Ensino de História e América Latina

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 35
  • Item
    Paisagem Agrária no Terreno da Arte História, Ensino e Artes Visuais na Escola Municipal Zumbi dos Palmares - MST
    (2022) Santos, Flaviana Lage
    Considerando as artes visuais uma modalidade interdisciplinar, pois se alimenta da compreensão de outras disciplinas em sua estrutura e se abastece delas no processo criativo, verifica-se que muito do que se apreende em arte necessita de fatores históricos para identificar a produção. Desse modo, acionando a arte visual como ferramenta de representação imagética social e da memória, a partir de suas diversas linguagens, pensando em sua função expandida de registro, o interesse é encontrar os impactos da construção e história do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no ensino de artes visuais da escola municipal Zumbi dos Palmares, em Cascavel, propondo uma observação imagética além da escrita. Essa investigação, devido à pandemia do COVID-19, se consolidará a partir da escuta de professores de artes, atuantes na escola, proporcionando um entendimento de como ocorrem as aulas de artes na forma estável, se dirigindo a pandemia de forma ligeira e eventual, frisando que as aulas estavam interrompidas a mais de um ano.Também a partir da visualização de trabalhos criados por estudantes, paralela ao entendimento da organização curricular da escola do campo e consolidação dos conceitos de educação artística evocados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Uma vez que a luta por reforma agrária carrega em si o corpo como instrumento principal da própria luta, visto o deslocamento territorial propondo o cruzo entre pensamento e prática; a dinâmica itinerante do MST em suas ocupações; a construção coletiva dos ambientes educacionais; o espaço de cultivo com a modificação de paisagem - sendo este dessemelhante ao território que estamos acostumados a ver uma escola - ; tem-se oportunidade de verificar alguns impactos na condição da aprendizagem da arte.
  • Item
    Memórias de uma Chiquita Bacana: uma Breve História da Festa da Chiquita em Belém do Pará, suas Dificuldades e Lutas
    (2022) Moraes, Daniel C. de Lima de; Orientação
    Percebendo que o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma das maiores festividade católica do país e um momento muito importante para a identidade paraense, como outras populações se enquadram e se tornam parte da festa? Este trabalho pretende apresentar e analisar a festa da Chiquita que ocorre junto ao Círio e tem como maior publico pessoas da comunidade LGBTI+, que buscam a festa para apresentar sua forma de homenagem à Santa, e assim acabam por realizar uma mistura entre o que podemos entender como sagrado e profano da festa. Este trabalho visa servir como avaliação parcial e final do curso de especialização em Ensino de História e América Latina.
  • Item
    Presença Coreana na Fronteira entre Foz do iguaçu e Ciudad Del Este
    (2022) Gabilan, Katarina Kristie Martins Lopes; Orientação
    Este trabalho tem a intenção de pensar a presença da comunidade de descendência coreana na região da fronteira entre Brasil/Foz do Iguaçu e Paraguai/Ciudad Del Este. Nesse sentido, o artigo abrange os estudos referentes à história da imigração dessa população na região e sua singularidade enquanto espaço fronteiriço. A pesquisa faz um deslocamento para a atualidade procurando os locais com maior presença da comunidade na fronteira, identificando especialmente a presença da igreja protestante e a atuação no comércio local. O atual trabalho tem a intenção de fazer um panorama investigativo passando pelas principais pesquisas encontradas, bibliografias, e contextualizando a presença atual da comunidade coreana na região, procurando ainda um possível paralelo com estudos já desenvolvidos no sudeste do Brasil.
  • Item
    Cuerpas Gordas de Abya Yala: Colonialidad, Racismo y Gordofobia
    (2022) Montalbetti, Cynthia Jazmin Luna; Orientação
    El artículo tiene como finalidad señalar a las cuerpas gordas de Abya Yala como aversión del proyecto corporal civilizatorio, el cual está sustentado por la colonialidad que ha sido establecido con el propósito de negar, categorizar a las personas, quitarles total o parcialmente la humanidad y colocarlas bajo la lógica capitalista, patriarcal y racista. Asimismo, resulta importante comprender cómo la construcción de la europeización corporal delgada fue naturalizada como universal y única posible de habitar, relacionando la gordura como marca inherente del racismo y las mujeres. Además, es imprescindible traer un panorama histórico y discursivo de la patologización de la gordura, que fomenta y sustenta las violencias gordofóbicas bajo el imperativo de la salud. Y como último punto, este trabajo presenta la intención de plasmar de forma sucinta la trayectoria del Activismo de la Gordura y así comprender su lucha y reivindicaciones.
  • Item
    Hacia una Pedagogía Intercultural: Experiencia en Puerto Iguazú
    (2022) Aguirre, Febe Mariana; Brighenti, Clovis Antonio
    La educación constituye una estrategia clave para resistir, nutrir y reivindicar la cultura. La educación constituye una herramienta de comunicación y transmisión que, a partir de perspectivas diversas, resulta en construcciones interculturales positivas, como también en relaciones de dominación e imposición. La modalidad Escuela Intercultural Bilingüe surge para incluir pueblos indígenas al sistema educativo formal argentino. Este trabajo propone identificar la relación intercultural presente en la Escuela B.O.P. n. °117, ubicada dentro de la comunidad Mbya guaraní Yryapu, en la ciudad de Puerto Iguazú, Misiones. Por medio de revisión bibliográfica y trabajo de campo, se busca conocer la legislación educativa vigente, entender las prácticas que ocurren en el espacio áulico y proponer una intervención pedagógica intercultural. La participación en la educación formal presenta críticas, oposiciones y problemas, pero así también, beneficios.
  • Item
    Aprendizagem Histórica e o Programa Educativo Jóvenes y Memoria: Recordamos para el Futuro
    (2022) Lima, Bárbara Ferreira de; Lima, Cintia Fiorotti
    Este trabalho pretende aproximar o processo de Aprendizagem Histórica, preconizado pela Didática da História, à proposta da Pedagogia da Memória empreendida pelo programa educativo Jóvenes y Memoria: Recordamos para el futuro, desenvolvido na província de Buenos Aires pela Comisión Provincial por la Memoria. Para isso, a análise se dedicará à compreensão do planejamento institucional e de suas etapas teórico-metodológicas, ambos apresentados na publicação “20 años del programa Jóvens y Memoria” (2021). Para assim, buscar semelhanças com a aprendizagem histórica, em que se destaca a centralidade dos jovens na construção de memórias baseadas em sua comunidade local, e a mobilização, em seu sentido emancipatório, das consciências históricas associadas à vida prática dos jovens participantes da experiência educacional.
  • Item
    Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na BNCC: uma Análise Documental
    (2022) Ribeiro, Miguel Miranda; Orientação
    O presente artigo tem como objetivo analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aborda o uso das tecnologias digitais no âmbito educacional. As transformações socioculturais geradas em virtude do desenvolvimento das tecnologias e avanço da cibercultura (LÉVY, 1999) importam aos profissionais da educação, sobretudo no que diz respeito ao desafio de lidar com as TDICs no âmbito educacional. Visamos identificar e analisar referenciais que tragam abordagens críticas e propositivas para amparar a prática docente que recorra às tecnologias educacionais. Para compreender melhor esta relação o presente estudo realizou uma análise documental da BNCC, buscando identificar de que forma a temática das TDICs é abordada no documento. Para tal objetivo, foi utilizado como unidade de análise: TDICs; tecnologias digitais da informação e comunicação; e cultura digital. Através desta pesquisa buscou-se identificar se BNCC incorpora ou rechaça a relação existente entre as TDICs e a educação, e, se no primeiro caso, faz isso de forma propositiva ou acrítica. Como resultado destaca-se que a base apresenta uma visão híbrida a respeito das TDICs, flertando com uma visão crítica propositiva e tecnicista, o que, ao longo do documento, torna-se uma contradição, na qual a perspectiva acrítica, explicitada sobretudo nas habilidade e competências, acaba por anular a visão crítica propositiva.
  • Item
    Posicionamento Docente frente à Implementação da BNCC e o Novo Ensino Médio
    (2022) Alparone, Rafaella Barbosa; Franzi, Juliana; Fiorotti, Cíntia; Orientação
    A implementação do Novo Ensino Médio e da BNCC são duas mudanças resultantes de um mesmo processo de ampliação de políticas neoliberais no campo educacional em curso atualmente, porém, este ainda é um campo em disputa. Há amplos debates entre os profissionais de educação que acompanham e questionam este processo, apontando, continuamente, os erros e as consequências futuras para o desmonte da educação pública no país. O objetivo da pesquisa é investigar o posicionamento das entidades representativas dos profissionais de educação, com foco no estado do Rio de Janeiro, incluindo ainda as principais entidades nacionais. Assim, a investigação se faz por meio do levantamento de manifestos, notas e registros da promoção de debates em formação continuada, publicados e realizados com o intuito de se posicionarem e colocarem em pauta a execução da reforma educacional. Os agentes envolvidos na implementação se situam em diversos campos, favoráveis ou não a ela. Essa pesquisa busca apresentar e analisar parte destas discussões, de modo que sejam melhor observados os processos envolvidos em tal etapa de materialização do currículo no dia a dia das escolas.
  • Item
    Gamificação e Ensino: o Uso dos Jogos como Ferramenta de Motivação no Processo de Ensino e Aprendizagem
    (2022) Geraldo, Carmem Machado; Orientação
    O presente estudo configura-se como uma pesquisa exploratória, utilizando a metodologia de gamificação, escolhemos esse recurso porque fora da escola muitos alunos utilizam, horas em seus celulares, videogames e computadores jogando. Ao chegarem no colégio veem o ensino de História como uma disciplina que trata do passado e não condiz com o meio em que vivem, e acabam ficando desmotivados. Buscamos através da elaboração de uma aula-oficina aplicar uma atividade gamificada associada com um tema histórico. Dessa forma pretendemos analisar as possibilidades dessa ferramenta. E averiguar se o seu emprego possa despertar o interesse e a motivação dos estudantes pelo ensino de História. Para o presente estudo, foram elaborados jogos pedagógicos gamificados. Esta pesquisa busca verificar como os elementos presentes na gamificação como recurso didático são capazes de motivar e engajar os estudantes tendo um papel ativo na disciplina de História.
  • Item
    Educación, Políticas Educativas y Formación Docente
    (2022) Tarnowski, Blanca Lidia; Orientação
    El presente trabajo estudia de forma comparada las relaciones existentes entre las políticas educativas, formación docente y el currículo en instituciones de formación de los docentes del nivel primario o elemental en la región de la Triple Frontera. Especial énfasis es otorgado a las políticas educativas y a los fundamentos pedagógicos, políticos e historiográficos subyacentes en las praxis de los docentes de tres instituciones de formación docente: el Instituto Superior de Formación Docente Nº 8 de Puerto Iguazú, el Centro Regional de Formación Docente de Ciudad del Este y la Unioeste, de Foz do Iguaçu. Las políticas educativas, el currículo y la formación docente son las sub-áreas del campo de la Educación con las cuales dialoga este artículo, centrándose principalmente en las materias del diseño curricular vinculadas a la enseñanza de la Historia de las Políticas Educativas. La pesquisa se aborda desde una perspectiva cualitativa se utilizan las técnicas de entrevistas realizadas a docentes de las instituciones referidas y el análisis documental incluye estudio de documentos curriculares, planes de estudio, planificaciones de materias y de clases.
  • Item
    Rompendo os Silenciamentos Coloniais no Ensino de História: a Revolução Haitiana a partir dos Quadrinhos “A Revolução que deu Origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard
    (2022) Staudt, Taíse; Orientação
    Este artigo busca eleger alguns diálogos no que diz respeito ao silenciamento que envolve a Revolução Haitiana dentro do Ensino de História no Brasil e elaborar uma possibilidade de caminho de diálogo a partir de um plano de aula. Para falar sobre esse problema educacional, inicio realizando uma explanação do movimento de Revolução que ocorreu no Haiti entre 1791 e 1804, demonstrando a importância histórica do evento no que concerne ao rompimento com o sistema e violência colonial e como este sistema organiza posteriormente diversas maneiras de boicotar o país independente que surge, liderado e composto por ex-escravizados africanos e afrodescendentes. Observo como a temática da Revolução haitiana é citada na Base Nacional Comum Curricular e consequentemente suas aparições em livros didáticos. Por fim, sinalizado o silenciamento e a pouca informação sobre os eventos e entendendo este movimento como um plano colonial de silenciamento dessa Revolução, elaboro, a partir da História em quadrinhos “A Revolução que deu origem ao Haiti” de Laurent Dubois e Rocky Cotard, uma possibilidade de plano de aula para trabalhar a temática com 8ª ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa revelam a continuidade do colonialismo sobre os países latino-americanos e caribenhos e a forma como ainda direciona como conteúdos serão trabalhados em sala de aula. Também é possível perceber a necessidade de trabalhar a Revolução Haitiana de forma mais detalhada em sala de aula, pela sua importância na história das Américas e pela sua importância simbólica. Por fim, é revelada a necessidade de maior acesso a diferentes formas de materiais didáticos sobre o período e maior relevância da Revolução nos processos de formação de professores de História.
  • Item
    Desafios do Ensino de História em Contexto de Aulas Remotas
    (2022) Conte, Fabiana; Orientação
    Neste período pandêmico tivemos que nos adaptar com uma repentina e grande mudança. Nos vimos obrigados a deixar a sala de aula presencial e nos colocarmos em frente as telas para turmas virtuais. Com essa “nova modalidade de ensino”, surgiram novas demandas sem a implementação de direitos. Este trabalho apresenta uma breve discursão sobre os desafios enfrentados pelos professores de história e estudantes com a implementação do modelo remoto de ensino durante a pandemia. Tendo como objetivos específicos: os desafios enfrentados pelos professores de história no ensino remoto; a exposição e autonomia do professor de história no ensino remoto e o currículo de história sugerido pela BNCC nas on-line. Baseando-se em pesquisas bibliográficas, de caráter qualitativo, que envolvem de análise crítica reflexiva acerca da temática e das principais contradições e carências enfrentadas pela educação e acentuadas durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa apontou a autonomia dos professores de história em tempos de “Escola Sem Partido” e negacionismo, o contraditório currículo sugerido pela BNCC em orientações compostas para aulas presenciais e a carência de acesso aos recursos tecnológicos.
  • Item
    Desafios e Possibilidades para o Ensino de História da América Latina a partir do Livro Didático do 8º Ano “História, Sociedade e Cidadania”
    (2022) Garcia, Edrielton dos Santos; Orientação
    O presente trabalho irá analisar o livro didático do oitavo ano “História, Sociedade e Cidadania” a fim de perceber as possibilidades para desenvolver um Ensino de História da América Latina na região da Tríplice Fronteira. Esta obra didática foi adotada como livro didático de História em todas escolas públicas do Paraná em 2019. Na primeira parte do artigo, iremos abordar algumas perspectivas de alguns autores sobre como deve ser um livro didático, na sequência abordaremos os primeiros livros didáticos de História no Brasil e por fim apresentaremos algumas percepções sobre a história do Ensino de História da América e como alguns livros didáticos trataram o tema. Na segunda parte, iremos analisar a livro didático do oitavo ano “História, Sociedade e Cidadania”, percebendo suas contribuições e ausências referente a temática História da América Latina. Através dessas análises percebemos que o livro didático de História adotado no Paraná tem várias ausências com relação a uma história da América Latina que possibilite uma aula visando a integração e valorização cultural entre estudantes da Tríplice Fronteira; concluímos também que o livro didático possuí características que não possibilitam atender as peculiaridades regionais, cabendo a equipe de educadores um planejamento mais adequado à sua realidade.
  • Item
    Movimento da Liberdade: Lutas pela Terra-memórias do acampamento do MST Sebastião Camargo São Miguel do Iguaçu
    (2022) Mora Rios, Lina Sofia; Orientação
    El objetivo de este artículo es relatar las experiencias de enseñanza-aprendizaje realizadas de Julio a Diciembre del 2021 en el campamento del Movimiento de trabajadores rurales Sin Tierra MST Sebastião Camargo-São Miguel do Iguaçu a partir del fanzine producido con los adolescentes y jóvenes del lugar, reflexionando sobre cómo ellxs movilizaron las categorías de historia y memoria para celebrar el centenario de Paulo Freire y su propia historia en un contexto de lucha por la tierra y pandemia. La metodología aplicada fue basada en la educación popular como principio creativo, desde relaciones dialógicas con pedagogías de la pregunta, del ejemplo, y pedagogías de la tierra y desde la investigación acción, buscando registrar en formato de fanzine varias de las prácticas y reflexiones que transitaron en los encuentros y construcción narrativa del fanzine. El texto está dividido en tres partes, en primer lugar haré una presentación sobre la organización de las aulas interdisciplinares que estaban vinculadas a tres proyectos de extensión y su referencial político/teórico, en segundo lugar, describiré el proceso de diálogo y construcción del fanzine y en tercer lugar presentaré las consideraciones finales en donde se resalta el aporte de lxs adolescentes y jóvenes para la memoria del campamento, del movimiento en general y para una sociedad que necesita una reforma agraria popular que escuche a quienes la construyen, fortaleciendo ese camino que nos lleva a la defensa por la vida y justicia social.
  • Item
    O (Não) Lugar do Folclore no Currículo da Educação Básica
    (2022) Nascimento Barros, Luis Fernando; Franzi, Juliana; Orientação
    O presente artigo analisa a temática do folclore no currículo da Educação Básica em contexto nacional. Para isso, investiga alguns documentos curriculares, a exemplo dos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a finalidade de observar, em tais documentos, o tratamento ofertado ao Folclore na Educação Básica. Isto posto, a pesquisa segue o método de pesquisa documental, e também recorre às bibliografias de autores como Brandão, Cascudo e outros. Os resultados apontam que: (i) o Folclore não é apresentado de maneira clara nos documentos; (ii) o tratamento é feito de forma transversal, esbarrando em uma contradição, em virtude da tradição de um trabalho pedagógico que valoriza o ensino tradicional; (iii) nas poucas ocasiões em que o tema do Folclore é abordado, o trabalho pedagógico é pontual e reducionista.
  • Item
    Homeschooling no Brasil: Influência Estadunidense e a Brasil Paralelo
    (2022) Albuquerque, Bianca Gabriele Mariz de; Orientação
    A modalidade homeschooling tem origem estadunidense fomentada pela direita cristã e direita libertária ultraliberal, as quais são de igual maneira canais de influência no Brasil. Tais direitas replicam na sociedade brasileira o processo de regulamentação que ocorreu nos Estados Unidos da América (EUA) com base na mesma argumentação fundamentalista religiosa e ultraliberal que visa reduzir a função do Estado, sobretudo na educação. De tal maneira, a educação demonstra ser o principal tema de confluência dos interesses destes agentes para a implementação de um outro projeto societário essencialmente individualista, meritocrático e com a prevalência de um fundamentalismo religioso. Nesta empreitada, têm servido como operadoras as think tanks de direita e extrema direita, como os Institutos Mises Brasil e Rothbard, além da produtora Brasil Paralelo.
  • Item
    O Caribe Insular e o Haiti: uma Radiografia da História Acadêmica no Brasil (2010-2020)
    (2022) Pierre Louis, Loudmia Amicia; Orientação
    Este trabalho de conclusão de curso (TCC) faz uma radiografia dos estudos históricos acadêmicos relacionados ao Caribe insular e especificamente ao Haiti, no Brasil durante a última década. Nos interessamos em analisar se durante essa década houve um aumento ou uma maior consistência dos estudos sobre o Haiti e o Caribe insular, nas universidades públicas brasileiras, considerando o maior fluxo migratório de haitianos/caribenhos no Brasil a partir dos anos de 2010. Parte-se do pressuposto de que tanto o Caribe insular como o Haiti não têm sido um tema recorrente de estudo na historiografia brasileira, e quando estudado aparece estereotipado e exotizado e os temas de estudo são os mais tradicionais. Assim, o seguinte trabalho propõe algumas reflexões referentes à tradição sobre os estudos históricos na academia brasileira acerca desses temas. Para tanto, a partir da análise documental, a pesquisa problematiza os discursos difundidos no espaço acadêmico acerca do Haiti e do Caribe insular. Espera-se que os resultados finais possam aprofundar a reflexão sobre uma história acadêmica no Brasil relacionada ao Haiti e, por extensão, ao Caribe insular. Consequentemente, espera-se que a leitura deste trabalho desperte o interesse pela história e cultura de países caribenhos.
  • Item
    Formação Docente e Estágio Obrigatório: Contribuições da Disciplina para a Formação e a Prática Profissional de Professores de História
    (2022) Silva, Rogério Anderson; Orientação; Sanches, Tiago Costa
    O presente trabalho pretende contribuir para o debate e reflexão sobre a importância do estágio obrigatório na formação docente em universidades públicas brasileiras. Fundamentado nas discussões da Didática da História (RUSEN, 2001,2012), nas pesquisas da Educação Histórica (CAINELLI, RAMOS, CUNHA, 2016; SCHMIDT 2006) e nas reflexões sobre a teoria e prática na formação docente (PIMENTA, LIMA 2005/2006) este trabalho desenvolve um debate sobre o papel do estágio obrigatório no processo de formação de professores de história e suas contribuições para a prática docente. Para isso, foram analisados os documentos normativos, referentes ao tema, do curso de história licenciatura da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), analisados os relatórios de estágio de alunos ingressos no curso nos anos de 2015 e 2016. Por fim, a partir de um questionário aplicado aos mesmos alunos egressos, foram consideradas as respostas sobre a contribuição do estágio obrigatório na sua prática profissional docente. Com uma análise qualitativa dos dados (GODOY, 1995) foi possível verificar a relevância do estágio na formação destes professores pesquisados e como esta etapa da formação pode contribuir para uma postura investigativa dos docentes em suas práticas em sala de aula.
  • Item
    Os Trabalhadores durante a Ditadura Civil-Militar Brasileira: a Historiografia e os Livros Didáticos
    (2022) Butzen, Gabriel Antonio; Geraldo, Endrica; Orientação
    As pesquisas sobre os trabalhadores durante o período da ditadura civil-militar brasileira foram realizadas desde a década de 1970 focadas principalmente no “novo sindicalismo” em contraposição ao “sindicalismo populista”. Recentemente, novas historiografias surgem para reavaliar as teses do “novo sindicalismo” elaboradas por Rodrigues (1970) e Weffort (1973). Neste caso, pesquisas de Mattos (2005; 2012); Ladosky e Oliveira (2014) e Correa e Fontes (2016) mostram os limites do paradigma do “novo sindicalismo” e as novas possibilidades de pesquisa levando em consideração o cotidiano e a luta pela cidadania dos trabalhadores. Por outro lado, essas pesquisas ao lidarem com a historiografia anterior, acabam por não se ater nas relações entre o ensino de história e uma de suas ferramentas mais importante: o livro didático. Nesse sentido, buscaremos avaliar como os livros didáticos abordam a historiografia sobre os trabalhadores durante o regime ditatorial de 1964. Discordando das considerações de Cerri (2018) sobre o ensino da nova historiografia sobre a ditadura civil-militar de 1964 e de como os livros didáticos devem tratar o regime ditatorial das investigações feita por Balestra e Silva (2019), pretendemos dialogar tanto com o ensino de história quanto história da historiografia realizando uma análise entre coleções didáticas e história da historiografia sobre os trabalhadores durante o regime militar brasileiro.
  • Item
    Manifesto Porongos (RAFUAGI): Batalhando pela Memória Social
    (2022) Hendges, Laís Griebeler; Orientação
    Neste trabalho analisamos, do ponto de vista da construção da memória social, o documentário Manifesto Porongos (RAFUAGI) (2016). O objetivo é pensar como essa produção audiovisual contribui para os debates sobre as desigualdades étnico-raciais. O conceito chave do artigo é o de memória social, baseado nas proposições elaboradas por Jô Gondar. A metodologia utilizada é a de análise do documentário como fonte histórica, a partir das discussões feitas por Marcos Napolitano. O texto está organizado em duas partes. A primeira é de contextualização do projeto Manifesto Porongos. Através deste foi produzido o documentário e, também, a música Manifesto Porongos. Já na segunda parte, analisamos o Manifesto Porongos (RAFUAGI) do ponto de vista das batalhas pela memória social e como essa obra contribui para os debates sobre as desigualdades étnico-raciais.