do meio ambiente e os fatores de agressão e depreciação dos recursos naturais acelerados pelo modo de vida da sociedade de consumo. Isto levou os participantes a se posicionarem como agentes e sujeitos de sua própria transformação, alterando as pautas do ensino ao promoverem vivências novas a partir da perspectiva do “Buen Vivir” ou “Bem Viver” e do Teko Porã, o que resultou numa vivência e entendimento das possibilidades de formas de comunhão com os seres humanos e os não humanos e o meio ambiente, numa melhoria para toda a comunidade.

Descrição

Palavras-chave

Ecocrítica, Literatura, Escola, Buen Vivir, SIEPE, SEUNI, Extensão

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