Itens para a visualização no momento 81-100 of 148

    • Idiomas sem fronteiras: Ensino, formação e pesquisa em línguas adicionais 

      Pereira, Joselaine Raquel da Silva; González Zapata, Eileen Karina; Fortes, Laura (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O projeto “Idiomas sem Fronteiras: Ensino, formação e pesquisa em Línguas Adicionais” nasceu como um ramo do programa governamental “Ciências sem Fronteiras”, com o intuito de aperfeiçoar o ensino das línguas adicionais e ...
    • Incentivo à aprendizagem da matemática e robótica básica por meio da linguagem de programação LOGO 

      Santos, Inara Rodrigues dos; Egewarth, Gerhard; Hideo Júnior, Oswaldo; Gimenez Ledesma, Jorge Javier (Proex/Unila, 2018-11-30)
      A robótica pedagógica têm se mostrado uma ferramenta eficiente na melhoria do ensino e interesse dos alunos em disciplinas escolares com as quais os mesmos sentem distanciamento e/ou dificuldades. Despertar na criança o ...
    • Inclusão digital - informática para a 3ª idade. 

      DAVIES, Felipe Souza; SEBOLD, Bruna Cristina de Albuquerque; KAPP, Marcelo Nepomoceno (Proex/Unila, 2018-11-30)
      A informática veio para ocupar e preencher a vida do homem moderno. Como sempre, as limitações desta área do conhecimento ainda hoje estão presentes na vida de grande parte da sociedade, onde o público com as maiores ...
    • Integração, tecnologia e sociedade: a tradução como uma ponte para transmissão de conhecimento na américa latina 

      CHURA, Luis Carlos; CUNHA, Gabriel Rodrigues da (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El proyecto trata sobre el debate de la producción del conocimiento científico y tecnológico por medio de la traducción como elemento primordial y mediador de este debate. A través de la lectura y traducción del libro “La ...
    • Integrando a UNILA com as rodas de conversa: a utilização da terapia comunitária integrativa (TI) como tecnologia social leva para melhoria das relações interpessoais e sociais, autoestima, empoderamento e saúde na comunidade externa 

      Jean, Pascal; Svoboda, Walfrido Kühl (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A TCI é considerada uma ferramenta de construção de redes sociais solidárias, onde todos se tornam coresponsáveis na busca de soluções e superação dos desafios do cotidiano (aumentando a resiliência), num ambiente acolhedor ...
    • Italiano nella frontiera 

      Soares, Fátima Auxiliadora Langbeck; Samuel, Emmanuel; Figueiredo, Natalia dos Santos (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      A proposta da ação de extensão Italiano nella Frontiera é oferecer um curso de idioma que atenda às necessidades de estudantes, professores e profissionais que desejam iniciar ou aperfeiçoar seus conhecimentos de língua e ...
    • Índice de preços da cesta básica na tríplice fronteira em Foz do Iguaçu-PR 

      Bispo Zottis, Jatniel Mateus; Díaz Morán, José Abraham; Buturi, Débora Kassem; Kawamura, Henrique Coelho (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Um índice de custo da cesta de alimentos é importante por permitir que o conjunto da sociedade – tanto consumidores como empresas – possa ter conhecimento sobre as variações dos preços dos produtos que compõem a cesta ...
    • Kreyòl Ayisyen: Kreyòl pale, Kreyòl konprann! 

      BIEN AIME, Carl Alain; RAMME, Valdilena (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O projeto de extensão “Kreyòl ayisyen: kreyòl pale, kreyòl konprann!” Traduzido em português como “Crioulo haitiano: crioulo falado, crioulo entendido!" é um curso de idiomas oferecido para a comunidade acadêmica Unileira, ...
    • Laboratório de ensino de matemática 

      BARBOSA, Midiã; COUTO GONÇALVES MAURO, Patricia (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      O projeto de laboratório de matemática é direcionado a alunos do ensino fundamental e tem como objetivo ampliar o significado que a matemática possui na vida dos educandos. Uma vez por semana é realizado um encontro entre ...
    • Laboratório de Escritura Creativa 

      Ferreira Sachi, Julliane; Villalba Gómez, Emanuel Andrés; Ulloa Bustinza, Iván Alejandro (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El curso tiene como objetivo principal ajudar a los jóvenes escritores a desarrollar sus propios proyectos literarios, en un ambiente que estimule la cooperación entre los participantes. Frente a la enseñanza de literatura ...
    • Laboratório de tradução da UNILA 

      MINUZZO, Cinthia Itatí Gabriela; LOPES FANK, Ana Clara; OLIVEIRA, Bruna Macedo de (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      Este texto objetiva apresentar as atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2018 pelas estudantes que fazem parte da fase de iniciação do Projeto de Extensão “Laboratório de tradução da UNILA”, da Universidade Federal ...
    • Laboratório de tradução da UNILA II 

      CHAVES BRUERA, Penélope Serafina; OLIVEIRA, Bruna Macedo de (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El Laboratorio de Traducción de Unila se propone como un espacio teórico-práctico en el cual se trabajan distintos tipos de traducción. Para este texto, se ha tomado como objeto la traducción al español de “Quarto de ...
    • Lenguas y saberes en América Latina 

      Pereira Gayoso, Ruth; Vieira, Maria Eta (Proex/UNILA, 2018-11-30)
      El trabajo surge a partir del interés por estudiar una de las lenguas de América Latina, el idioma guaraní que nos permitirá saber más sobre esta y a la par relacionarlo con la botánica que si bien ha estado presente con ...
    • Livros de pano: Expressões da vida urbana. 

      Usaquin, Angelica Moreno; Vicente, Yasmin D. Estingelin; Marchena, Robbynson; Eleuterio, Ana Alice A. (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Este projeto visa capturar a percepção de crianças de 8 a 10 anos de Foz do Iguaçu na Escola Municipal Rosália de Amorim Silva; suas experiências no contexto urbano, enfatizando o uso da paisagem socioambiental, através ...
    • Manifestações culturais da América Latina por uma saúde humanizada IV 

      Valencia Córdoba, Angélica Paola; Plancher, Indy; Pascua Vílchez, Fidel (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Projeto de extensão desenvolvido entre o primeiro semestre de 2017 e o segundo de 2018 por docentes e discentes da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial ...
    • Mapeamento Social da região de fronteira trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai: segunda etapa. 

      MASCHIO, Márcia Lurdes de Souza; MOREIRA, Rogério Motta; PALMEIRA, Rafael Franca (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Atualmente, diversos autores têm discutido a pluralidade de atores e a questão territorial latino-americana na contemporaneidade. A emergência dos que são considerados novos atores sociais e a relativização do conceito ...
    • MediaLAB FOZ: um laboratório de monitoramento e formação em mídias sociais. 

      Carvalho Guimarães, Gustavo; Katherine Ramirez Vasquez, Ivania; Fernandes Lourenço, Ramon (Proex/Unila, 2018-11-30)
      El presente trabajo busca investigar, por los trazos generados en las redes sociales, enfocándonos específicamente en Twitter como objeto de investigación, cuál es el alcance o grado de conexiones de los diversos candidatos ...
    • Memória indígena e reparações pedagógicas na região de fronteira. 

      Barbosa, Aline da Silva; Quinones, Vanessa Orjuela; Brighenti, Clovis Antonio (Proex/Unila, 2018-11-30)
      Trata-se de uma ação de extensão em curso, que pretende ser um espaço de dialógico sobre memória e história Guarani. A ação dialoga com lideranças, professores e comunidades indígenas Guarani do oeste paranaense, ...
    • Memórias do Resto: Violências e resistências em Foz do Iguaçu. 

      ORTEGA, Sigrid Beatriz Varanis; RODRÍGUEZ TORRES, Mário René (Proex/Unila, 2018-11-30)
      O presente projeto visa criar novos espaços nos quais a universidade possa discutir junto com a comunidade de Foz do Iguaçu sobre o tema da violência e as formas de resistências às ações violentas. Propõe a discussão e ...
    • Muay Thai como promotor de saúde, bem-estar e integração social 

      González-Amarilla, Diego Armando; Souza, Renan Carlos Peixoto; Stachechen, Ana Júlia Stier; Grignet, Rodrigo Juliano (Proex/Unila, 2018-11-30)
      A ação de extensão “MuayThai como Promotor de Saúde, Bem-Estar e Integração Social” tem como objetivo promover o bem-estar geral para a comunidade acadêmica da UNILA, por meio do exercício físico e da integração. Nesse ...