TCC - Geografia - Licenciatura

URI Permanente para esta coleção

ILATIT - Centro de Território, Arquitetura e Design - Licenciatura em Geografia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 41
  • Item
    Geografia escolar e as representações sociais de racismo: Estudantes de uma escola pública de Foz do Iguaçu
    (2023) Estingelin, Fabíola Loide Vicente
    Tendo por base a temática de educação antirracista, objetivou-se nessa pesquisa investigar as representações sociais de estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná em 2023. Para tanto foram utilizados procedimentos de levantamentos de informações secundárias em fontes bibliográficas e também em fontes primárias junto a 1 turma do Ensino Médio. Verificou-se que os/as estudantes têm utilizado termos racistas no cotidiano escolar como forma agredir verbalmente os/as colegas negros/pretos. E dentre os xingamentos alguns foram adaptados para a realidade atual e outros têm sido reproduzidos conforme avós e pais utilizavam em seu cotidiano. Concluí-se que nas aulas de geografia escolar ainda se faz presente ideias racistas, sendo as mesmas reproduzidas e afetando negativamente estudantes negros/pretos. E tal realidade nos leva a afirmar que é importante que a escola em conjunto com a comunidade escolar e, em particular, professores de Geografia, organizem projetos pedagógicosvoltados para uma educação antirracista que no decorrer das aulas, conteúdos geográficos perpassem essa questão, para que se construa assim, de fato, momentos de reflexão contínua e não somente na data da Consciência Negra.
  • Item
    Avaliação no Ensino Superior: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem a partir de relatos de experiências de discentes dos cursos de Licenciatura da UNILA
    (2023) Calado, Vitória de Sousa
    Este artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre avaliação e aprendizagem na universidade, seus dilemas, os desafios à docência e alguns relatos discentes. Cujo objetivo é elucidar por meio dos relatos estudantis algumas experiências avaliativas praticadas por docentes universitários e sua influência no processo de ensino aprendizagem do (da) discente. Resgatando no primeiro momento uma análise bibliográfica buscando compreender sob a ótica de diversos pesquisadores as perspectivas sobre as práticas avaliativas, suas possibilidades e limitações no processo de aprendizagem estudantil. Partindo do pensamento do exercício docente e o processo de ensino aprendizagem dos (das) discentes, houve uma breve investigação de caráter qualitativo utilizando uma metodologia de pesquisa e amostragem nomeada de “bola de neve”, por intermédio de um formulário com 16 estudantes de cursos de Licenciaturas da UNILA sobre suas experiências avaliativas e como isso interfere no seu processo de aprendizagem para a formação. Os resultados demonstraram a insatisfação e o sentimento de impotência por parte dos discentes em relação a algumas experiências avaliativas, os fazendo repensar por exemplo em prosseguir ou não a Graduação. Por outro lado, a motivação promovida por outros docentes os permitiram enxergar melhor suas qualidades e potencialidades, sendo uma medida positiva e influenciadora no seu processo de formação.
  • Item
    Alfabetização Cartográfica Processos e Definições: o "Atlas Escolar de Foz do Iguaçu" uma Contribuição à Cartografia Local
    (2023) Rieger, Israel Vogel
    A alfabetização cartografica, processo que configura os saberes da geografia que indtroduzem e orientam o estudante a leitura e entendimento dos mapas é a principal questão abordada no presente trabalho. Para isso, realiza uma revisão bibliográfica em autores que abordam o tema, e uma análise documental, com o objetivo de esclarecer questionamentos como: Como a Alfabetização Cartográfica está inserida na Base Nacional Comum Curricular- BNCC? Quais são os saberes geográficos que configuram o processo de Alfabetização Cartográfica? Como o Atlas Escolar de Foz do Iguaçu contribui para o entendimento da Cartografia e da Geografia na cidade? Tais questionamentos guiaram a elaboração do trabalho e foram essenciais para as reflexões e resultados obtidos a partir da realização do mesmo, onde buscamos esclarecimentos nos seguintes materiais: a) artigo “Os saberes da Geografia na educação básica” escrito pelo professor Marcelo Augusto Rocha e pela professora Léia Aparecida Veiga, ambos professores no curso de Geografia da UNILA, b) o artigo “Dos PCNS a BNCC: O Ensino de Geografia sob o Domínio Neoliberal” escrito pelo professor, Eduardo Donizeti Girotto, c) artigo “Fundamentos da Alfabetização Cartográfica no Ensino da Geografia” escrito pela professora Mariza Cleonice Pisssinati, d) o artigo “Cartografia no ensino fundamental e médio”, escrito por Maria Elena Ramos Simielli, e) o terceiro capítulo do livro “Cartografia Escolar”, organizado pela professora Rosângela Doin de Almeida e, f) uma análise documental no “ Atlas Escolar de Foz do Iguaçu ” onde apresentamos o material desenvolvido por um projeto pesquisa coordenado pela professora Naomi Anaue Burda, também professora da UNILA.
  • Item
    Prova Paraná e Governança Transnacional
    (2023) Felippe, Shirley Barros
    Uma das políticas educacionais que mais impactaram os sistemas de ensino pelo mundo foram as avaliações de larga escala. Elas criaram uma definição de qualidade única para todos os povos, transformando-se em eixo estruturador de uma política de ensino onde a aprendizagem passa a ser desempenho. Este trabalho desvenda a origem desta política, a forma como foi concebida a definição de qualidade e como tal definição redirecionou o processo de ensino aprendizagem no Paraná e no mundo. Para realizar essa proposta de pesquisa discutiu-se teoricamente sobre o contexto das políticas neoliberais para a educação recomendadas por órgãos econômicos supranacionais; entendeu-se o processo avaliativo de larga escala no Paraná, destacadamente a Prova Paraná e evidenciou-se a correlação entre a Prova Paraná e a governança transnacional operada por órgãos econômicos como a OCDE. Para o desenvolvimento desses objetivos o método materialismohistórico-dialético foi utilizado para delinear os caminhos metodológicos na interpretação da realidade da educação básica paranaense. A Prova Paraná é uma ferramenta de governança transnacional e não poderia ser de outra maneira dado que ela é fruto das políticas neoliberais recomendadas pela OCDE que é um órgão econômico supranacional que, ao definir o que é qualidade (uma complexa relação entre equidade, literacia e responsabilidade ou equity, literacy and accountability) atende as políticas neoliberais, ou seja: os documentos e as propostas políticas que se reverteram em políticas públicas educacionais reverberam o discurso da OCDE, principalmente no que tange a equity ou equidade que objetiva reduzir as pessoas a trabalhadores capazes de manter o sistema capitalista funcionando, porém acríticos o suficiente para não questionar o sistema socioeconômico imposto pelos países ditos ‘desenvolvidos’ e pela elite nacional.
  • Item
    Análise das Políticas Públicas para Educação no Campo: o Caso de Foz do Iguaçu/PR
    (2021) Barbosa da Silva, Welita
    O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um breve contexto histórico da formação do território brasileiro, como também uma compreensão em âmbito nacional das políticas públicas educacionais para o campo, políticas aplicadas aliadas aos interesses econômico e entender como as diretrizes nacionais interferem nas decisões das gestões estaduais e municipais. Objetivo central é pesquisar, identificar e analisar as políticas públicas municipais/estaduais/federais voltadas para atender a educação no campo em Foz do Iguaçu/PR nos últimos anos. Para tanto os procedimentos metodológicos contemplaram pesquisa em fontes secundárias, documentos oficiais, livros, trabalhos e revistas acadêmicas, bem como a análise documental da legislação do campo; além disso, realizamos pesquisa de campo exploratória, descritiva e explicativa para se concluir uma pesquisa com interpretação qualitativa.
  • Item
    A Educação em Direitos Humanos na Disciplina de Geografia no Ensino Médio
    (2022) Damaceno, Wagner Luiz
    A elaboração deste trabalho explora a necessidade de se pensar de que forma os professores da disciplina de Geografia no Ensino Médio, pautados em uma educação de valores, podem contribuir, junto aos seus alunos, para a consolidação da proteção dos direitos humanos, tidos como fundamentais para a dignidade humana. Para tanto, analisamos a relação entre os direitos humanos e o ensino de tais direitos, articulados entre si no tempo e no espaço, como sendo um fenômeno social e um princípio indispensável para a transformação da sociedade por meio da ação humana. Logo, a Geografia, enquanto ciência e disciplina escolar, cujo principal objeto de estudo é o espaço geográfico, torna-se fundamental matéria para propagação do conhecimento de tais direitos para sociedade. A base deste estudo tem como lente orientadora o método científico dialético, haja vista a possibilidade de compreender as concepções de direitos humanos, educação e Geografia sob uma perspectiva histórica e dialética. A fundamentação teórica de dados que esclareçam ou sustentem o tema abordado tem como base a pesquisa bibliográfica a partir de registros disponíveis como livros, artigos de revistas, documentos legais, trabalhos científicos e sites que tratam, sobretudo, da educação voltada aos direitos humanos. Concluímos que o ensino de Geografia como instrumento de democratização dos direitos humanos é possível quando passamos a ressignificar os conhecimentos teóricos da disciplina, em harmonia com os currículos vigentes, embora ainda haja diversos desafios de ordem prática a serem superados, a exemplo de a formação dos docentes atualmente não estar voltada para a educação em direitos humanos. Ainda assim, a Geografia e suas potencialidades educativas devem ser pensadas como instrumento de democratização dos direitos humanos e de formação integral do aluno.
  • Item
    Reflexões sobre a Residência Pedagógica e o Ensino de Geografia a partir das Experiências como Professor em Formação
    (2022) Falcão, Felipe Lara; Orientação
    Este artigo pretende refletir sobre o estágio supervisonado em geografia no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) a partir das experiências vivenciadas como residente do programa. O pressuposto teórico parte de uma abordagem interpretativista qualitativa que está diretamente associada aos princípios subjacentes ao campo teórico-prático do estágio. A discussão em torno da indissociabilidade entre teoria e prática por meio dos projetos de intervenção pedagógica, bem como a discussão em torno do ensino de geografia significativo motivaram a presente reflexão.
  • Item
    Instrumentalização do Raciocínio Geográfico contra a Visão Estereotipada do Oriente Médio na BNCC e nos Livros Didáticos
    (2022) Shahadeh, Haia Ayman; Orientação
    Neste trabalho procura-se enfatizar as diversas formas de como o Oriente Médio é apresentado nos livros didáticos. Por conseguinte, busca-se identificar os elementos que caracterizam o Oriente Médio nestes materiais pedagógicos de geografia. Também, ressalta-se a influência do BNCC no processo de ensino e aprendizagem e como este contribui para o reforço de estereótipos sobre os povos daquela região. Em seguida, discute-se sobre o impacto da mídia na (des)construção de preconceitos, xenofobia e qualquer tipo de discriminação. A justificativa encontra-se na finalidade da pesquisadora em aprofundar questões relacionadas ao Oriente Médio, sobretudo, na esfera educacional, buscando destacar conhecimentos referentes às temáticas que envolvem a região e a sua população, desde questões políticas até aspectos culturais. É fundamental destacar que a pesquisa foi feita em Foz do Iguaçu, onde há uma presença significativa de árabes e muçulmanos. Para atingir tais objetivos, pesquisou-se materiais publicados em artigos, livros e teses para realização de um levantamento bibliográfico, no qual definiu-se os principais conceitos que serão utilizados para elaboração da pesquisa, como: Oriente Médio; Geopolítica; Região; Orientalismo, entre outros. Para analisar os livros didáticos de geografia, escolheu os anos finais do ensino fundamental II e médio, dando enfoque aos materiais produzidos a partir do século XXI. Além disso, utiliza-se bastante a linguagem cartográfica para investigação das diferentes visões do Oriente Médio, bem como, imagens e textos tirados dos livros didáticos. Com isso, dividiu-se a pesquisa em três capítulos: No primeiro, analisa-se de forma crítica a BNCC e o livro didático; no segundo, aborda-se a importância do raciocínio geográfico na formação de saberes críticos diante do atual período Técnico-Científico-Informacional (TCI); e no terceiro, foca-se na visão estereotipada que tanto os estudantes quanto os professores tenham sobre a região do Oriente Médio, no qual discute-se sobre a relevância do ambiente escolar na desconstrução das diversas formas de preconceitos, discriminação e xenofobia, em que uma das estratégias abordadas para formação de reflexões críticas a respeito é examinar os conteúdos que tratam sobre a região nos livros didáticos.
  • Item
    Prática Pedagógica em Ensino de Geografia: Valorização da Usina Hidrelétrica São João em Foz do Iguaçu
    (2022) Simão, Jobel Correa; Orientação
    O presente trabalho teve como objetivo apresentar as informações da Usina do rio São João, mostrando para os alunos do fundamental sendo uma parte importante da história do município, no turismo e no setor econômico de Foz do Iguaçu. Para tanto foram utilizados procedimentos de levantamento de informações primárias e secundárias, visita de campo e pesquisa em sala de aula. A sistematização da história da usina é um material didático que possibilita tratar de assuntos pertinentes à história e geografia do município, ao trabalhar os conteúdos de geografia tendo por base o cotidiano é uma forma de avançar no processo de formar para a cidadania
  • Item
    A Cultura Caiçara na Baía da Ilha Grande - RJ e o Ensino de Geografia
    (2022) Silva, Lilliam Domingos da; Rocha, Marcelo Augusto; Amato, Laura Janaina Dias
    Visto que os descendentes atuais do povo caiçara da Ilha Grande - RJ já não praticam mais os costumes da cultura como antigamente, a representação cultural local pode estar em um processo de desvalorização. À vista disso, questiona-se, “como o ensino de geografia pode ser usado como instrumento na valorização da cultura caiçara na Baía da Ilha Grande - RJ?” O trabalho busca contribuir para a visibilidade do tema, buscando caminhos nos quais o ensino de Geografia possa ser utilizado como instrumento de valorização em meio a uma crise de identidade. Para tanto, foi necessário a) entrevistar um professor da região e observar se possui especialização adequada para trabalhar esta temática e se considera importante abordá-la em sala de aula; b) analisar documentos oficiais, tais como: o Projeto Político Pedagógico, para averiguar se o documento que rege a escola foi construído pensando na educação do campo e o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que articula os conhecimentos e habilidades relacionados aos povos originários/tradicionais, no ensino de geografia. Ao investigar a existência de materiais didático-pedagógicos voltados para a questão cultural do povo caiçara, parte deste estudo está embasado na pesquisa documental. No que se refere às pesquisas bibliográficas, citase como temas principais a identidade cultural e territorial, bem como as metodologias ativas apoiadas nos preceitos da Pedagogia Histórico-Crítica. Por se tratar da análise de um território específico e de um grupo de indivíduos e sua comunidade, buscou-se, na segunda fase da pesquisa, adotar a metodologia de Estudo de Caso.
  • Item
    Aquecimento Global e Uso do Livro Didático de Geografia no Ensino Fundamental II
    (2022) Ize Ribeiro, Fabricio; Orientação
    Esta pesquisa visa demonstrar práticas pedagógicas na disciplina de Geografia, para o ensino fundamental, mais precisamente para o 9ºano sobre a temática das Mudanças Climáticas e Aquecimento Global, debatendo sobre as duas correntes científicas pautada sobre os vieses dos Aquecimentistas, tendo como base teórica apresentação de seus argumentos da influência da ação antrópica sobre o clima global, e a versão dos Não Aquecimentistas, através de uma proposta didática utilizando metodologias ativas (MORAN, 2015), o Juri Simulado, aplicado no Colégio Estadual Cívico Militar Angelo Benedetti, localizado no munícipio de Santa Terezinha de Itaipu, no Extremo Oeste Paranaense. A Metodologia desta pesquisa se pautou sobre o Levantamento bibliográfico selecionando pesquisas, teses, dissertações, artigos e livros que se tratam da temática de Mudanças Climáticas e como esta, está representada nos conteúdos norteadores de Geografia na Educação Básica, e presente no livro didático, presente em todas as escolas estaduais da Rede de Ensino pública do Paraná, do Projeto Araribá Mais. Foi utilizada a observação participante, para compilamento de dados, onde permite o pesquisador participar da ação, se restringindo a instigar os alunos a participar da prática, porém sem interferir na tomada de decisões. Os recursos que podem ser utilizados são gravação de vídeos, fotos, escrita (CERVO e BERVIAN, 2002). O Resultado da aplicação do Juri Simulado, evidenciou que o uso de Metodologias Ativas em sala de aula traz inúmeros benefícios e que permite que o conteúdo debatido em sala de aula seja mais significativo e mais marcante para os alunos, ao permitir que os alunos ressignifiquem o conteúdo, construindo sua própria compreensão de mundo a partir da interação entre educador e educando. Foi possível observar através dos resultados esperados e o desempenho na atividade do Juri-Simulado, que os alunos puderam compreender as duas vertentes sobre as Mudanças Climáticas, e assim, com a base teórica, puderem escolher e formar uma opinião sobre a temática apresentada.
  • Item
    A Dicotomia entre Geografia Física e Humana na BNCC: os Impactos para a Formação Contínua Docente
    (2022) Silva, Izabelle Cristina Gusmão da; Scheer, Márcia Aparecida Procópio da Silva
    Este artigo pretende analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir das discussões sobre a dicotomia entre Geografia Física e Geografia Humana, buscando compreender como as habilidades da disciplina de Geografia do Ensino Fundamental II aportam e associam essas vertentes, além de compreender como impactam na formação contínua dos professores de Geografia. Assim, a partir de uma metodologia qualitativa por meio de revisão bibliográfica, o artigo também abordará as possibilidades do emprego do sistema GTP (geossistema, território e paisagem) na BNCC. O objetivo central é compreender se existe uma perspectiva integradora da Geografia ou se mantém uma dicotomia e separação entre as mesmas no documento citado, enfraquecendo-a pela perpetuação da sua fragmentação, tal fato que pode prejudicar a prática pedagógica dos professores, impedindo-os que exerçam de forma completa seu papel como docente. No entanto, se conclui que é preciso compreender as contradições, nuances e antagonismos pressupostos por tal documento, pois estabelece direitos e metas para o aprendizado e desenvolvimento da Geografia, mas apresenta um documento em que a Geografia Física é carente de conteúdo e desvalorizada.
  • Item
    O Uso de Recursos Paradidáticos no Ensino de Geografia com Alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Possibilidades e Desafios em Tempos de Pandemia da Sars2- Covid-19
    (2022) Santos, Mayara Cristina Rodrigues dos; Scheer, Marcia Aparecida Procopio da Silva
    Esta pesquisa tem o intuito de demonstrar a produção de materiais paradidáticos elaborados com as temáticas sobre fenômenos da natureza e de Biogeografia para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em idade escolar (Ensino Fundamental I e II). A metodologia utilizada foi exploratória e qualitativa, com foco em levantamento bibliográfico, confecção de materiais adaptados e aplicação em pacientes da Somare- Espaço Terapêutico e Educacional, Foz do Iguaçu, PR. Os materiais foram elaborados pautados na Base Nacional Comum Curricular (2017) e aplicados conforme o Método ABA (Análise Aplicada do Comportamento) e PECs (Pictures Elements). Destacase que, a temática surgiu no Projeto de Extensão “Entendendo os fenômenos da Natureza: elaboração de Materiais Paradidáticos voltados a Educação inclusiva”, que ocorreu no período entre 2019 e 2021, vinculado aos cursos de Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) na Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA. O objetivo da aplicação dos materiais gerados foi proporcionar o entendimento sobre cada elemento tratado e, consequentemente, trazer mais tranquilidade aos indivíduos sobre fenômenos atmosféricos que ocorrem no dia a dia, como: trovão, chuva, mudanças bruscas de temperatura, entre outros. Para aprofundar mais o assunto voltado à Geografia, aqui foram relacionadas a tipologia climática em diferentes paisagens e a distribuição dos animais, enfoque nos biomas brasileiros. Foram realizadas oficinas piloto na Somare com materiais paradidáticos adaptados, livros infantis e intervenções com paciente e terapeuta. Em paralelo a isso, foi feito levantamento de dados, com número de matrículas de alunos com TEA na rede municipal de Foz do Iguaçu e junto ao Núcleo de Educação do Paraná, para verificar a possível demanda na realização de oficinas futuras. O resultado principal obtido foi satisfatório com exemplo bem sucedido que contribuirá para repensar a educação inclusiva praticada hoje, como também, ser elemento importante na tomada de decisão quanto as políticas públicas: melhorias na adaptação dos materiais paradidáticos, maior orçamento financeiro direcionado e na formação continuada de professores e de tutores auxiliares.
  • Item
    Enseñanza de Geografía Escolar con Énfasis en Deficiencia Visual: Secuencia Didáctica por Medio de la Pedagogía Histórico Crítica. Un Aporte a la Escuela Inclusiva
    (2022) García, Felipe Antonio Gómez; Orientação
    Este trabalho é a geografia escolar com ênfase em deficiência visual através de sequência didática. O objetivo geral é promover a aprendizagem de conteúdos geográficos relativos à representação espacial em crianças com deficiência visual por meio da cartografia tátil. O objetivo específico primeiro é criar uma sequência didática com conteúdos geográficos representados a partir da cartografia tátil por meio do modelo proposto pela pedagogia histórico-crítica. O segundo objetivo específico é criar um ou mais mapas táteis para possível aplicação da sequência didática e para apresentar imagens dos resultados na investigação.Para esse trabalho usamos a metodologia de revisão bibliográfica para pesquisar as contribuçoẽs na área legal que instituçoẽs como o estado tem realizado acerca do reconhecimento das necessidades especiais. Também trabalhamos com a teoria das sequências didáticas. A partir disso propomos uma sequência didática baseada no modelo proposto pela pedagogia histórico-crítica. Os resultados advindos da presente pesquisa são a criação de uma sequência didática a qual estrutura-se no modelo de plano de aula proposto pela pedagogia histórico-crítica. As conclusões do trabalho escrito indicam o planejamento de aulas de geografia escolar para o sétimo ano do ensino fundamental II, pensadas em favor da inclusão escolar e com ênfase em deficiência visual. Assim mesmo, se indica que a realização das atividades esteve referenciada ao modelo de plano de aula proposto pela metodologia histórico-crítica.
  • Item
    Construção de um Espaço Escolar no Campo: Análise de Caso da Escola Zumbi dos Palmares no Assentamento Valmir Mota Oliveira - Cascavel/PR
    (2022) Souza, Monizi Guarnieri de Moraes; Orientação
    O presente estudo analisou a construção de um espaço escolar do campo na zona rural do município de Cascavel-PR. A Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares, dentro do assentamento Valmir Mota de Oliveira representa, para a comunidade por ela atendida, um espaço híbrido entre a consolidação dos esforços coletivos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e do poder público, através da Secretaria de Educação do Município de Cascavel. As dinâmicas presentes entre as instâncias governamentais presentes na escola e o MST, são o tema desta monografia.
  • Item
    A Formação do Currículo ma Era Globalizada: Por uma Crítica à Construção do Ensino Hegemônico no Brasil
    (2022) Prado, Mariana Camargo do; Orientação
    A presente pesquisa visa promover reflexões sobre a globalização e suas implicações na padronização curricular a partir do século XX e início do século XXI. Tendo como recorte temporal o período iminente à Segunda Guerra Mundial, destaca a mudança de paradigma dos currículos escolares que, neste momento, passaram a ser guiados em direção à construção de uma identidade global. A construção dessa identidade global acontece atrelada a outros fatores essenciais, que são a homogeneização e isomorfismo das categorias curriculares a nível mundial e a emergência de um modelo de sociedade também padronizado. Discutimos então, como a globalização dos currículos promove um novo arranjo organizacional que interfere diretamente na relação entre currículo e espaço escolar, pois transfere os poderes de decisão sobre a prática educativa para a escala global – onde predomina a ação de agentes econômicos internacionais – ao mesmo tempo em que mina o poder de decisão e autonomia da escala local, onde predomina a prática educativa que é estreitamente ligada ao espaço de significação dos sujeitos e da transformação social. Assim, a escola e o currículo se tornam desterritorializados, submetidos às determinações externas ao ambiente escolar e que servem, sobretudo, à lógica de acumulação do capital. A partir de uma revisão bibliográfica de alguns dos principais autores do tema, demonstramos como a globalização dos currículos infere na manutenção da racionalidade dominante, que a partir de grandes investimentos estrangeiros diretos formalizaram as principais reformas da educação brasileira das últimas décadas, implementando a desregulamentação da educação da esfera pública para a esfera privada e fazendo prevalecer as relações hegemônicas entre centro e periferia do sistema-mundo na formulação dos currículos escolares globalizados.
  • Item
    A Pedagogia Histórico-crítica: uma Análise da Construção dos Currículos
    (2022) Silva, Nathan; Orientação
    Este trabalho fundamenta-se na necessidade de um debate ativo sobre as diferentes concepções de currículos, as diferentes organizações possíveis do mesmo, seus agentes influenciadores e suas consequências na formação de cidadãos e suas participações na sociedade, a partir disto a proposta aqui adotada é a da Pedagogia Histórico-crítica e sua contribuição para o debate. Essa pesquisa tem um caráter bibliográfico por se tratar de uma revisão sobre aquilo que já foi debatido em relação ao tema, também qualitativo pela análise dessas revisões. Por adotar a PHC como proposta diretriz do tema, este trabalho procura debater um currículo pensado por e para a classe trabalhadora onde os mesmos possam se tornar cidadãos críticos e serem membros ativos de uma sociedade democrática. Como base teórica para o trabalho estão presentes Dermeval Saviani, José Carlos Libâneo, João Luiz Gasparini, além de outros autores. O documento normativo da educação debatido neste trabalho é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. Por fim, busca-se entender como a disciplina curricular “Geografia” está inserida nesses debates.
  • Item
    A Mídia e o Ensino de Geografia: uma Análise sobre as Concepções de Fronteira
    (2022) Carvalho, Alexandre Rocha; Orientação
    O cerne deste trabalho fundamenta-se sobre a necessidade de se pensar o ensino de Geografia como campo multiescalar, dotado de espaços e tempos próprios. O viés Geopolítico dos mecanismos de comunicação de massa apresenta-se hoje como grandes manipuladores e formadores de opinião, neste sentido tais informações carecem de uma análise crítica e que atribua em sua leitura um entendimento pleno sobre “quem notícia, para quem se informa e qual o intuito por trás da informação difundida”. Neste sentido, a informação como mecanismo geopolítico passa ser ponto crucial de análise, mas seus receptores e geradores de criticidade também se tornam importantes. Desta forma, pretendemos estabelecer um panorama geral sobre como o ensino de Geografia se coloca frente a interpretação da mídia, buscando estabelecer e analisar as condições curriculares previamente postas (PCN’s 1998 e BNCC 2018) bem como as concepções utilizadas no plano cotidiano escolar. Para tal pretendemos tomar o conceito de “Fronteira” como objeto de análise, estabelecendo um paralelo e identificando as lacunas existentes entre a “A Fronteira que se ensina”, a “A Fronteira que se notícia” e a “Fronteira que se vive”. Para realização de tal pesquisa adotou-se um procedimento metodológico crítico-dialético, cuja linearidade é estabelecida por i) análise e revisão bibliográfica, ii) construção de base de dados e iii) categorização e discussão dos resultados obtidos
  • Item
    A Construção de Murais por meio do Grafite em Escolas como Meio de Aprendizagem de Conteúdos Geográficos, Socialização e Valorização dos Espaços
    (2021) Almeida, Pedro Paulo; Orientação
    O presente artigo desenvolve uma abordagem analítica que articula o muralismo e o grafite como instrumento pedagógico do ensino de geografia, e com isso busca proporcionar reflexões críticas sobre o espaço escolar e ferramentas didáticas para o estudo das realidades, contraditórias e desiguais vividas pelos estudantes. Desta forma, o artigo apresenta três momentos que se encontram articulados: 1) discorre sobre a história do muralismo e grafite, indicando a influência mexicana e estadunidense nesse debate apresentado, desde seu princípio como um grito de resistência; 2) realiza-se um debate que coloca o muralismo, o grafite e também a pichação como ferramentas pedagógicas essenciais, pois vão além do olhar tradicional para a realidade analisada, para o ensino geográfico em escolas públicas; 3) subsequentemente, indica-se uma orientação teórico-prática sobre a possibilidade da construção de murais, associados ao grafite e pichação em espaços de educação formais, com vistas a possibilitar uma ação transformadora. Esses três momentos, indicam uma trajetória reflexiva que pode possibilitar aos estudantes, por meio da Geografia, desenvolverem suas próprias análises espaciais e o entendimento das paisagens em seus múltiplos sentidos e dos territórios em seus múltiplos agentes.
  • Item
    Currículo Escolar: Investigando a Temática nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Geografia de Universidades Públicas do Estado do Paraná
    (2021) Oliveira, Bernardo Cará de; Orientação
    O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a discussão sobre currículo nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Geografia de Universidades Públicas do Estado do Paraná. Tal pesquisa é estimulada pelo contexto contemporâneo nacional, marcado pelos crescentes ataques neoliberais e conservadores contidos na reforma empresarial da educação e na homologação da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, analisaremos o currículo, trazendo inicialmente diferentes compreensões sobre tal conceito, bem como as formas que o mesmo se materializou na educação formal ao longo da história. Considerando a necessidade de se abordar o tema do currículo nos cursos de Licenciatura em Geografia, apresentamos os resultados de uma pesquisa documental que visou identificar e analisar os PPCs de tais cursos nas universidades públicas do Estado do Paraná. Para isso, foram analisados PPCs de 14 cursos, totalizando 697 disciplinas. Destas, apenas 2 continham a palavra currículo no nome e outras 20 na ementa. Além disso, também foram observadas as menções a palavras gênero, sexualidade, raça/etnia, classe/periferia. Os resultados da pesquisa indicaram que a abordagem acerca da temática sobre o currículo poderia aparecer de forma mais explícita nas nomenclaturas e ementas dos componentes curriculares de tais Licenciaturas, assegurando, de modo mais efetivo, o tratamento do tema na formação dos(das) estudantes dos cursos de Licenciatura em Geografia das universidades analisadas.