TCC - Saúde Coletiva

URI Permanente para esta coleção

ILACVN - Centro Interdisciplinar de Ciências da Vida - Bacharelado em Saúde Coletiva

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 65
  • Item
    Perfil e desafios dos agentes comunitário de saúde no distrito norte do município de Foz do Iguaçu.
    (2024) D’meza, Jerry
    Essa pesquisa tem como objetivo principal avaliar o trabalho e o papel dos ACS na atenção básica no Distrito Norte do município Foz do Iguaçu, a partir das suas dificuldades cotidianas e as potencialidades das ações desta categoria profissional. Entender as causas da ocorrência de falhas encontradas na coleta de informações demográficas e sociais dos usuários da rede pública de saúde. Devido ao fluxo dos imigrantes do Paraguai e da Argentina isso suscitou muito interesse em relação às atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, as de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas dos ACS no município tríplice fronteiriço. Método: A pesquisa foi realizada na região norte do município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. Os aspectos sociodemográficos, econômicos de Foz do Iguaçu são bastante diferentes dos outros municípios do Estado do Paraná, nessa perspectiva, os desafios, dificuldades e oportunidades nas atividades diárias dos profissionais agentes comunitários são vulneráveis e precários. Buscou-se analisar como o trabalho dos ACS representa uma força significativa para o município e compreender em que consiste o trabalho dos agentes comunitários na equipe de saúde da família, a partir da Lei 10.507 de 10 Julho 2002 e do Plano Nacional de Atenção Básica (PNAB). Assim, neste trabalho usaremos o método qualitativo, a partir de revisão bibliográficas, questionários, livros, artigos, documentos governamentais, as conversas com os gerentes e Agentes Comunitários de Saúde das Unidades Básicas para alcançar os objetivos da pesquisa. Os ACS na atenção básica em Foz do Iguaçu, destacando suas dificuldades e potencialidades. Com foco na coleta de informações demográficas e sociais, especialmente considerando o fluxo de imigrantes na região, demonstrou a necessidade para esses Trabalhadores de promover a prevenção de doenças e saúde pública. Os desafios enfrentados pelos agentes comunitários em uma região com características sociodemográficas e econômicas singulares são discutidos, destacando-se para o futuro do Sistema Único de Saúde(SUS) a importância do trabalho desses profissionais para a comunidade transfronteiriça.
  • Item
    Mapeamento de políticas de promoção em saúde nos países que compõem o Mercosul
    (2021) Valiati, Renan Ayrton
    Historicamente a Promoção da Saúde vem desde a apresentação da Carta de Ottawa em 1986 permeando outros campos do saber com o intuito de colaborar com o desenvolvimento da qualidade de vida das populações através da criação de políticas públicas. Sua interface com a área das Relações Internacionais estimulou o surgimento da Diplomacia em Saúde. Diante disso, este trabalho mapeou as políticas de promoção da saúde dos países que compõem o MERCOSUL, além de verificar se os documentos seguem as normativas propostas por OPAS e OMS. A análise foi feita com base na metodologia de Política Comparada. O estudo apontou a aderência dos Estados baseados nos Objetivos da Agenda de Saúde Sustentável para as Américas 2030 e trouxe para o centro do debate a discussão sobre a importância da regionalização das políticas públicas de saúde, assim como o protagonismo do profissional da Saúde Coletiva em articular, planejar, promover e orientar sistemas de saúde mais universais, integrados e com ações voltadas para a interdisciplinaridade e a intersetorialidade.
  • Item
    Análise do conteúdo utilizado na seção “saúde de A a Z” do site do ministério da saúde do Brasil
    (2023) Guerrero, Enrique Mario
    A seção “Saúde de A a Z” do site do Ministério da Saúde do Brasil é uma ferramenta valiosa para a população brasileira. Ela fornece informações abrangentes sobre uma ampla gama de tópicos relacionados à saúde, desde doenças e lesões até cuidados preventivos e estilo de vida saudável. O conteúdo da seção é bem escrito e informativo, e é atualizado regularmente para garantir que as informações estejam corretas e atuais. O site também oferece uma variedade de recursos interativos, como vídeos, infográficos e quizzes, que ajudam a tornar o aprendizado mais envolvente. Em geral, a seção “Saúde de A a Z” é uma excelente fonte de informações sobre saúde. Ela é útil para pessoas de todas as idades e níveis de conhecimento, e pode ajudar a promover a saúde e o bem-estar da população brasileira. Considerações finais: A seção “Saúde de A a Z” do site do Ministério da Saúde do Brasil é uma ferramenta valiosa que pode ajudar a população brasileira a melhorar sua saúde e bem-estar. No entanto, existem alguns pontos que poderiam ser melhorados, como a inclusão de informações mais específicas sobre condições médicas e tratamentos, o oferecimento de mais recursos interativos para crianças e adolescentes, e a tradução do site para outros idiomas.
  • Item
    Estratégias de combate à desigualdade de gênero e de promoção da saúde da mulher na América Central Continental: análise regional em perspectiva comparada
    (2023) Nascimento, Adriana Barros de Freitas do; Gamarra, Carmen Justina
    As desigualdades de gênero ocorrem quando um dos sexos exerce ou obtém intencionalmente algum tipo de vantagem por meios sociais internalizados, que geralmente são opressivos e díspares. No campo da saúde, as desigualdades de gênero explicam muitas das razões pelas quais as mulheres têm piores condições de saúde e maiores dificuldades para alcançar o desenvolvimento integral. Com base nessa contextualização, este estudo se propôs a realizar uma análise descritiva das estratégias de combate às desigualdades de gênero e de promoção da saúde da mulher na América Central Continental (ACC). Metodologicamente, isso envolveu uma análise documental de documentos oficiais publicados por organizações nacionais e regionais especializadas em igualdade de gênero e saúde da mulher. A análise constatou que todos os países da ACC têm um plano de ação nacional para combater as desigualdades de gênero e promover sociedades mais justas e inclusivas em todas as esferas da vida humana. Do ponto de vista regional, desde 2013 os países contam com a Política Regional de Igualdade e Equidade de Gênero do Sistema de Integração Centro-Americana, que é a principal ferramenta usada para promover melhores condições de vida para as mulheres na região. Com relação à promoção da saúde, encontraram-se documentos do tipo relatório técnico e política regional, que estabelecem as vias que os países centro-americanos devem seguir para alcançar o máximo bem-estar na parcela populacional feminina. Dentre os programas nacionais de promoção da saúde com enfoque de gênero, ressaltam-se como áreas prioritárias de atuação: as violências, as doenças transmissíveis, a saúde sexual e reprodutiva, o HIV, a saúde mental e as masculinidades. Conclui-se que a questão de gênero vem sendo explorada de modo gradual na ACC, com experiências variadas entre as nações, mas com uma notável intenção grupal de proteger os direitos e o bem-estar das mulheres centro-americanas.
  • Item
    Implementação do serviço Consultório na Rua no município de Cascavel (Paraná, Brasil)
    (2023) Catacora, Jesus Jaime Rodriguez; Lima, Rodne de Oliveira
    A vida nas ruas se caracteriza por uma forte exclusão social, vivendo à margem de processos concomitantes de inclusão e de marginalização. Frente desse cenário o Município de Cascavel, manifestando sua intenção de ampliar e garantir o acesso da atenção em saúde para a População em Situação de Rua, implantou no ano de 2016 a equipe Consultório na Rua ligada à gestão da atenção primaria em saúde. A presente pesquisa tem por objetivo elucidar o processo de concepção, formulação, implantação e implementação da estratégia Consultório na Rua de Cascavel, estado de Paraná, Brasil. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado por meio de 3 fases. A primeira fase como pesquisa bibliográfica, foi realizada por meio da análise de conteúdos relacionados com os seguintes temas: Política Nacional para a População em Situação de Rua, construção da estratégia, dificuldades na implementação e resultado dos serviços da equipe Consultório na rua. A segunda fase como pesquisa documental, foi realizada através da coleta dos documentos com os seguintes temas: Política Nacional para a População em Situação de Rua, atenção em saúde à População em Situação de Rua, Planos Municipais de Saúde de Cascavel-PR, relatórios Anuais de Gestão do Município de Cascavel-PR, atas do Conselho Municipal de Saúde, relatórios das Conferências Municipais de Saúde, conteúdos e informes publicados no site oficial da Secretaria Municipal de Saúde e da Assistência Social de Cascavel. Por último, a terceira fase foi efetivada por meio de 11 entrevistas semiestruturadas realizadas a coordenadores do serviço e profissionais de saúde que compõe ou que tenham participado durante os anos de funcionamento da equipe Consultório na Rua de Cascavel, desde o momento de sua implantação. Evidenciou-se como barreira da implantação a resistência do Município de Cascavel em efetivar a equipe Consultório na Rua por muitos anos, e a barreira da implementação como a ausência de recursos materiais específicos para o serviço, também destacou-se a capacidade da equipe em se adaptar ao entorno de rua e a inquietude do perfil profissional como critério de avaliação para o recrutamento de profissionais para o serviço.
  • Item
    Análise epidemiológica das doenças negligenciadas de notificação compulsória no município de Foz do Iguaçu, no período de 2011 a 2021
    (2023) Miolla, Natalia Gonçalves; Gamarra, Carmen Justina; Luz, Larissa Djanilda Parra da
    As doenças negligenciadas são um conjunto de enfermidades endêmicas causadas por agentes infecciosos, com predominância em regiões tropicais e que atingem indivíduos em situação de vulnerabilidade, com difícil acesso aos serviços de saúde. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os dados sobre doenças negligenciadas de notificação compulsória no município de Foz do Iguaçu, no período de 2011 a 2021. Foi realizado um estudo ecológico de série temporal, sendo incluídos todos os casos confirmados das doenças negligenciadas de notificação compulsória registrados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e todos os óbitos decorrentes dessas doenças registrados no SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade) no período de 2011 a 2021. Os dados foram organizados em banco de dados utilizando o programa Google Sheets e analisados segundo características sociodemográficas, tendência temporal através de inspeção visual e regressão linear. A plataforma QGIS (GIS Quântico) foi utilizada para processamento dos dados e elaboração dos mapas relacionados à taxa de incidência de Dengue, Hanseníase e Tuberculose durante toda a série histórica. No total, foram incluídos no estudo 43.109 casos confirmados e 90 óbitos de doenças negligenciadas registrados em residentes de Foz do Iguaçu, durante o período de 2011 a 2021. Notavelmente, a dengue foi a mais predominante, contribuindo com 95,2% dos casos confirmados e 40% dos óbitos por doenças negligenciadas no período. A tuberculose ficou em segundo lugar em termos de incidência, representando 3,5% dos casos, mas assumiu a liderança na mortalidade, com 53,3% dos óbitos. As outras cinco doenças juntas (hanseníase, leishmaniose tegumentar americana, malária, leishmaniose visceral e esquistossomose) representaram 1,3% dos casos, contribuindo com 6,7% dos óbitos relacionados a doenças negligenciadas. Este estudo fornece uma base sólida para compreender a situação das doenças negligenciadas em Foz do Iguaçu. Espera-se que os resultados aqui apresentados possam ser um ponto de partida para futuras pesquisas e para o desenvolvimento de políticas de saúde pública e de ações na prevenção e controle dessas doenças na região, ajudando a melhorar a qualidade de vida e bem-estar da comunidade local.
  • Item
    O processo de capacitação em boas práticas clínicas em uma equipe de profissionais no Centro de Pesquisa Clínica do Hospital de Caridade - Ijuí (RS) : um estudo de caso
    (2023) Fakih, Yasmin Rafaela Correia; Nascimento, Francisney Pinto do; Oliveira, Rodne Lima de
    Introdução: após muitas torturas, violação dos direitos humanos e pesquisas realizadas indevidamente buscando os interesses próprios dos pesquisadores, a pesquisa clínica encontra-se atualmente em uma estrutura mais ética e regulamentada do que nos anos anteriores, proporcionando estabilidade e segurança para os participantes e norteando os pesquisadores do que deve ser realizado. O treinamento em Boas Práticas Clínicas dos indivíduos envolvidos nas pesquisas é de suma importância, pois capacita os profissionais em questões éticas diminuindo a margem de vieses dentro de um ensaio clínico.Objetivo:identificar os conteúdos frágeis na qualificação em pesquisa clínica dos profissionais que atuam no Hospital de Caridade em Ijuí - RS e propor um treinamento com ênfase em boas práticas clínicas, preparando-os como investigadores principais.Métodos:foi utilizado uma abordagem quali-quantitativa aplicando questionário antes e após o treinamento para avaliar se houve melhora significativa nas respostas dos profissionais que atuam no Hospital de Caridade na cidade de Ijuí-Rs.Resultados:a melhora nas respostas em Boas Práticas Clínica após o treinamento foi significativa, tendo uma média de 73% de respostas corretas na segunda aplicação do questionário. Contudo, observa-se que em alguns assuntos os participantes precisam de mais tempos para ser melhor absorvidos.Conclusão: o treinamento em Boas Práticas Clínicas foi eficaz e atingiu o objetivo esperado, ou seja, identificou os assuntos frágeis e proporcionou o conhecimento adequado para os profissionais que participaram desta pesquisa.
  • Item
    Por um Olhar Decolonial à Saúde: o Modelo Biomédico enquanto Dispositivo Biopolítico da Colonialidade
    (2023) Oliveira, Ana Augusta Penteado de
    Esta monografia busca enunciar a intrínseca relação entre a colonialidade e a construção do modelo biomédico enquanto hegemônico, o qual servindo de estrutura epistemológica basilar da práxis em saúde, promove o epistemicídio dos saberes que não se adequam a sua lógica cientificista. Através de uma abordagem qualitativa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, partindo, principalmente, do marco teórico decolonial e de alguns conceitos do pensamento foucaultiano, para mostrar como se estruturou e se estrutura essa relação. A partir das lentes dessas teorias, é possível enxergar que o surgimento do modelo biomédico foi possibilitado pela entrada do poder disciplinar no espaço do hospital, que sua hegemonia se fundamenta na superioridade do saber científico em detrimento de outros sistemas de conhecimento, e que ele se desenvolveu a partir daí, como um dos inúmeros dispositivos da colonialidade, e portanto é a episteme que está institucionalizada, que exerce seu poder na perpetuação dos elementos que são as estruturas estruturantes da colonialidade, como das dicotomias relacionais superior/inferior, brancos/não brancos, homem/mulher, moderno/arcaico, etc, assim realizando atualizações permanentes de refinamento desse dispositivo(modelo biomédico) para manter determinadas vozes e corpos subalternizados e invisibilizados. A modo de tornar tangível a indissociabilidade entre colonialidade e modelo biomédico, com as lentes mencionadas foram analisados alguns trechos do Relatório Flexner, os quais nos permitem compreendê-lo como um marco histórico e representativo da hegemonia biomédica.
  • Item
    Análisis de la Situación Laboral de un Restaurante en Bogotá
    (2023) Rubio Hastamorir, Nataly
    Neste estudo, foi realizado um diagnóstico da situação laboral atual no restaurante na cidade de Bogotá, com o objetivo de identificar os principais desafios e problemas enfrentados pela equipe deste estabelecimento. A população do estudo foi composta por 13 trabalhadores, a partir da análise dos resultados de pesquisas sobre percepção das condições de trabalho e riscos ocupacionais. Resultados: entre os trabalhadores entrevistados, constatou-se que 60% sentem que a carga de trabalho é muito alta e que não conseguem desempenhar suas tarefas de forma eficaz, e 88% consideraram que o ambiente de trabalho é variável e depende do dia ou do turno. Por outro lado, 80% relataram que os horários de trabalho são adequados e permitem um equilíbrio entre vida profissional e pessoal; 60% percebem que seu salário e benefícios são adequados e justos, e a maioria (60%) se sente ouvida e valorizada por seus superiores no restaurante. Isso indica que existe uma comunicação eficaz e uma participação ativa por parte dos líderes do estabelecimento, o que gera um ambiente propício para a troca de ideias e opiniões. Contudo, os resultados, evidenciam a existência de uma sobrecarga de trabalho que pode estar afetando a eficiência e produtividade dos funcionários. Em relação aos riscos biológicos, foi identificada a possibilidade de exposição a microrganismos patogênicos em 100% dos casos analisados, riscos relacionados às características da organização do trabalho em 100% dos casos, riscos associados às condições da tarefa em 85% dos casos, exposição a líquidos que podem ser irritantes ou tóxicos para os trabalhadores em 100% dos casos, riscos relacionados a temperaturas extremas em 100% dos casos, e riscos relacionados à postura, esforço, movimento repetitivo, ordem e limpeza em diferentes porcentagens de casos, com uma faixa de 23% a 92%.
  • Item
    Donación de Órganos y Tejidos. Revisión Sistemática de la Producción Académica en Colombia (2010-2020)
    (2023) Valencia Cordoba, Angelica Paola
    La donación de órganos y tejidos como acto voluntario, consciente y sin remuneración, llega a ser en muchos casos el camino hacia la mejoría de calidad de vida de varias personas y a su vez la oportunidad de una nueva vida para quienes pueden ser receptores de un órgano o tejido para trasplante. En Colombia, los procesos de donación, han pasado por diferentes reglamentaciones que procuran el aumento de tasas de recepción y trasplante de órganos, siendo a partir de la expedición de la ley 1805 de 2016, normatividad jurídica que amplía la perspectiva tanto social como legal de la presunción de componentes anatómicos por parte de los ciudadanos colombianos. De manera bibliográfica y documental, la presente investigación se llevó a cabo por medio de una selección de estudios en base de datos académicas y científicas, gracias a la utilización de descriptores de búsqueda que permitieron un filtro especifico de las evidencias más pertinentes al estudio. Por medio del método de análisis de contenido, creación y clasificación de categorías se identificaron temáticas principales, hipótesis orientadoras y resultados alcanzados de los 21 estudios seleccionados que permitieron cumplir el objetivo de la investigación, realizar una revisión sistemática de la producción académica sobre donación de órganos y tejidos en Colombia, en e periodo de 2010 a 2020, reconociendo los datos extrínsecos e intrínsecos de cada estudio, para identificar los cambios, avances o retrocesos posibles en lo que compete a la elaboración de contenido académico. Como resultados alcanzados, se reconocieron factores sociales, de nivel de formación y de capacitación del personal de salud que llevaron a un acercamiento a los principios éticos y legales sobre el tema de la donación de órganos, el pronunciamiento de la normatividad colombiana sobre la importancia del acto voluntario de donar, siendo llevado a una presunción, la cual aún es un tema que amerita transparencia y un soporte educativo eficaz que genere un cambio progresivo en el pensar de la población sobre la importancia de donar, lo cual genera un cierto debate entre áreas políticas y de gestión, a nivel de autoridades sanitarias y de estrategias de comunicación y educación en salud.
  • Item
    Situación de Sobrepeso y Obesidad en Niños de una Escuela Primaria - Puerto Iguazú, Argentina, 2022
    (2022) Acuña Aguirre, Denis Hernán
    A prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes tem aumentado dramaticamente, sendo semelhante em ambos os sexos. A presente investigação buscou traçar a situação de sobrepeso e obesidade em crianças da Escola 164 Villa Nueva, localizada em Puerto Iguazú, Misiones, Argentina, em 2022. Foi realizado um estudo epidemiológico descritivo transversal, utilizando amostragem não probabilística. Um total de 172 alunos responderam à pesquisa e, posteriormente, as medidas de peso e altura foram aplicadas entre outubro e novembro de 2022. Dados demográficos (idade, sexo), índice de massa corporal (IMC), prática de atividade física e hábitos alimentares. Os resultados obtidos mostraram que menos da metade (47,7%) das crianças da Escola 164 Villa Nueva, que participaram do estudo, apresentavam peso adequado ou dentro da categoria classificada como normal. A prevalência de sobrepeso e obesidade foi de 28,5% e 16,3%, respectivamente, e 7,55% das crianças apresentaram baixo peso. A maior proporção de sobrepeso, obesidade e baixo peso foi registrada por estudantes do sexo feminino. Entre as possíveis razões que poderiam explicar as diferenças na prevalência de sobrepeso e obesidade entre mulheres e homens, pode-se citar a multidimensionalidade dos fatores que influenciam sua etiologia em diferentes grupos da sociedade e determinantes sociais como a pobreza ou o nível de escolaridade ou mesmo status socioeconômico. As desigualdades de gênero quando se trata de obesidade precisam ser consideradas, pois podem sugerir possíveis caminhos pelos quais a obesidade ocorre. Essa dimensão é uma das mais importantes, pois interage significativamente com outras variáveis, como hábitos alimentares e atividade física.
  • Item
    Saúde e Arquitetura: Caminhos para a Humanização dos Ambientes e Atendimentos Hospitalares
    (2023) Fonseca, Leonardo Luís dos Santos
    O presente estudo tem a intenção de compreender a relação da arquitetura do ambiente hospitalar com a humanização do ambiente e dos atendimentos, através do entendimento da arquitetura como elemento mediador do processo, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, familiares e profissionais de saúde, segundo a visão do sanitarista e do dever do Estado enquanto desenvolvedor de políticas públicas.Trata-se de um estudo com caráter investigativo e exploratório.Através da revisão bibliográfica de artigos relacionados ao tema sugere-se após os resultados e discussão, metas para mudar o cenário atual. Um ambiente hospitalar bem projetado pode contribuir para o bem-estar e conforto tanto dos pacientes quanto dos profisisionais envolvidos, o que garante a tão esperada humanização.
  • Item
    Acidentes de Trabalho no Brasil: Análise Temporal de 2012 a 2021
    (2022) Cantave, Jerry; Orientação
    Os acidentes de trabalho constituem um verdadeiro problema de saúde pública. No Brasil, apesar das ações implementadas para melhorar as condições e a segurança no trabalho, eles ainda acontecem frequentemente em diversos ambientes de trabalho. O presente estudo tem como objetivo demonstrar a ocorrência de acidentes de trabalho no território brasileiro no intervalo de período dos anos de 2012 a 2021, representando um arco temporal de 10 anos. Para tornar possível a investigação, foi realizado um estudo observacional ecológico do tipo exploratório, usando dados agregados de trabalhadores a partir de fonte de informação secundária. A coleta de dados foi realizada no observatório SmartLab considerando dados da seção sobre segurança e saúde no trabalho. Dentre os resultados encontrados observou-se que de 2012 a 2021 mais de 6 milhões de acidentes de trabalhos foram notificados no território nacional, acometendo predominantemente indivíduos do sexo masculino com faixa etária entre 18 e 39 anos de idade com vínculo trabalhista sediado no atendimento hospitalar. De forma geral, considerando os acidentes notificados registrados, percebe-se tendencia decrescente da ocorrência de acidentes, porém é essencial que as instituições, o Estado e a sociedade mantenham-se comprometidos para seguir reduzindo os acidentes de trabalho e oportunizar ambientes de trabalho cada vez mais seguros.
  • Item
    Atuação, Percepções e Possibilidades no Âmbito do Processo de Trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde no Distrito Nordeste de Foz do Iguaçu
    (2022) Schafer, Maria Regina Rodrigues; Ciacchi, Erika Marafon Rodrigues
    O Agente Comunitário de saúde (ACS) é um profissional essencial para o bom desenvolvimento das ações da equipe de saúde da família, ele é elo importante entre os usuários e demais profissionais. Pensando nisso o presente trabalho de conclusão de curso trata de um estudo que tem como objetivo analisar o processo de trabalho dos Agente comunitário de saúde na atenção primária. Teve abordagem qualitativa, com objetivo metodológico exploratório realizado por meio de levantamento bibliográfico e entrevistas, a coleta de dados utilizou roteiros de perguntas para entrevistas, e para a etapa da análise dos resultados foi aplicado a análise de conteúdo de Bardin (2011). Esta pesquisa foi realizada em Foz do Iguaçu e as participantes foram ACS que atuam no distrito sanitário nordeste. Os resultados das mesmas apontaram que os ACS são peças fundamentais na Estratégia de Saúde da Família (ESF), não só por facilitar o acesso das famílias às ações e serviços de saúde, mas por estabelecer contato contínuo e permanente com a comunidade e transformá-la
  • Item
    Análise de Óbitos por Causas Evitáveis em Crianças e Adolescentes no Município de Foz do Iguaçu - PR
    (2022) Sonda, Isabelli Edina Lima; Orientação
    A saúde representa um direito social e determinados grupos populacionais como crianças e adolescentes apresentam maior suscetibilidade a doenças ou agravos, requerendo um esforço integrado para contemplar o direito à vida e à saúde. A presente pesquisa analisou o padrão e a magnitude dos óbitos evitáveis em crianças e adolescentes no município de Foz do Iguaçu- PR o que poderá contribuir para possíveis intervenções sobre fatores relacionados à assistência que possam ser determinantes para a proteção da saúde e vida das crianças e adolescentes. Foi desenvolvido estudo descritivo para avaliar dados de mortalidade por causas evitáveis em crianças de 5 a 9 anos e adolescentes de 10 a 19 anos de idade no município de Foz do Iguaçu-PR no período de 2010 a 2020. Os dados foram coletados no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e analisados a partir da Lista Atualizada de Causas de Mortes Evitáveis por Intervenções no Âmbito do Sistema Único de Saúde. Para análise dos dados foi calculada a proporção de óbitos por categorias de causas evitáveis e apresentados em gráficos e tabelas com a distribuição temporal por categoria de causas evitáveis. Será realizada regressão linear para descrever e testar a significância estatística e tendências. Serão utilizados apenas dados secundários, sem indicação de submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa. As causas evitáveis representam 84,2%, sendo a faixa etária de 15 a 19 anos a mais afetada e mantendo a proporção em estabilidade no arco temporal. As causas externas predominam com 85,7% dos óbitos evitáveis. As vítimas são majoritariamente do sexo masculino (86,2%), da raça/cor branca (69,8%), dos quais 43,5% dos óbitos ocorreram em via pública. Os baixos índices nas demais categorias de causas evitáveis demonstram a qualidade da assistência no município, bem como o grande desafio a partir do perfil epidemiológico infantojuvenil afetado pelas causas externas explicitando aspectos que devem ser avaliados para a formulação das ações e estratégias intersetoriais para proteção e efetivação de direitos e garantia à vida.
  • Item
    Análisis Crítico sobre el Material utilizado con Temas Relacionados a Salud en Alumnos de la Enseñanza Fundamental del Colegio Municipal Jociedes Andrade de la Ciudad de Tabatinga – Amazonas, Brasil
    (2022) Parra, Katlen Yara Pino; Orientação
    En el siguiente trabajo se pretende analizar el material didáctico del Brasil, con temas de salud de la escuela Jociedes Andrade de la ciudad de Tabatinga – Amazonas, Brasil, en los libros didácticos que se les dan a los alumnos de esta escuela. El análisis busca identificar los temas de salud que son abordados en las salas de clases por medio de este material didáctico y como están representados en los textos, en conjunto con los documentos gubernamentales de este país (Brasil), el presente trabajo de conclusión de curso llevo una metodología exploratorio, comparativa y bibliográfica sobre los temas de salud en los libros didácticos del Brasil, en la cual mediante a la investigación bibliográfica se pudo obtener las informaciones sobre la estructura de este material didáctico en cuanto a los documentos políticos del Brasil, en un segundo momento se realizó la investigación minuciosa de los libros didácticos de ciencias de la escuela Jociedes Andrade, en el cual se recopilo los datos sobre temas de salud abordados en ellos, para posteriormente hacer el análisis completo de los documentos oficiales y lo recolectado en los libros didácticos sobre los temas de salud. Los resultados del análisis de esta investigación bibliográfica, basados en los libros de ciencias y el análisis realizado, fueron representados por figuras y gráficos, los cuales evidenciaron las realidades sobre los temas de salud en los textos. En la conclusión, podemos apreciar la carencia en temas de salud en los libros didácticos y la representación fundamental del profesor para la transmisión del conocimiento en las salas de clases a los estudiantes.
  • Item
    El Papel de los Movimientos Sociales para la Construcción de la Salud Colectiva. Una Mirada desde Brasil a Latinoamérica
    (2022) Cañón Machado, María de los Ángeles; Orientação
    Este estudio tiene como objetivo principal reafirmar cuál ha sido el papel de los Movimientos Sociales y sus luchas emancipadoras, dentro de la construcción de la Salud Colectiva, en el contexto brasileño. Como primer momento se realizaron aspectos importantes sobre la metodología de este trabajo, después destacaron experiencias de personas que con su trayectoria en los movimientos sociales han sido partícipes de la formación de la Salud Colectiva, como último momento se realizó una revisión de dos aspectos fundamentales: 1. Fundamentos teóricos y metodológicos de los Movimientos Sociales, considerando los cambios que han tenido, por medio de fuentes bibliográficas (libros, artículos, ensayos). 2. Los movimientos sociales en salud en Brasil y abordaremos un poco sobre el movimiento antimanicomial siendo este un ejemplo relevante. En este trabajo fue evidenciado a través de escrevivências (escrito sobre sí mismo) que la Salud Colectiva1 (más allá de la relación biomédica) se conforma como un movimiento político, social y académico que lucha por la dignidad y el derecho a la salud de los pueblos, que en conjunto con la participación popular organizada a través de los movimientos sociales buscan a la creación de sistemas únicos y universales de salud, confrontan la visión de la salud y sus prácticas que han sido basadas en el modelo hegemónico, mercantilizado, biologicista, medicalizante, entre otros. También se evidenciaron algunas distancias que quedan de estas propuestas iniciales frente a la esencia de la Salud Colectiva en su dimensión académica, más específicamente en la carrera de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana, se espera que estos análisis obtenidos, permitan retomar el tema de la importancia de los movimientos sociales para la carrera de Salubrista/ Sanitarista2 , teniendo en cuenta que la misma en su contenido y práctica académica necesita ser abordada desde sus bases.
  • Item
    Judicialização da Saúde: Análise das decisões Judiciais sobre Pedidos de Fornecimento de Canabidiol no Tribunal de Justiça de São Paulo (2015-2017)
    (2022) Rodrigues, Skarlat Manuely da Silva de Souza; Orientação
    O canabidiol (CBD) é uma substância não-psicotrópica, extraída da Cannabis sativa. No princípio do século XXI seu uso terapêutico foi reconhecido para tratamento de formas de epilepsia refratária em crianças e adolescentes. No Brasil, o uso, prescrição e fornecimento do CBD era proibido até o ano de 2015, quando seu uso compassivo foi regulamentado pelo CFM e sua importação para uso pessoal foi autorizada pela ANVISA. Finalmente, em dezembro de 2019, o primeiro fármaco com o princípio ativo do canabidiol teve seu registro deferido pela ANVISA, sendo desde então comercializado no Brasil. A pesquisa à qual este trabalho se encontra vinculado teve início no ano de 2017, num contexto em que ainda não existia qualquer fármaco à base de CBD na farmacopeia brasileira, e a demanda por CBD continuava sendo judicializada. Naquele contexto observava-se um acentuado crescimento do número de processos judiciais propostos por usuários que demandavam a importação e o fornecimento gratuito do fármaco por operadoras de saúde e pela rede pública de serviços de saúde. Este trabalho teve por objetivo sistematizar os fundamentos abordados pelo TJSP em ações que versaram sobre pedidos de fornecimento forçado de canabidiol, permitindo o reconhecimento e a identificação das razões mais frequentemente empregadas nas decisões judiciais. Nesta análise, buscou-se identificar as razões discutidas em juízo pela parte autora e pelos reclamados, bem como os fundamentos adotados pelo Poder Judiciário para a resolução dos litígios nelas narrados. Em conclusão, verificou-se que o caso do canabidiol permite lançar luz aos problemas derivados do critério e da forma de elaboração das listas padronizadas de medicamentos essenciais do SUS e à forma como os juízes realizam o deferimento das decisões sobre fornecimento forçado de medicamentos sem que esses se encontrem padronizados.
  • Item
    Perfil Sociodemográfico de los Casos de COVID-19 en el Municipio de Puerto Iguazú, Argentina, de 2020 a 2021
    (2022) Gomez, Yanaina Daiana
    El primer caso de COVID-19, en el municipio de Puerto Iguazú (Argentina), fue confirmado el 28/03/20 dentro de ese contexto, la presente investigación buscó trazar el perfil epidemiológico de los casos de covid-19, en esta región fronteriza. El principal objetivo, de este estudio, es caracterizar epidemiológicamente los casos confirmados de COVID-19 en dicho municipio de 2020 a 2021. Se trata de una investigación que utilizó el método descriptivo con abordajes cuantitativos, utilizando datos abiertos del Ministerio de Salud y la Dirección Nacional de Epidemiología y Análisis de Situación de Salud. Se estudiaron 2,014 casos de COVID-19 con domicilio en Puerto Iguazú. Se analizaron datos demográficos (edad, sexo, procedencia) y clínicos (positivos, negativos u óbitos). Los resultados obtenidos presentan que en el Municipio de Puerto Iguazú los casos de COVID-19, se dio de manera gradual. En el año 2020, el primer año de la pandemia, se confirmó 17,42% y se descartó 71,83%; inicial se observó pocos casos y se mantuvo a lo largo de casi siete meses con un porcentaje minino del 3%. Sin embargo, se denotó un pequeño aumento del 6% en el mes de septiembre. Los casos aumentaron gradualmente en el mes de octubre, hasta llegar a su pico máximo en el mes de noviembre con 55%. A partir de allí se observa un descenso de los casos. En el año 2021, segundo año de la pandemia, se observó un aumento de los casos confirmados con 71,83% casos y se descartó 28,17%; podemos señalar que los primeros tres meses corresponde al 27% de casos positivos, su pico máximo fue entre los meses de abril y junio con el 59% de los casos positivos. Luego se observó un descenso de los contagios principalmente entre los meses de julio y septiembre con el 6%. Sin embargo, la transmisión aumentó en los meses de octubre y noviembre, manteniendo una tendencia de crecimiento lento de aproximadamente del 9%. En el segundo año de pandemia, se denoto un aumento al comparar con el año de 2020; en este estudio se percibió, que el municipio, mantuvo un perfil bajo, a pesar de limitar con uno de los piases más afectado por la pandemia. También, se observó que de los 716 casos confirmados, el 50,98% era de sexo femenino, el 49, 02% era de sexo masculino, en ambos sexos el grupo etario más afectado fue de 30 a 39 años con 26,58% y 25,64% respectivamente. El riesgo de muerte estuvo significativamente asociado al sexo masculino con 63,89% del total, en ≥60 años el 52,17%, el sexo femenino representa el 36,11% del total, en ≥80 años el 38, 46% de las muertes. Se Concluyó que la mayoría de los casos analizados, fue en adultos de 30 a 39 años, seguido por el grupo etario de 40 a 49 años con 19,27%. Los menos afectados fueron los niños y adolescentes entre 0 a 19 años, no superó el 1,39% de los casos. Se registró una mayor letalidad en los grupo etario de 60 a 79 años, con 47,22%, seguido por el grupo de 40 a 59 años con 30,56% de los óbitos. Siendo el grupo etario de 20 a 39 años el más bajo, representando el 2,78%.
  • Item
    Determinantes da Prematuridade nos Municipios da 9ª Regional de Saúde (PR) e suas Tendências no Período 2013 a 2019
    (2022) Pinilla Castellanos, María Cristina; Orientação
    Mundialmente, a prematuridade é a principal causa de morbidade e mortalidade nas primeiras quatro semanas de vida do recém-nascido. No Brasil, 12% dos nascimentos ocorrem prematuramente permanecendo pouco esclarecidos os seus determinantes. Objetivo: Identificar os determinantes da prematuridade nos municípios da 9ª Regional de Saúde do Paraná e analisar suas tendências de ocorrência no período de 2013 a 2019. Método: Este trabalho constitui de duas pesquisas com dados secundários obtidos no Sistema de informações Sobre Nascidos Vivos (SINASC). A primeira é um estudo caso-controle envolvendo todos os partos ocorridos nos municípios da 9ª Regional de Saúde do Paraná, no período 2013 a 2019 e a segunda é um estudo seccional de medidas repetidas para avaliar a tendência de ocorrência dos determinantes ao longo dos anos. As variáveis estudadas foram alocadas em três níveis de hierarquia, sendo: nível distal com variáveis sociodemográficas (idade materna, escolaridade materna, estado civil e raça/cor), nível intermediário com variáveis histórico obstétricas (filhos tidos vivos, filhos tidos mortos, quantidade de parto vaginais, quantidade de parto por cesariana, gestações prévias e tipo de parto) e nível proximal com variáveis assistenciais (início do pré-natal e consultas pré natais). Para analisar os fatores associados à prematuridade foram realizados uma análise descritiva e teste Qui-quadrado de Pearson. Adicionalmente, para verificar a magnitude e direção entre o parto prematuro e os fatores associados a prematuridade, foram feitas análises de regressão logística simples e múltipla; em ambos os modelos se estimou a Razão de Chances (OR) com Intervalo de Confiança de 95% (IC95%. Sequencialmente, para visualizar a tendencia dos determinantes da prematuridade, utilizou-se o programa JoinPoint versão 4.8.0 calculando-se a variação percentual anual (APC) das variáveis para cada período e município da 9º Regional de Saúde do Paraná. Resultados: Verificou-se que os determinantes associados à ocorrência de parto prematuro foram: idade materna até 19 anos ou superior a 35 anos, baixa escolaridade materna, de uma ou duas; três ou mais gestações anteriores, tipo de parto por cesariana, início do pré-natal tardio e consultas pré-natais em número inadequado. Os determinantes com tendência crescente significativa foram detectados para os municípios de Matelândia, com parturientes com escolaridade materna nenhuma e de 4 a 7 anos de estudos, e Medianeira com parturientes com duas ou mais gestações anteriores. Conclusão: As variáveis sociodemográficas e assistenciais apresentaram um maior risco da ocorrência da prematuridade nos municípios da 9ª Regional de Saúde do Paraná, por fim, os gestores municipais poderão verificar e reconhecer os fatores de risco modificáveis associados a prematuridade, com a finalidade de nortear com maior adequação a tomada de decisão na prevenção de ocorrência de parto prematuro.