TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras
Browse by
ILAACH - Centro de Letras e Artes - Licenciatura em Letras - Espanhol/Português
Todos os documentos dessa coleção podem ser acessados, porém, mantendo os direitos dos autores pela citação da origem.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Recent Submissions
-
O Enunciado em Bakhtin e o Material de Espanhol como Língua Estrangeira: uma Análise do Confluencia
(2022)O papel do livro didático é fundamental no ensino de Línguas Estrangeiras no mundo contemporâneo, e é importante analisar criticamente os processos envolvidos na produção destes materiais. O objetivo deste trabalho é ... -
Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam
(2022)O objetivo deste trabalho é apresentar as plataformas digitais colaborativas Miro e Figjam como sugestões de ferramentas digitais pedagógicas para o ensino de língua adicional. Com a evolução da tecnologia, discutir como ... -
Kreyol no Brasil: Língua de Herança ou Língua Materna? A Representação do Crioulo Haitiano por seus Falantes Imigrantes que Vivem no Brasil
(2022)Desde o terremoto que ocorreu no Haiti em janeiro de 2010, o número de haitianos que emigraram para o Brasil aumentou de maneira considerável. Segundo dados do Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais ... -
Análise do Material Didático, Português como Primeira Língua Estrangeira, do Programa Escuelas de Modalidad Plurilingüe, Reflexões para o Ensino de Português como Língua de Acolhimento para Crianças
(2022)Em maio de 2022, havia cerca de 100 milhões de pessoas deslocadas de seus países de origem no mundo, segundo dados do ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Tendências Globais (2021), e dos dez países ... -
A Literatura no projeto de extensão “Línguas e culturas para a integração”
(2022)O presente trabalho objetiva analisar como a Literatura pode propiciar um espaço para a oralidade nas aulas de Português como línguas adicional, ou seja, como a Literatura auxilia na aprendizagem de PLA, especificamente, ... -
Criando Cartilha Médicas!: Elaboração e Descrição de uma Unidade Temática para o Ensino de Português a Estudantes de Medicina da UNILA
(2022)O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de uma unidade temática para o ensino de português, no nível básico, como língua estrangeira, a estudantes do curso de medicina da UNILA. O suporte ... -
Seu futuro Agora era Previsível: a Distopia Interior do Protagonista do Romance - O Riso dos Ratos, de Joca Reiners Terron
(2022)Tanto a história escrita no século passado quanto a história que se constrói no século atual tem colocado em xeque diversos ideais utópicos e abalado a fé no progresso da humanidade. Como resultado, o medo em relação ao ... -
Recuerdos de un Pasado Ficticio: Distorsión de la Memoria Histórica de una Nación y la Novela Núñez de Balboa. El Tesoro del Dabaibe (1940), de Octavio Méndez Pereira
(2022)Tomando en consideración que la mayor parte de la sociedad panameña confunde los orígenes históricos coloniales con las narrativas ficticias de los autores panameños (PORRAS, 2018), este estudio tiene como objetivo principal ... -
A Literatura nas Aulas de Línguas para Crianças: Análise de Experiência no Ensino Fundamental
(2022)Este trabalho tem como objetivo averiguar os procedimentos de ensino de espanhol com livros infantis propostos pelo projeto de extensão universitária “Vivendo Livros”, em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental, ... -
Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
(2022)O presente texto consiste no Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Letras - Espanhol e Português como línguas estrangeiras da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). A problemática levantada ... -
Sequências Didáticas para o Ensino de Português como Língua de Acolhimento para Crianças
(2022)Neste trabalho se apresenta um material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento para crianças da rede municipal de ensino em contexto trifronteiriço. Neste sentido, se produz material adequado para ... -
O Uso de Estratégias de Comunicação em Sessões de Tandem Espanhol/Português: um Estudo de Caso
(2022)A presente pesquisa se propõe a identificar as estratégias de comunicação (EsC) frequentemente utilizadas por uma parceria de tandem em encontros do projeto de extensão “Tandem en la triple frontera: aproximando línguas-culturas ... -
Mediação da Leitura e Escrita por Meio da Literatura: uma Proposta Didática para a Comunidade Surda
(2021)O presente trabalho teve como objetivo principal refletir sobre o papel da literatura e da mediação literária para o ensino do português escrito como língua adicional para estudantes surdos e apresentar propostas didáticas ... -
La (de) Colonialidad al Nombrar: Español como Lengua de Herencia desde las Márgenes de la Frontera
(2022)El presente trabajo tiene como objetivo analizar el concepto de lengua de herencia desde una perspectiva fronteriza y decolonial. Foz do Iguaçu es una ciudad turística, fronteriza y multicultural donde residen personas de ... -
Lengua y Cultura Salvadoreña: Propuesta Didáctica para la Enseñanza del Español Salvadoreño como Lengua de Herencia a partir de su Diversidad Léxica
(2022)Los movimientos migratorios demuestran que el desplazamiento de personas o pueblos que salen de su país de origen a otro es complejo y a veces algo particular del sujeto, cuya elección de un país u otro se da debido a ... -
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización
(2022)Este trabalho busca refletir sobre o estado atual da Educação Bilíngue no Paraguai e examinar os documentos orientadores do ensino formal paraguaio do primeiro ciclo da Educación Escolar Básica, focando nas diretrizes para ... -
Raça, Gênero e Discurso no Exame Celpe-Bras: um Estudo dos Elementos Provocadores
(2022)O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo discursivo dos materiais da parte oral do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Exame Celpe-Bras). Ditos materiais são conhecidos ... -
Enseñanza de Español a partir de la Didáctica Socio Interaccionista con Elaboracion Uso de Material Didáctico
(, 2021)Este trabajo consiste en un análisis de material didáctico producido en el proyecto de extensión español en la triple frontera en el año lectivo de 2017. Usamos la base teórica de los autores M. Bajtin (1929) y I. Antunes ... -
Elaboração de Unidades Didáticas com Foco na Oralidade e em Variedades Regionais do Português Brasileiro
(2021)O propósito desta pesquisa é descrever a elaboração de quatro unidades didáticas baseadas em gêneros orais e variedades regionais do português brasileiro, tendo como público-alvo aprendizes de nível intermediário e avançado ... -
Mulheres Marcadas: a Ficcionalização da Violência Contra a Mulher na Literatura Brasileira
(2021)A presente pesquisa focalizou-se em realizar reflexões e análises comparativistas sobre o romance Desesterro (2015), da autora contemporânea Sheyla Smanioto que, a partir de uma narrativa povoada de personagens femininas ...