TCC - Letras - Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras

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ILAACH - Centro de Letras e Artes - Licenciatura em Letras - Espanhol/Português

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    A cultura da leitura e a sua contribuição social na formação do aluno leitor: como a escola e a família têm contribuído para a formação?
    (2023) França, Geanefer Alves de Lacerda
    Ao comparar alunos que apresentam uma rotina de leitura, com aqueles que não têm o hábito de ler, observa-se uma diferença considerável em suas habilidades tanto de fluidez, de compreensão e de interpretação textual, quanto de escrita, seja ao realizar sínteses, seja em criar novas histórias ou textos mais formais e acadêmicos, que exigem o uso das tipologias expositivas e argumentativas para a construção do texto dissertativo. Contudo, o não leitor encontra mais dificuldades na comunicação, em ser criativo e está propenso a alienação, trazendo implicações no seu modo de interagir em sociedade e, consequentemente, de alguma forma ou outra, essas dificuldades acabam tornando-se barreiras que prejudicam e interferem no seu processo aprendizagem. Diante disso, ao considerar que os hábitos de leitura repercutem na formação e no desenvolvimento escolar do aluno leitor e não leitor, pois a leitura é uma ferramenta fundamental para o desempenho educacional, acredita-se que a cultura da leitura deveria ser incutida, incentivada e promovida para a construção de sujeitos leitores para além dos muros da escola e dos limites de uma disciplina, para que o ato de ler torne-se um hábito, ao invés de considerado como uma obrigação escolar. Portanto, ao considerar que o hábito da leitura reflete tanto na formação como no desenvolvimento escolar/acadêmico do aluno leitor e não leitor, este estudo objetiva investigar como a cultura da leitura influencia social, cultural e discursivamente no desenvolvimento comunicativo e interpretativo dos discentes e qual o papel da escola para esta formação. Para tanto, sob a ótica da cultura da leitura e por meio de um estudo de caso realizado em uma turma de 6o ano, do Colégio Estadual Dom Pedro II, localizado na região do Morumbi, Foz do Iguaçu, elaborou-se e aplicou-se, na disciplina de Redação e Leitura, trabalhada por meio das plataformas Leia Paraná e Redação Paraná, uma proposta de produção textual de um relato pessoal, com vistas a verificar qual é a relação desses alunos com a leitura. Com base em Gerhardt e Silveira (2009), esses métodos utilizados foram articulados ao desenvolvimento de uma pesquisa in loco qualitativa e de natureza aplicada, norteada pelos procedimentos de exploração e descrição dos dados e referenciais teóricos aplicados à análise. No que compreende à fundamentação teórica, esta pesquisa está amparada nos estudos de Lajolo (2010) que respalda o estímulo do mundo da leitura para a leitura do mundo; as contribuições de Bakhtin (1992, 2003) sobre as relações dialógicas, a interação social, o juízo de valor e os gêneros discursivos; as estratégias abordadas por Teixeira (2017) para a formação de leitor, entre outras bibliografias. A partir dos relatos pessoais produzidos, os participantes narraram a sua relação com a leitura, o que permitiu compreender como a leitura é vista sob o olhar dos próprios leitores e não leitores. Desta forma, ao reconhecer a leitura como uma ferramenta transformadora da realidade e contexto vivenciado por alunos leitores e não leitores, considera-se que a cultura da leitura precisa ser promovida e se alastrar, ocupando espaços não ocupados ou timidamente ocupados, como, por exemplo, os lares e as famílias, inspirando os sujeitos a se integrarem dialogicamente na sociedade em que estão inseridos.
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    Cómo los niños definen las palabras y cómo las definen los diccionarios
    (2023) Tunubalá Trochez, Camila; Rosa, Miriam C. Garcia
    Como durante meu estágio na escola tive que trabalhar com o gênero textual verbete, pedindo para que as crianças definissem algumas palvras, vi que elas definem de uma forma muito própria, particular, diferente do que vemos nos dicionários. Depois descobri um dicionário em espanhol feito com definições espontâneas dadas por crianças, Casa de las Estrellas, um de português, Diccionario De Humor Infantil e um de francês, Le Gros Dico Des Tout Petits, todos feitos com definições dadas por crianças, e percebi que havia uma semelhança entre a forma de definir de meus alunos e as definições espontâneas destes dicionários y que todas eram diferentes daquilo que está nos dicionários escolares. Tendo em conta esta situação, decidi fazer este trabalho que tem como objetivos, comparar as definições utilizadas pelas crianças nas suas definições espontâneas com as definições dadas pelos dicionários e verificar se os dicionários levam em consideração aspectos emocionais, sensoriais e racionais, assim como fazem as crianças ao definir de forma espontânea. Sendo assim, resolvi fazer uma comparação para confirmar se isso realmente estava acontecendo ou não. Analisei os dicionários feitos por crianças e os dicionários publicados por editoras, de acordo com a tipologia definitória de Rossi (2001), e de fato os dicionários estão privilegiando definições racionais, intralinguísticas, diferentes da forma como as crianças costumam definir, que se concentram mais em definições emocionais, extralinguísticas. Os dicionários que não são pedagógicos não usam definições oracionais e estão muito distantes da realidade das crianças porque sua metalinguagem oferece uma barreira para a compreensão, ao contrário dos pedagógicos que utilizam definições oracionais incluindo o consulente nas definições como se estivessem conversando com ele, mas que ainda estão distantes da forma como as crianças definem Apesar da evolução com as definições oracionales ainda falta muito para fazer.
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    Uma microestrutura infantil: dicionário pedagógico de português como LE para crianças
    (2023) Araujo, Gabrielly Naomy S.
    Visto que durante nossas pesquisas de Iniciação Científica, realizadas por três anos consecutivos, não encontramos dicionários pedagógicos de Português como Língua Estrangeira (PLE) para crianças publicados no Brasil, decidimos neste trabalho propor um modelo de microestrutura para dicionário pedagógico do tipo 1 de PLE para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tal propósito, baseamos nossas análises em literatura científica sobre lexicografia pedagógica, metodologias de ensino de línguas estrangeiras, teorias do desenvolvimento cognição infantil e teorias de ensino e prendizagem de línguas. Também, identificamos qual metalinguagem e qual modelo definicional seria o mais adequado para o tipo de dicionário que estamos propondo, assim como os elementos que deveriam compor a microestrutura. Dessa forma, nossa proposta lexicográfica resultou com a seguinte organização: nomenclatura composta por três classes gramaticais: substantivos, adjetivos e verbos, cada uma identificada com uma cor diferente; artigo antecedendo os substantivos; a separação silábica com destaque para a sílaba tônica; plural, quando houver; definição oracional por script/roteiro ou assimilação/comparação, a depender se representam conceitos concretos ou abstratos; exemplos e ilustração.
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    Uma Proposta de Sequência Didática para Escola do Ensino Fundamental
    (2023) Salinas, Maiara Carla
    A região de tríplice fronteira (Brasil-Argentina-Paraguai) é marcada pelo plurilinguismo, nesse espaço a vivência cultural e linguística transcende os limites entre os países, facilita a imigração, movimenta o comércio e o turismo, está presente em universidades e escolas da região. É nesse espaço de tríplice fronteira que o município de Foz do Iguaçu tem recebido um aumento significativo de alunos migrantes, grande parte falantes do espanhol e com isso surge a necessidade de implementar e estimular o ensino de língua espanhola em escolas do Ensino Fundamental – Anos iniciais. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática (SD) para o ensino de espanhol na região de fronteira. A SD é importante, pois permitirá ao professor de espanhol e alunos explorar o aspecto multilíngue e multicultural presente em sala de aula e no contexto em que vivem para uma aprendizagem significativa. A metodologia utilizada para essa pesquisa é a revisão de literatura e a elaboração de um produto educacional, sequência didática, como proposta de ensino de espanhol para escolas do Ensino Fundamental I. Conclui-se com a pesquisa que há possibilidade de ensinar o espanhol a partir da valorização cultural e linguística da região de fronteira, o que pode fazer com que os alunos aprendam de maneira significativa, além de acolher e compartilhar a história, cultura e língua dos alunos estrangeiros que estudam em escolas do município de Foz do Iguaçu.
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    Relato de uma Professora-Pesquisadora sobre o Contexto Migratório Educacional em Medianeira: uma Reflexão sobre Acolher e Integrar na Educação Infantil
    (2023) Arns, Dalva Machado de Souza
    A cidade de Medianeira recebe frequentemente migrantes vindos de países vizinhos em busca de uma melhor qualidade de vida. Como, geralmente, esses migrantes vêm com a família, trazem consigo os seus filhos que precisam ser inseridos em instituições de ensino, sejam públicas ou particulares. Nesse momento surge toda a problemática apresentada no transcorrer deste trabalho que versa sobre o acolhimento e a recepção desses discentes migrantes no contexto escolar, para que esses se sintam parte integrante da comunidade escolar. Diante disso, este trabalho tem por objetivo relatar e refletir sobre os meios utilizados, por uma professora-pesquisadora quando em sala de aula e que no momento desta pesquisa atuava na coordenação pedagógica da SMED, para facilitar a recepção e acolhimento de crianças migrantes na Educação Infantil. Para tanto, foi elaborado um roteiro semiestruturado, composto de 15 perguntas dissertativas, e realizada uma entrevista, que foi gravada e transcrita, com essa professora-pesquisadora, cujo relato serviu para a reflexão sobre o acolher e o integrar os discentes migrantes no contexto de uma escola municipal de Medianeira, a partir dos pressupostos teóricos de Rajagopalan (2013), Magalhães (2013), Freire (1993), Salgado (2018), Bortoni-Ricardo (2015), entre outros. O relato apresentado pela professora, por meio da entrevista, comprovou uma realidade cotidiana vivenciada por muitos professores, as dificuldades enfrentadas tanto pelos docentes como pelos discentes, no caso deste estudo da rede pública municipal de Medianeira, em relação ao acolhimento, tão necessário para que os migrantes se sintam integrados e pertencentes ao ambiente escolar.
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    ATE Foz: Proposta de Aplicativo para Aprender Espanhol Enfocado ao Setor Turístico de Foz do Iguaçu
    (2022) Tavares, Silvia
    Este presente trabalho busca elaborar e apresentar um aplicativo (para smartphones que utilizam o sistema operacional Android) de ensino de espanhol para trabalhadores do setor de turismo da cidade de Foz do Iguaçu a partir de uma perspectiva translingue. Primeiramente serão apresentados os conceitos de gamificação e aplicativos de línguas que se encontram disponíveis na internet e que utilizam artifícios de jogos em seus métodos de ensino. Serão abordadas noções de translinguagem e repertório linguístico para então ser apresentado o aplicativo elaborado, chamado ATE Foz, mostrando como foi seu processo de elaboração e as estratégias de ensino abordadas e como a gamificação está presente nele. Este trabalho também apresenta como o aplicativo foi recebido pelos usuários através de um questionário enviado para um grupo de pessoas de diferentes idades, conhecimentos de tecnologia digital e nível de espanhol, que testaram o aplicativo, respondendo questões de usabilidade e dificuldade encontradas durante os testes e se ele se mostrou efetivo no que se propôs a executar.
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    Teoria e Prática: a Importância do Curso Preparatório CELPE-BRAS na Unila na Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
    (2023) Nunes, Nathália
    Este estudo foi realizado a partir da análise reflexiva sobre a participação como professora extensionista no curso de preparação para o exame Celpe-Bras entre os anos de 2019 a 2020, que prepara para o exame de certificação de proficiência em Língua portuguesa para estudantes estrangeiros. O Projeto de extensão é desenvolvido na UNILA, onde é realizado o exame e conta com a participação de professores extensionistas acadêmicos do Curso de Letras. A problemática de pesquisa compreende a busca de resposta para a questão que envolve uma reflexão sobre se a transformação do curso preparatório para o exame do Celpe-Bras, da modalidade presencial para a modalidade à distância, foi uma contribuição para o desenvolvimento e formação acadêmica dos estudantes do curso de Letras da UNILA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva apresentada em forma de análise de conteúdo e que indica a validade dos cursos de extensão na formação de professores do Curso de Letras. O objetivo do trabalho foi apresentar a partir da perspectiva de professora em formação, a relevância profissional e pessoal em ter participado da equipe pedagógica do curso preparatório Celpe-Bras na UNILA. Para tanto, coube analisar como a participação dos acadêmicos no projeto de extensão contribui na formação em Letras, descrever como foi adaptado o curso de preparação para o exame Celpe-Bras da modalidade presencial para a modalidade à distância durante a pandemia de Covid-19 e identificar os recursos digitais de comunicação que foram integrados ao programa. A análise dos memoriais de reuniões, do modelo do curso implementado por meio da plataforma Moodle no site da UNILA contribuíram para o reconhecimento do projeto de extensão como um elemento de formação para os acadêmicos que atuaram no desenvolvimento do curso Preparatório Celpe-Bras.
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    Avances y Desafíos de la Educación Bilingüe en Colombia: un Estudio Documental sobre su Impacto en la Promoción del Bilingüismo en la Niñez Bajo la Lupa de Políticas Públicas
    (2023) Urbano, Ivan Camilo Preciado
    Esta investigación documental tiene como objetivo analizar el papel de la educación bilingüe en Colombia y su relación con las políticas públicas existentes. Se realiza una revisión documental de los años 2013 a 2023 para evaluar la efectividad de dichas políticas. Los hallazgos revelan que el Programa Nacional de Bilingüismo (PNB) es fundamental para mejorar la calidad educativa en Colombia, pero se enfrenta a desafíos en la implementación, como la falta de recursos y capacitación adecuada para los maestros. Sin embargo, también se identificaron ejemplos exitosos de educación bilingüe en Colombia a través de estudios cualitativos. Las implicaciones de estos hallazgos destacan la necesidad de asignar recursos y capacitar a los docentes para una implementación efectiva de los programas de educación bilingüe. Además, es crucial monitorear y evaluar la efectividad de dichos programas, así como promover el bilingüismo desde temprana edad. En cuanto a las políticas públicas, se encontró que la falta de recursos y capacitación inadecuada de los docentes ha dificultado la implementación efectiva de las políticas de educación bilingüe en Colombia. Se enfatiza la necesidad de una mayor inversión en programas de educación bilingüe para mejorar los resultados educativos y promover la inclusión social. La investigación destaca la importancia de alinear los programas educativos bilingües con las políticas públicas existentes, como el PNB, y la utilización de nuevas tecnologías en el aprendizaje de una segunda lengua. También se hace hincapié en abordar la brecha en el dominio del inglés entre escuelas públicas y privadas.
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    Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná
    (2023) Gabriel, Marcos Adriano
    Este estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas do ensino de línguas no Paraná trazendo conceitos de importantes autores sobre a políticas linguísticas e o processo de institucionalização do ensino de espanhol no Paraná através da legislação educacional nacional e estadual no período temporal de 1919 a 2023. O período de recorte a ser estudado foi escolhido tendo em vista alguns eventos importantes: o primeiro é o concurso público que selecionou o primeiro professor catedrático de espanhol do Colégio Pedro II, Antenor Nascentes,) posteriormente com a reforma Capanema com o Decreto-lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942 e as LDB’s de 1961, 1971 e 1996 e a nova “Lei do Espanhol”, como está sendo chamada a Lei 11.161/2005 que traz a oferta do espanhol pelas escolas de nível médio com a obrigatoriedade da língua espanhola no ensino médio e facultativa para o ensino fundamental da 5ª a 8ª séries (atualmente do 6º ao 9º ano), e a lei de apagamento do Espanhol no currículo escolar, lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Por fim, a aprovação do Inglês e espanhol como disciplinas obrigatórias na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu através da Lei nº 5.215 de 14 de março de 2023.
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    O Enunciado em Bakhtin e o Material de Espanhol como Língua Estrangeira: uma Análise do Confluencia
    (2022) Christ, Giovana Alves Gregório
    O papel do livro didático é fundamental no ensino de Línguas Estrangeiras no mundo contemporâneo, e é importante analisar criticamente os processos envolvidos na produção destes materiais. O objetivo deste trabalho é promover a reflexão sobre como a concepção de língua também molda a concepção de ensino e, como consequência, afeta a produção de livros didáticos. Através de uma pesquisa bibliográfica, conseguimos desenvolver as razões pelas quais a concepção de linguagem atravessa todo o processo de ensino e aprendizagem e, a partir do enunciado em Bakhtin e da perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, analisar como o Confluencia, livro didático de Espanhol para o Ensino Médio e Superior traduz sua concepção de língua em suas sequências didáticas, promovendo assim o ensino do espanhol através de uma leitura crítica e articulando o conhecimento e a voz dos alunos a favor de um verdadeiro impacto no mundo real, na vida real e na língua real.
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    Plataformas Digitais e Colaborativas no Ensino de Língua Adicional: o Uso de Miro e Figjam
    (2022) Nascimento, Fagnner Ywerton do
    O objetivo deste trabalho é apresentar as plataformas digitais colaborativas Miro e Figjam como sugestões de ferramentas digitais pedagógicas para o ensino de língua adicional. Com a evolução da tecnologia, discutir como elas podem ser utilizadas na educação é essencial e esse trabalho visa sugerir e orientar sobre o uso dessas plataformas para que qualquer docente se sinta motivado a explorá-las e utilizá-las. Como base teórica o trabalho se ampara em discussões de tecnologia digital no ensino, línguas adicionais, nativo/imigrante, residente/visitante digital, sob a perspectiva de produção de objetos digitais seguinte alguns aspectos, em especial na visão das práticas colaborativa, na qual é discutida a sútil diferença entre cooperar e colaborar, e sua coerência com a Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente, descrevemos os critérios que foram decisivos para a escolha dessas duas plataformas, apresentando ambas as e os objetos digitais criados, com exemplos práticos e reais em aulas de língua adicional, demonstrando o potencial e alguns dos recursos descritos de modo prático e concreto. Por fim, com este trabalho visamos colaborar com os demais docentes que desejam tornar o ensino de língua adicional mais dinâmico, crítico, criativo, interativo e significativo em sala de aula – ou fora dela.
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    Kreyol no Brasil: Língua de Herança ou Língua Materna? A Representação do Crioulo Haitiano por seus Falantes Imigrantes que Vivem no Brasil
    (2022) Pierre Louis, Becatrie Lorsa
    Desde o terremoto que ocorreu no Haiti em janeiro de 2010, o número de haitianos que emigraram para o Brasil aumentou de maneira considerável. Segundo dados do Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra, 2020), de 2011 a 2019, foram registrados no país 1.085.673 imigrantes, considerando-se todos os amparos legais. Dentre eles, 54.182 eram imigrantes haitianos, dos quais alguns construíram famílias no Brasil e fizeram desta nação seu lar e/ou outros que ainda consideram voltar para o Haiti futuramente. Diante disso, ao pensar que já se passou mais de uma década desde o episódio mencionado e que, portanto, pode haver haitianos vivendo no Brasil a mais de 10 anos, este estudo tem como objetivo verificar com os próprios imigrantes haitianos que vivem no território brasileiro, percebem o uso, a manutenção e a promoção da sua língua materna, o Kreyol, e, a partir dessa representação, refletir sobre uma política de manutenção/incentivo do ensino e do uso do Kreyol como Língua Materna e/ou de Herança. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e de natureza aplicada que foi desenvolvida por meio de um estudo exploratório e descritivo, tendo em vista que foi realizado um breve resgate histórico e político linguístico sobre o Haiti e a sua relação com as suas Línguas Oficiais: o Francês e o Kreyol, a partir dos estudos de Nunes (2021), Rodrigues (2008) e Pimentel, Cotinguiba e Ribeiro (2016), cujo levantamento bibliográfico versou ainda sobre a Sociolinguística e as Políticas Linguísticas (CALVET, 2002 e 2007; CEZÁRIO e VOTRE, 2009), e as suas concepções teóricas sobre línguas materna, segunda língua, língua de herança, línguas minoritárias e majoritárias com Ramos (2020), Ramos e Busse (2021), Boruchowski (s.n.), Pupp Spinassé (2006), entre outros, bem como sobre o conceito de migração, emigração e imigração (IMDH, 2014). Como instrumento de coleta de dados elaborou-se um questionário sociolinguístico que foi aplicado através de um formulário on-line. Esse questionário que possui 31 questões, divididas em três campos (A - dados pessoais e socioculturais; B - funções; C - atitudes), cujas respostas abertas tiveram como base fatores extralinguísticos, foi respondido por dez (10) participantes que apresentaram as suas percepções sobre o uso e a transmissão do Kreyol entre os seus descendentes nascidos no Brasil.
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    Análise do Material Didático, Português como Primeira Língua Estrangeira, do Programa Escuelas de Modalidad Plurilingüe, Reflexões para o Ensino de Português como Língua de Acolhimento para Crianças
    (2022) Panchiniak, Luana Valquiria Milkewicz
    Em maio de 2022, havia cerca de 100 milhões de pessoas deslocadas de seus países de origem no mundo, segundo dados do ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Tendências Globais (2021), e dos dez países de origem com maior número de deslocados, quatro são latino-americanos: Nicarágua, Venezuela, Haiti e Honduras. A partir desta perspectiva do fluxo intenso de migrações a nível global, e também muito presente na América Latina, nota-se os efeitos deste fenômeno na educação: no contexto do ensino básico educacional brasileiro, percebe-se o aumento de aproximadamente 120%, na última década, no número de crianças imigrantes no ensino fundamental, entre 2010 e 2020 (dados do Obmigra, 2021). Desta forma, torna-se emergente pensar e repensar no ensino de português para estrangeiros, imigrantes e refugiados no contexto educacional escolar, com o intuito de colaborar com a integração e acolhimento destes na sociedade. Sendo assim, este presente trabalho possui a intenção de trazer colaborações para o desenvolvimento do ensino de Português como língua de acolhimento (PLAc). Nesse sentido, foi feita a análise do material didático Português como primeira língua estrangeira, para estudantes do 5º ano, produzido em 2019 pelo Programa Escuelas de Modalidad Plurilingüe de La Ciudad Autónoma de Buenos Aires, que atua desde 2001 em 26 escolas da província argentina. A análise qualitativa foi realizada utilizando o conceito de PLAc presentes nos escritos de Anunciação (2017), Grosso (2010) e Bulla e Kahn (2020), e a perspectiva pedagógica sociointeracionista desenvolvida a partir das contribuições de Vygotsky (1987) e Bakhtin (1997) a qual se considera importante para o ensino de PLAc. Desta forma, analisou-se diversos trechos das sessões das duas unidades didáticas que o livro contém, em conjunto com o livro orientador do docente, pensando de qual maneira este material pode ser utilizado a partir da perspectiva do ensino de PLAc, trazendo reflexões para o ensino de PLAc.
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    A Literatura no projeto de extensão “Línguas e culturas para a integração”
    (2022) Melo, Milena; Orientação
    O presente trabalho objetiva analisar como a Literatura pode propiciar um espaço para a oralidade nas aulas de Português como línguas adicional, ou seja, como a Literatura auxilia na aprendizagem de PLA, especificamente, no desenvolvimento da oralidade a partir de uma experiência libertadora e emancipadora (FREIRE, 1968). Para esta pesquisa foi realizado um estudo de caso através das práticas de estágio obrigatório, que ocorreram no projeto de extensão da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), cujo nome é Línguas e Culturas para a integração. Esta ação de extensão atende à população de migrantes e refugiados que residem na cidade de Foz do Iguaçu e região, tendo como seus principais objetivos promover a integração linguística e cultural dessas pessoas a este novo país. Para que estes objetivos fossem alcançados, elaboraram-se quatro aulas em que os/as estudantes tivessem acesso a um ensino-aprendizagem crítico acerca da língua e cultura brasileira. As obras literárias utilizados para compor as aulas foram Eloísa e os bichos (2013) de Jairo Buitrago e ilustração de Rafael Yockteng, Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960) de Carolina Maria de Jesus, Inabalável (2007) de Wangari Maathai, Elza (2018) de Zeca Camargo e O sol na cabeça (2018), de Geovani Martins. E para tais análises os seguintes referenciais teóricos sustentam a reflexão: Pedagogia do oprimido (1968), de Paulo Freire, Palavra e ficcionalização: um caminho para o Ensino de linguagem Oral (2004), Literatura e Sociedade (2006), de Antonio Cândido, entre outros.
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    Criando Cartilha Médicas!: Elaboração e Descrição de uma Unidade Temática para o Ensino de Português a Estudantes de Medicina da UNILA
    (2022) Galvan Lopez, Analia Yeruti; Orientação
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de uma unidade temática para o ensino de português, no nível básico, como língua estrangeira, a estudantes do curso de medicina da UNILA. O suporte teórico-metodológico do trabalho é o Ensino de Línguas por Tarefas. Neste trabalho desenvolve-se uma reflexão sobre as etapas de criação da unidade tendo em conta três momentos: pré-tarefa, ciclo da tarefa, e pós-tarefa. Promove-se uma descrição sobre cada etapa que compõe esta unidade, os conteúdos trabalhados e os ajustes necessários de acordo com cada tópico gramatical com especial atenção às especificidades do par linguístico espanhol-português. Para tanto, optou-se pelo gênero cartilha após a análise de questionários respondidos por docentes da Medicina e do Projeto Político Pedagógico do curso. Ao mesmo tempo, houve a preocupação de inserir na unidade orientações e sugestões aos docentes de modo que o material possa ser ampliado e utilizado em diferentes níveis. Por último, propõe-se três tabelas de (auto)avaliação: a primeira tabela avalia o entendimento dos alunos sobre o gênero discursivo cartilha; a segunda avalia a produção de cartilhas e a terceira a compreensão de tópicos gramaticais, seu uso e funcionamento. Em tal contexto, acredita-se que a unidade temática “Criando Cartilhas Médicas” contribui para um processo de ensino-aprendizagem mais colaborativo e autônomo, para desenvolver no aluno a capacidade de compreender e produzir o gênero de acordo com diferentes contextos, e promover automonitoramento e consciência linguística.
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    Seu futuro Agora era Previsível: a Distopia Interior do Protagonista do Romance - O Riso dos Ratos, de Joca Reiners Terron
    (2022) Bueno, Kelly Luciana; Guizzo, Antonio Rediver
    Tanto a história escrita no século passado quanto a história que se constrói no século atual tem colocado em xeque diversos ideais utópicos e abalado a fé no progresso da humanidade. Como resultado, o medo em relação ao presente e ao futuro passa a ser absorvido e internalizado pelas diversas formas de arte, principalmente a literatura. Na literatura publicada nos últimos anos as obras distópicas refletem de forma sombria a nossa sociedade atual, reforçando a inquietude que a humanidade enfrenta em um período de tantas incertezas. As histórias distópicas centram-se, em sua maioria, em temas relacionados ao medo, controle, totalitarismo e a degradação ambiental. Além dessas questões de ordem social, o que tem chamado atenção das narrativas distópicas dos últimos tempos é o fato de os protagonistas serem, em sua maioria, caracterizados como sujeitos medíocres, inaptos, que rompem o limite da humanidade em busca da sobrevivência. A posição subversiva desses protagonistas, que ao mesmo tempo em que demonstram sua fragilidade, também assumem as ações necessárias, contestando o estado das coisas, também pode ser encontrada no protagonista do romance brasileiro O riso dos ratos (2021), do escritor Joca Reiners Terron. Esse indivíduo, que não recebe um nome, está tão envolvido e obcecado no seu dilema pessoal — a violência ocorrida à filha e sua promessa de vingança — que inicialmente não percebe que o mundo está desabando ao seu redor e, quando percebe, não vê nenhuma outra possibilidade a não ser a busca pela sobrevivência. A partir dessas reflexões, o objetivo deste trabalho é analisar a trajetória do protagonista do romance O riso dos ratos (2021), que está inserido em uma sociedade brasileira distópica. Deseja-se focar em duas questões principais: primeiro, o personagem está tão inserido em sua distopia interior que ignora os sinais apocalípticos enviados pelo mundo; segundo, todo o percurso desse protagonista é permeado por um paradoxo na sua existência, pois é a sua promessa de vingança que o mantém vivo, no entanto, tal promessa só foi realizada após descobrir que tinha uma doença fatal. A trajetória do protagonista do romance se caracteriza pela mediocridade, angústias e conflitos pessoais. Seu percurso durante a narrativa não é o de um herói, um homem em busca da transformação social. Pelo contrário, sua existência se baseia em uma promessa que ele, mais do que ninguém, sabe nunca ser capaz de cumprir.
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    Recuerdos de un Pasado Ficticio: Distorsión de la Memoria Histórica de una Nación y la Novela Núñez de Balboa. El Tesoro del Dabaibe (1940), de Octavio Méndez Pereira
    (2022) Quintana Villarrué, Jenny Karina; Orientação
    Tomando en consideración que la mayor parte de la sociedad panameña confunde los orígenes históricos coloniales con las narrativas ficticias de los autores panameños (PORRAS, 2018), este estudio tiene como objetivo principal demostrar la distorsión de la memoria histórica panameña, a partir del análisis de la novela ficticia de Octavio Méndez Pereira: Núñez de Balboa. El tesoro del Dabaibe (1940). A su vez, se propone argumentar cómo la novela histórica puede ser utilizada como arma de poder político y social para moldear la memoria de una nación. Este trabajo se fundamenta en los estudios de Elizabeth Loftus (2000) sobre los falsos recuerdos y la memoria colectiva de Maurice Halbwachs (2004), utilizando como herramienta o método de análisis corrientes filosóficas como el nihilismo, idealismo y realismo; y a su vez, tomando la historia como marco de referencia. La investigación está estructurada en cuatro partes o secciones, donde se analiza desde el contexto político e histórico panameño de la época, el discurso del autor; se contrastan los conceptos de memoria histórica, memoria colectiva y falsos recuerdos. Se demuestra el fenómeno de la distorsión como una implantación de un falso recuerdo y su fosilización en la memoria histórica panameña.
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    A Literatura nas Aulas de Línguas para Crianças: Análise de Experiência no Ensino Fundamental
    (2022) Vaz, Tatiane Martins; Orientação
    Este trabalho tem como objetivo averiguar os procedimentos de ensino de espanhol com livros infantis propostos pelo projeto de extensão universitária “Vivendo Livros”, em uma escola dos anos iniciais do ensino fundamental, no município de Foz do Iguaçu/PR. A proposta é verificar de que maneira a parceria com o projeto influenciou as práticas de ensino que visam atender a uma “dupla aprendizagem”: aproximação com a língua adicional e a formação de leitores literários. Para tanto, buscou-se examinar os registros de observação direta de três aulas e os questionários aplicados a docente da turma e aos integrantes da equipe, a fim de entender as estratégias de mediação de leitura literária e de ensino da língua adicional utilizadas, pontuando avanços e desafios da experiência. Inicialmente, o referencial teórico é apresentado, enfatizando a função da literatura, a potência da literatura infantil e as possibilidades para o ensino de espanhol como língua adicional (ELA), autores como Antonio Candido (1988), Rildo Cosson (2021), Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993) e Teresa Colomer (2007) e Fillola (1993) fundamentam o estudo. Em seguida, as três aulas observadas são descritas, seguindo as seguintes etapas: motivação, introdução, leitura e conversa literária; posteriormente, as respostas da docente e membros da equipe são analisadas a partir das seguintes categorias: imposição X liberdades nas práticas docentes; concepções sobre as aulas de espanhol e exemplos de aprendizagem da ELA. Como resultado, destaca-se a importância da formação docentes, a intensificação da parceria entre universidade e educação básica e, finalmente, as possibilidades de leitura literária para a formação de leitores em línguas adicionais.
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    Professores em Formação: Concepções de Literatura em Práticas Didáticas de Estudantes de Licenciatura em Letras da Unila
    (2022) Amaro, Viviana Talia Aprigio; Orientação
    O presente texto consiste no Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Letras - Espanhol e Português como línguas estrangeiras da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). A problemática levantada para esta pesquisa é a seguinte: como o futuro docente de língua estrangeira (LE) que atuará na região da tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) compreende a literatura e expressões estéticas como objetos de ensino e aprendizagem? e, ainda, qual seria o encaminhamento metodológico adotado em suas futuras práticas em sala de aula? Inicialmente, é realizada uma revisão teórica no que se refere a formação do docente de Letras no Brasil e reflexões sobre o ensino de língua estrangeira com textos literários. Para, em seguida, analisar a produção de práticas com a literatura propostas pelos futuros docentes no curso de graduação, Aidan Chambers (1991; 1993) e Rildo Cosson (2006; 2014) são estudados levando em conta suas ideias sobre letramento literário e mediação de leitura e também por que foram a base teórica estudada na disciplina da graduação. Adotamos como caminho metodológico, a pesquisa qualitativa e etnográfica e, para a análise dos dados foi coletado material audiovisual produzido pelos estudantes, nos quais narram suas trajetórias como leitores (autorretrato leitor). Estes foram abordados a partir das seguintes categorias: influência da família e amigos; influência da escola e biblioteca e influência da universidade. Para a análise das propostas de intervenção dos estudantes foram levados em consideração dois aspectos: a concepção de literatura de cada um e o posterior reflexo nas propostas teórico-metodológicas discutidas durante a disciplina. Constatamos através da análise dos dados a importância da escola na formação do leitor literário, a necessidade de pensarmos a “escolarização” da literatura, de que maneira ela ocorre, visto que muitas vezes será a escola o primeiro - e às vezes único - acesso das pessoas à literatura. Para tanto, a pesquisa demonstra o papel fundamental do trabalho com a literatura nos cursos de formação inicial em Letras. Dessa maneira, os professores em formação quando atuarem nas escolas estarão conscientes da necessidade e importância da inserção do texto literário no processo de ensino e aprendizagem.
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    Sequências Didáticas para o Ensino de Português como Língua de Acolhimento para Crianças
    (2022) Pedro, Selma Aparecida; Orientação
    Neste trabalho se apresenta um material didático para o ensino de Português como Língua de Acolhimento para crianças da rede municipal de ensino em contexto trifronteiriço. Neste sentido, se produz material adequado para reforço e acompanhamento escolar de crianças migrantes e/ou refugiadas em idade escolar, tendo como premissa o acolhimento linguístico, cultural, social e emocional destas crianças, assim como o foco na importância de ensino de PLAC num contexto fronteiriço. Por conseguinte, o trabalho apresenta os objetivos e preparação das aulas, as sequências didáticas e as reflexões sobre a prática didática.