Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais - Ens. Fundamental

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 12 de 12
  • Item
    A compreensão do conceito e operações básicas envolvendo frações com a utilização de materiais manipuláveis
    (2016) Thiele, Luciane; Sossmeier, Daiane
    Este trabalho busca respostas sobre os impactos causados no processo de ensino-aprendizagem pela utilização de materiais lúdicos manipuláveis em aulas de matemática, especificamente, no ensino de frações. O experimento foi desenvolvido em uma escola pública do Município de Missal no Estado do Paraná, e envolveu uma turma de 25 alunos do 6º ano do ensino fundamental.
  • Item
    O raciocínio lógico entendido como disciplina no Estado do Mato Grosso do Sul
    (2016) Foletto, Suellen Cristina; Rocha, Flávio de Matos
    A Lógica é uma ciência que promove o desenvolvimento do raciocínio, contribuindo para o aprendizado, independente da disciplina que se pretende ensinar. Através de experiências do aprendizado do raciocínio lógico percebe-se o potencial que ele possui se ensinado para os alunos como uma disciplina, já que, para a teoria das inteligências múltiplas, todos os indivíduos possuem diversos tipos de inteligência, em diversos níveis distintos, sendo que toda inteligência pode ser aguçada e trabalhada para que demonstre-se com maior nível. Sendo assim muito melhor seria se tal inteligência contasse com um momento único e favorável para o seu desenvolvimento. Tratado como disciplina, o raciocínio lógico mostra-se como uma ferramenta extremamente importante para o desenvolvimento do aprendizado, que por meio dele parece mais significativo, já que o raciocínio lógico fundamenta com eficiência a construção do raciocínio correto, sendo ele utilizado na resolução de problemas. Por isso, em função dos muitos benefícios proporcionados pela Lógica, ela tem sido utilizada sempre que possível por professores no processo de ensino-aprendizagem nas mais variadas disciplinas, uma vez que os resultados obtidos são extremamente consideráveis. Percebendo essa situação o Estado do Mato Grosso do Sul introduziu em sua grade curricular a disciplina de Raciocínio Lógico, tornando-a uma disciplina que conta com uma hora aula semanal, o qual foi inserido no ensino fundamental das séries finais e ensino médio, trazendo assim conhecimentos específicos da lógica para o ambiente de ensino e aprendizagem, proporcionando aos estudantes mais uma ferramenta útil para o desenvolvimento do seu conhecimento científico e diário.
  • Item
    Gamificação, lúdico e interdisciplinaridade como instrumentos de ensino
    (2016) Wiertel, Willian Jhonatan; Rocha, Flávio
    O objetivo geral é analisar gamificação como solução no processo de ensino. Os objetivos específicos são compreender a gamificação no processo de ensino e demonstrar ferramenta pedagógica gamificada interdisciplinar. A metodologia é a revisão literária de artigos científicos e livros acadêmicos. O método é pesquisa teórica e exploratória. Como resultado desenvolveu-se uma solução pedagógica inter/multi disciplinar, percebeu-se elementos da psicologia que elevam ou declinam o interesse por atividade, bem como participar ou não participar na atividade, percebeu-se a relevância da gamificação, a valoração da inter/multi disciplinaridade, pontos positivos e negativos dos jogos e a falta de aparato tecnológico especializado referente a jogos educativos.
  • Item
    A (Inter) Relação da matemática e a química: uma visão pontual de alunos do 1º ano do ensino médio
    (2016) Barboza, Anne Karoline Assis; Góes, Márcio de Sousa
    Em um ambiente escolar a (inter)relação entre disciplinas é um desafio para professores e alunos, uma vez que é necessário fazer com que um tema aborda - em determinada disciplina - tenha uma conexão direta com uma ou mais disciplinas curriculares. Assim, o presente trabalho teve como tema norteador analisar a importância dos conteúdos de Matemática inseridas na Química e verificar preliminarmente a perspectiva, sob essa relação, por parte dos alunos do 1o ano do Ensino Médio. Observou-se que boa parte dos estudantes possuem uma noção da importância destas duas disciplinas, mas que para eles a relação entre elas ocorre de maneira desconectada. Como consequência, a essa desconexão, somada a dificuldade em matemática, promove direta e indiretamente no aluno um aumento na dificuldade e no interesse em aprender à química.
  • Item
    Aplicação da astronomia no ensino da matemática
    (2016) Lucizani, Angelo Cezar; Souza, Abraão Jessé Capistrano de
    O presente trabalho tem por finalidade mostrar algumas situações problema envolvendo a Matemática e Astronomia. Desde os tempos mais remotos, a Matemática e a Astronomia já se interligavam, os povos utilizaram elementos da geometria e trigonometria para desenvolver alguns estudos da astronomia, como por exemplo: a distância da Terra-Sol; circunferência da Terra, entre outros. Os conceitos Matemáticos foram ferramenta importante no desenvolvimento da Astronomia, e na atualidade o ensino da Astronomia pode ser uma forte aligada no ensino aprendizagem dos discentes, juntando com as tendências matemática como: Resolução de problema e História da Matemática. O ensino da trigonometria e geometria pode ser mais interessante quando o professor não fica restrito somente em fórmulas e conceitos.
  • Item
    Modelagem matemática como ferramenta de ensino
    (2016) Santos, Marcos de Abreu dos; Carmo, Eduardo do
    O presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, concebida numa perspectiva de Ensino Matemática. Inicialmente, apresentamos algumas concepções de Modelagem Matemática, destacando algumas considerações para a sala de aula e a perspectiva de Modelagem de (BIEMBENGUT & HEIN, 2005), principal referencial teórico-bibliográfico dessa pesquisa. Nossa metodologia de pesquisa qualitativa contempla a sugestão de uma Atividade de Modelagem Matemática ao tema voltado para estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental: A Planta Baixa de uma Casa. As Considerações Finais do nosso trabalho apontam que o desenvolvimento de Atividades de Modelagem Matemática contribui para o repensar de um ensino voltado para uma aprendizagem diferenciada, motivadora, situada, interessante e com significados reais para os estudantes, além de fomentar nesses estudantes uma formação integral em seus aspectos sociais, culturais, críticos e relacionais.
  • Item
    Uma aboradagem lúdica do tema transversal cultura africana no ensino de matemática
    (2016) Cassuboski, Patricia Maria de Sousa; Sossmeier, Kelly Daiane
    O universo pedagógico escolar deve ser construído de forma a assegurar não apenas a transmissão de conhecimentos aos alunos, mas a assimilação e contextualização destes conteúdos pelos mesmos, visando a construção, com bases sólidas, do conhecimento. Tratando-se do ensino de matemática, além do conhecimento evolutivo desta, o desafio é conseguir instrumentar o aluno sobre todas as bases fazendo-o perceber que estes conhecimentos estão presentes em quase todas as situações do seu dia a dia, seja de forma bastante direta ou seja indiretamente, vencendo a barreira pré-estabelecida de que esta é uma disciplina difícil ou desnecessária. A inserção de atividades lúdicas no ensino de matemática é uma ferramenta útil para vencer este desafio. No Brasil, a organização do conhecimento escolar é estabelecida através dos currículos e as práticas pedagógicas propostas pelos professores devem ser elaboradas de forma a abordar os conteúdos e temas constantes dos mesmos. Dentre os temas a serem tratados, alguns são determinados por leis. Este trabalho traz uma proposta metodológica que busca assegurar a implementação da Lei n° 11.645/08, que alterou a Lei n° 10.639/03 e incluiu, no currículo oficial da rede de ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Apresenta-se uma proposta metodológica para uma abordagem lúdica do tema transversal: “Cultura Africana no Ensino de Matemática”, propondo-se a exploração pedagógica dos conceitos matemáticos presentes nos jogos africanos, voltada para alunos do Ensino Fundamental II. Os jogos africanos pesquisados e que se propõe explorar são: Mancala, Shisima e Yoté. O trabalho mostra que é possível trazer este tipo de atividade para a sala de aula, sendo que além de instrumentos para tratar as questões da transversalidade, como o tema Cultura Africana, e assegurar a implementação de leis que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, pode-se usar os jogos para abordar conteúdos específicos da disciplina de matemática.
  • Item
    Teoria e prática: uma sugestão utilizando modelagem matemática
    (2016) Paiva, Adrieli Vanessa Minuceli de; Carmo, Eduardo do
    O presente trabalho tem como objetivo expor e refletir as problemáticas do ensino de matemática brasileiro. Faz-se levantamentos acerca da formação dos professores e reflexões sobre a defasagem do ensino aprendizagem de matemática. Ainda busca-se meios para sanar o sucateamento e precária aprendizagem, fora das aulas totalmente expositivas. Destaca-se também a importância de se aliar a prática e teoria no ensino matemático, colocando esta prática como imprescindível para a aquisição de novos conhecimentos e uma aprendizagem significativa. Dentro dos métodos pedagógicos que objetiva auxiliar e facilitar essa aproximação à prática cotidiana com a teoria do conhecimento a modelagem matemática, aqui proposta, faz uma ponte entre os conteúdos e o real. Mas a modelagem matemática é uma opção que deve ser aliada a outras medidas para melhorar o ensino no país, é preciso repensar a desigualdade no acesso a educação, e fazer um envolvimento maior da comunidade com as instituições escolares.
  • Item
    Utilização do blog como ferramenta de ensino
    (2016) Bubiak Júnior, Walter; Kapp, Marcelo Nepomoceno
    Essa pesquisa mostra o desfecho de um projeto efetuado com quinze professores da rede estadual de ensino, que teve como objetivo analisar a utilização do Blog no ensino e verificar a continuidade de seu emprego pelos professores. Dessa forma, o Blog pode se tornar uma opção a mais aos professores, uma ferramenta útil para o processo de ensino - aprendizagem. Acarreta em uma chance de ter-se uma educação mais adequada, não esquecendo, que o professor também, ao manusear o Blog, argumentará sobre os modos corretos de se aproveitar a internet. As principais contribuições teóricas utilizadas neste estudo foram de Filho e Pontes (2011), Hamze (2014), Pocinho e Gaspar (2012). Estes autores compreendem a relevância da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar e como os professores são fundamentais para transformar esses dados em conhecimentos. A pesquisa foi bibliográfica e de levantamento, para coleta de dados utilizou-se de questionário. A análise do projeto apresentou que os professores integrantes demonstram-se contentes com a utilização do Blog e animados a continuarem a utilizar, mas declaram que para o emprego da ferramenta com maior frequência necessitam de tempo e melhores estruturas em suas escolas.
  • Item
    Geogebra: um recurso na construção do conhecimento de área e perímetro
    (2016) Nuernberg, Ingrid da Silva; Bloot, Rodrigo
    No presente trabalho, avaliamos a funcionalidade do uso do software Geogebra para o ensino do conteúdo de áreas e perímetros para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental. Para isso foram propostas 11 atividades para serem resolvidas pelos alunos explorando os recursos do Geogebra. Além disso, foi proposto um problema de área de uma superfície não trivial. A dinâmica ocorrida em sala de aula mostra que o uso deste software associado a problemas interessantes é suficiente para atrair a atenção e os esforços intelectuais dos alunos.
  • Item
    As TICs auxiliando o ensino da matemática na sala de apoio de aula do sexto ano
    (2016) Valim, Josiane do Amaral; Bloot, Rodrigo
    No presente trabalho foi investigado o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto da sala de apoio a aprendizagem (SAA). Para verificar a efetividade desta ferramenta, aplicamos o uso de TICs para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. Como metodologia foi realizada uma avaliação baseada na prova Brasil de Matemática para um grupo de 15 estudantes, a fim de mensurar os conhecimentos e dificuldades que os mesmos possuíam na disciplina de Matemática Em seguida, foram introduzidas atividades com uso de jogos com auxilio de ferramentas da informática para o grupo de alunos que obteve um desempenho não satisfatório no teste aplicado inicialmente. Constatamos com testes subsequentes uma substancial melhora do desempenho destes alunos após o uso destas ferramentas (TICs) quando usada de forma combinada com conteúdos de Matemática.
  • Item
    Uma abordagem problematizada em química experimental
    (2016) Chaiben, Leize Aparecida; Góes, Márcio de Sousa
    O processo de ensino que envolve a disciplina de Química vem sendo discutido cada vez mais nos últimos anos visando torná-la mais atrativa aos alunos e aumentar, ao mesmo tempo, assimilação dos conteúdos contidos na Química. Atualmente é muito comum observar a falta de interesse e motivação dos alunos na disciplina, pois os alunos apresentam dificuldades em associar os conceitos apresentados porque estão condicionados a memorização dos conceitos e fórmulas. Para mudar este quadro, uma das vertentes é o uso de atividades experimentais de maneira frequente e habitual, pois a experimentação permite aos alunos associar o conteúdo teórico aliado à prática. Sendo assim, o presente trabalho tem como ponto central avaliar a influência da vivência da experimentação na aprendizagem de estudantes do 9o Ano do Ensino Fundamental II. Observou-se que a experimentação estimula o interesse dos alunos, por proporcionar a eles um contato direto com materiais que antes só faziam parte da sua imaginação.