TCC - Geografia - Licenciatura
Browse by
ILATIT - Centro de Território, Arquitetura e Design - Licenciatura em Geografia
Todos os documentos dessa coleção podem ser acessados, porém, mantendo os direitos dos autores pela citação da origem.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Recent Submissions
-
Geografia escolar e as representações sociais de racismo: Estudantes de uma escola pública de Foz do Iguaçu
(2023)Tendo por base a temática de educação antirracista, objetivou-se nessa pesquisa investigar as representações sociais de estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná em 2023. Para ... -
Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA
(2023)Este artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre avaliação e aprendizagem na universidade, seus dilemas, os desafios à docência e alguns relatos discentes. Cujo objetivo é elucidar por meio dos relatos estudantis ... -
Alfabetização Cartográfica Processos e Definições: o "Atlas Escolar de Foz do Iguaçu" uma Contribuição à Cartografia Local
(2023)A alfabetização cartografica, processo que configura os saberes da geografia que indtroduzem e orientam o estudante a leitura e entendimento dos mapas é a principal questão abordada no presente trabalho. Para isso, realiza ... -
Prova Paraná e Governança Transnacional
(2023)Uma das políticas educacionais que mais impactaram os sistemas de ensino pelo mundo foram as avaliações de larga escala. Elas criaram uma definição de qualidade única para todos os povos, transformando-se em eixo estruturador ... -
Análise das Políticas Públicas para Educação no Campo: o Caso de Foz do Iguaçu/PR
(2021)O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um breve contexto histórico da formação do território brasileiro, como também uma compreensão em âmbito nacional das políticas públicas educacionais para o campo, ... -
A Educação em Direitos Humanos na Disciplina de Geografia no Ensino Médio
(2022)A elaboração deste trabalho explora a necessidade de se pensar de que forma os professores da disciplina de Geografia no Ensino Médio, pautados em uma educação de valores, podem contribuir, junto aos seus alunos, para a ... -
Reflexões sobre a Residência Pedagógica e o Ensino de Geografia a partir das Experiências como Professor em Formação
(2022)Este artigo pretende refletir sobre o estágio supervisonado em geografia no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) a partir das experiências vivenciadas como residente do programa. O pressuposto teórico parte ... -
Instrumentalização do Raciocínio Geográfico contra a Visão Estereotipada do Oriente Médio na BNCC e nos Livros Didáticos
(2022)Neste trabalho procura-se enfatizar as diversas formas de como o Oriente Médio é apresentado nos livros didáticos. Por conseguinte, busca-se identificar os elementos que caracterizam o Oriente Médio nestes materiais ... -
Prática Pedagógica em Ensino de Geografia: Valorização da Usina Hidrelétrica São João em Foz do Iguaçu
(2022)O presente trabalho teve como objetivo apresentar as informações da Usina do rio São João, mostrando para os alunos do fundamental sendo uma parte importante da história do município, no turismo e no setor econômico de Foz ... -
A Cultura Caiçara na Baía da Ilha Grande - RJ e o Ensino de Geografia
(2022)Visto que os descendentes atuais do povo caiçara da Ilha Grande - RJ já não praticam mais os costumes da cultura como antigamente, a representação cultural local pode estar em um processo de desvalorização. À vista disso, ... -
Aquecimento Global e Uso do Livro Didático de Geografia no Ensino Fundamental II
(2022)Esta pesquisa visa demonstrar práticas pedagógicas na disciplina de Geografia, para o ensino fundamental, mais precisamente para o 9ºano sobre a temática das Mudanças Climáticas e Aquecimento Global, debatendo sobre as ... -
A Dicotomia entre Geografia Física e Humana na BNCC: os Impactos para a Formação Contínua Docente
(2022)Este artigo pretende analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir das discussões sobre a dicotomia entre Geografia Física e Geografia Humana, buscando compreender como as habilidades da disciplina de Geografia ... -
O Uso de Recursos Paradidáticos no Ensino de Geografia com Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Possibilidades e Desafios em Tempos de Pandemia da Sars2- Covid-19
(2022)Esta pesquisa tem o intuito de demonstrar a produção de materiais paradidáticos elaborados com as temáticas sobre fenômenos da natureza e de Biogeografia para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em idade ... -
Enseñanza de Geografía Escolar con Énfasis en Deficiencia Visual: Secuencia Didáctica por Medio de la Pedagogía Histórico Crítica. Un Aporte a la Escuela Inclusiva
(2022)Este trabalho é a geografia escolar com ênfase em deficiência visual através de sequência didática. O objetivo geral é promover a aprendizagem de conteúdos geográficos relativos à representação espacial em crianças com ... -
Construção de um Espaço Escolar no Campo: Análise de Caso da Escola Zumbi dos Palmares no Assentamento Valmir Mota Oliveira - Cascavel/PR
(2022)O presente estudo analisou a construção de um espaço escolar do campo na zona rural do município de Cascavel-PR. A Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares, dentro do assentamento Valmir Mota de Oliveira representa, ... -
A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
(2022)A presente pesquisa visa promover reflexões sobre a globalização e suas implicações na padronização curricular a partir do século XX e início do século XXI. Tendo como recorte temporal o período iminente à Segunda Guerra ... -
A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos
(2022)Este trabalho fundamenta-se na necessidade de um debate ativo sobre as diferentes concepções de currículos, as diferentes organizações possíveis do mesmo, seus agentes influenciadores e suas consequências na formação de ... -
A Mídia e o Ensino de Geografia: uma Análise sobre as Concepções de Fronteira
(2022)O cerne deste trabalho fundamenta-se sobre a necessidade de se pensar o ensino de Geografia como campo multiescalar, dotado de espaços e tempos próprios. O viés Geopolítico dos mecanismos de comunicação de massa apresenta-se ... -
A Construção de Murais por meio do Grafite em Escolas como Meio de Aprendizagem de Conteúdos Geográficos, Socialização e Valorização dos Espaços
(2021)O presente artigo desenvolve uma abordagem analítica que articula o muralismo e o grafite como instrumento pedagógico do ensino de geografia, e com isso busca proporcionar reflexões críticas sobre o espaço escolar e ... -
Currículo Escolar: Investigando a Temática nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Geografia de Universidades Públicas do Estado do Paraná
(2021)O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a discussão sobre currículo nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Geografia de Universidades Públicas do Estado do Paraná. Tal pesquisa é ...