TCC - Engenharia Civil de Infraestrutura

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ILATIT - Centro de Tecnologia e Infraestrutura - Bacharelado em Engenharia Civil

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    Área de Preservação Permanente da bacia hidrográfica do rio Mathias Almada nos anos 2013 e 2023: Delimitação e quantificação
    (2023) Ocampos, Juan Gabriel Ocariz; Orientação
    A urbanização se apresenta como atividade antrópica, cujos aspectos de expansão e ocupação interagem com o meio ambiente, que impacta de forma direta no equilíbrio e biodiversidade do meio em que ocorre. Diante do processo histórico de expansão urbana planejada seguindo apenas interesses econômicos é que, há alguns anos, o Estado entende a bacia hidrográfica como uma unidade geográfica de planejamento do uso e ocupação do solo, na qual interesses econômicos deveriam estar integrados com princípios físicos como a força gravitacional, ecológicos, sociais e políticos. Como medida de mitigação do risco causado pela deterioração ambiental a nível mundial é que, no Brasil, desenvolveram-se leis e resoluções federais, estaduais e municipais, dentre as quais cita-se a Lei de Proteção da Vegetação Nativa, ou novo Código Florestal (lei federal n° 12.651 de 25 de maio de 2012), que revogou o Código Florestal de 1965 (lei federal n° 4.771/65), e que dispõe, entre outras coisas, sobre a proteção de vegetação nativa e delimita áreas de preservação permanente – APP, correspondentes às faixas marginais, próximas a qualquer curso de água natural perene e intermitente, que protegem do uso e ocupação antrópicos em áreas de largura relativa à largura das correntes de água. O objetivo desta pesquisa foi analisar a situação de uso e ocupação do solo nas áreas de proteção legal na bacia hidrográfica do rio Mathias Almada, por esta tratar-se da segunda mais populosa da cidade de Foz do Iguaçu – Paraná, segundo disposições legais vigentes concernentes às áreas de preservação permanente - APP através do geoprocessamento, nos anos 2013 e 2023. Delimitou-se as margens de proteção dos trechos e nascentes da área em análise, e logo quantificou-se que, embora tenha existido um aumento de 7,7% na mata ciliar em 10 anos, em 2023 ainda existe uma área faltante de 33,63% de mata ciliar estabelecida por lei, correspondente a 80,85 hectares, cuja ocupação majoritária continua sendo pela cultura agrícola, e que preocupa pelo despejo de agrotóxicos diretamente no rio ou através do lençol freático, contaminando o ecossistema a jusante.
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    A expansão urbana na proximidade de novos empreendimentos: caso das regiões do Porto Meira e Carimã em Foz do Iguaçu nos anos 2015 e 2023
    (2023) Alparone, Isabella Barbosa
    A expansão urbana desenfreada e não planejada provoca grandes impactos sociais, ambientais e econômicos. O histórico brasileiro apresenta esse quadro após o desenvolvimento industrial e, consequentemente, o êxodo rural. Este último causou elevado crescimento urbano que se deparou com a falta de infraestrutura e saneamento básico para grande parcela da população, além de aumento da ocupação de encostas e de invasão de áreas de preservação ambiental. Com intuito de mitigar essas consequências, é preciso identificar a motivação da migração, para assim, planejar o crescimento da cidade e se preparar para atrativos migratórios importantes. Neste sentido, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), as regiões do Porto Meira e Carimã, a partir do ano de 2015, vivem grandes intervenções, como a construção de um shopping, a reforma e um ponto turístico e a construção de uma nova ponte internacional, assim como as vias de acesso à esta, se mostrando então como possível área de crescimento urbano para análise. O objetivo dessa pesquisa foi utilizar do sensoriamento remoto e das técnicas de processamento de imagens, através do software Qgis e o plugin SCP, para mapear, analisar e quantificar a área urbana da região em 2015 e em 2023, com a finalidade de identificar se houve migração para a região motivada pelas implantações, chamando atenção para como as obras realizadas e as que ainda estão em andamento elevam o potencial de crescimento da região. O método de classificação utilizado foi o de Mínimas Distâncias Euclidianas, apresentando precisão de pelo menos 85% para ambos os anos estudados, um nível de acurácia excelente. Identificou-se um crescimento de 39,29% da área urbana da região estudada entre os anos de 2015 e 2023, totalizando um aumento de 1,6 km², muito acima do crescimento populacional da cidade que foi de apenas 11,45% entre 2010 e 2022 indicando que houve migração intraurbana motivada pelas implantações na região.
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    Análise comparativa do comportamento sísmico de um edifício utilizando a Análise Modal Espectral e as normas sísmicas de países da América Latina
    (2023) Novaes, Juliana Ferreira; Guadalupe, Ulises Bobadilla
    Apesar de abalos sísmicos ocorrerem em toda a superfície terrestre, os terremotos mais importantes para a engenharia são os provocados pelo choque entre placas tectônicas. Sendo assim, a região conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, por se localizar entre diversas placas, é onde ocorre a maioria destes fenômenos. A América Latina é uma das extensões que fazem parte desta região, concentrando cerca de um quarto dos terremotos ocorridos no mundo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo principal avaliar as diferenças existentes entre as especificações de projeto em normas sísmicas de países latino-americanos, a partir da observação do comportamento sísmico de um edifício de concreto armado quando aplicada a Análise Modal Espectral. Para isto foi realizada uma revisão bibliográfica dos métodos de análise estrutural aplicados a sismos, além de um levantamento das normas sísmicas vigentes na região, sendo selecionadas as normas de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, assim realizou-se a comparação das especificações técnicas para a modelagem do espectro de resposta. Posteriormente, foi realizada a modelagem de um edifício de concreto armado, utilizando o software SAP2000, para a verificação dos esforços atuantes na base da estrutura e dos deslocamentos sofridos. Com isto, pode-se inferir que, apesar das normas analisadas utilizarem parâmetros semelhantes, a forma como estes são considerados e aplicados ao espectro de projeto determinam alterações tanto na forma do mesmo quanto nos resultados obtidos para cada caso estudado. Além disso, as diferenças encontradas podem ser atribuídas a outros fatores, como a formulação do peso sísmico, a combinação de carga adotada por cada especificação técnica e até mesmo a consideração ou não do tipo de sistema resistente e do tipo de irregularidade da estrutura.
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    Estudo Exploratório da Viabilidade Econômica para Implementação de uma Usina Dosadora de Concreto no Município de Foz do Iguaçu
    (2023) Stuepp, Beatriz Isabel Konzen; Orientação
    O presente estudo tem por objetivo a avaliação técnica e econômica da viabilidade de se implementar uma Usina Dosadora de Concreto no município de Foz do Iguaçu, mediante o desenvolvimento de uma orçamentação conjuntamente ao plano de negócios da Organização pretendida. Para isto, aplicou-se uma pesquisa qualitativa em fontes advindas de bancos de dados como o Google Acadêmico, o Scielo e portais de Órgãos competentes, no ensejo de haver o devido embasamento teórico. Após isto, quanto ao estudo de caso, empregou-se conjuntamente os métodos indutivo, fenomenológico, comparativo e estatístico para a avaliação de critérios como a Taxa Interna de Retorno (TIR), Valor Presente Líquido (VPL), Payback, tanto simples quanto descontado, dentre outros parâmetros. Salienta-se que o processo de orçamentação para a elaboração do plano de negócios foi conduzido mediante orçamentos enviados a empresas do ramo, via on-line. Com isto, então, tornou-se possível determinar o Fluxo de Caixa da Organização, o ponto neutro de comercialização, a composição teórica de mistura do concreto, e o volume necessário de produção para sucesso do empreendimento. Por fim, com estes demonstrativos, determinou-se que a usina dosadora de concreto é viável a partir de uma produção de 2190m3 por mês, o que resultaria em um retorno de quase 4 anos do investimento.
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    Diagnóstico de Manifestaciones Patológicas en Edificios Históricos de Asunción
    (2023) Iglesia Martinez, Gloria Elizabet
    Asunción, capital del Paraguay, cuenta con notable cantidad de edificios históricos que representan una valiosa herencia histórica y cultural. Con el paso del tiempo, es común que estas estructuras sufren un deterioro progresivo debido a la falta de atención o al abandono prolongado, lo cual agrava los problemas existentes y da lugar a diversas manifestaciones patológicas. Sin embargo, se ha dedicado un gran esfuerzo en conservar y preservar estas valiosas herencias arquitectónicas y, para lograrlo, es crucial realizar una exhaustiva inspección y diagnóstico de los problemas que presentan estas estructuras. A partir de eso, esta investigación ha desarrollado una metodología que se basa en la teoría de la decisión multicriterio MIVES, que se encarga del análisis, evaluación y diagnóstico de las manifestaciones patológicas en edificios históricos. Esta metodología, se complementa con la herramienta proceso de jerarquía analítica (AHP), que se encarga de agrupar y clasificar los problemas mediante niveles jerárquicos o pesos que son asignados a las patologías de acuerdo al nivel de importancia o gravedad. Con el fin de validar este modelo, se llevó a cabo la inspección de 6 edificios históricos de Asunción, considerando tres requerimientos principales de evaluación: estética, estructural y social. Posteriormente, se utiliza la función de valor dentro de esta metodología, lo que permite estudiar los índices de satisfacción de las problemáticas (indicadores). Finalmente, el conjunto de la metodología MIVES, la herramienta AHP, y las funciones de valor, proporcionará un índice de valor global que indica el estado actual de los edificios analizados
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    Implementacion de la Metodologia BIM, en Analisis Comparativo del Presupuesto de una Vivienda de Interes Social en el Departamento del Meta
    (2023) Castaño Delgado, Jair Stivenz
    Tendo como referência a quarta revolução industrial ou indústria 4.0, onde os avanços tecnológicos e computacionais geram grandes benefícios em eficiência e produtividade em processos e serviços em grandes áreas da economia, vemos que a construção civil tem crescido de forma progressiva na incorporação de novas tecnologias que melhoram o planejamento, desenho, execução e manutenção de projetos. Desta forma, temos a metodologia BIM como referência nesta atualização da construção em questões tecnológicas, pois consiste na digitalização de informações em um modelo tridimensional centralizado compartilhado, onde as informações podem ser gerenciadas, adicionadas, compartilhadas entre todos os colaboradores, para ajudar na tomada de decisão. Na Colômbia, a implementação da metodologia BIM vem crescendo a partir da necessidade de estar com as diretrizes atuais em construção, as entidades governamentais geraram um conjunto de guias, padrões e estratégias para sua implementação progressiva e adequada nas organizações. Desta forma, este trabalho consiste em uma comparação orçamentária de um projeto de interesse social no município de Castilla la Nueva no Departamento de Meta - Colômbia, que consiste em uma urbanização de 130 casas, na qual analisaremos uma, com base no orçamento real do projeto com o modelo gerado pelo software BIM Revit, observando que esta análise é realizada com alguns itens do orçamento original e que existem certas limitações para sua análise.
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    Estudo Exploratório da Cadeia de Suprimentos da Alvenaria Estrutural: o Caso dos Blocos Cerâmicos e de Concreto
    (2023) Martins Silva, Romulo Nolasco
    O método construtivo de alvenaria estrutural, é o método onde o bloco é o elemento estrutural do edifício, este vem sendo utilizado devido a sua redução de custos e maior produtividade de execução, quando comparado ao método de concreto armado. Assim como em diversas áreas da construção civil, encontramos a necessidade de estudos que identifiquem formas de realizar as operações de forma eficiente através de otimizações, e consequentemente reduzindo gastos. Um desses meios de otimização é a análise e gestão da cadeia de suprimentos, buscando analisar as empresas envolvidas, tanto diretamente quanto indiretamente, a fim de usufruir do fluxo de informações que percorre entre estas como forma de aumentar a produtividade, prevendo possíveis falhas de planejamento e controle. Com os avanços da tecnologia, tem se incorporado um novo método de desenvolvimento de projetos, trata-se da utilização da ferramenta BIM (Building Information Modeling), na qual é possível inserir num modelo, um alto nível de informações, o qual influencia na compatibilização de projetos, precisão de planejamentos, orçamentos e gestão de obra. Portanto este trabalho tem por objetivo realizar uma análise de fluxo de informações de blocos cerâmicos e de concreto utilizados para alvenaria estrutural, a fim de verificar os processos que compõem a cadeia de suprimentos e aplicar ferramentas BIM para desenvolvimento de projetos, planejamentos e orçamentos. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica com o intuito de levantar dados atuais e práticos sobre o tema e conhecer os processos envolvidos na cadeia de suprimentos dos blocos, juntamente a um estudo de caso de uma obra com seis edifícios de quatro pavimentos em alvenaria estrutural, e com os dados obtidos nessa etapa, foi utilizado uma ferramenta BIM para desenvolver um projeto baseado no estudo de caso a fim de analisar as informações geradas pelo programa e aplicar aos processos que envolvem a gestão da cadeia de suprimentos. Chegou-se a um modelo de gestão da cadeia de suprimentos de blocos estruturais baseados nos processos que a envolvem, buscando aclarar quais os papeis de cada um dos processos e exemplifica-los para o estudo de caso, além de aplicar a ferramenta BIM para quantitativo e orçamento, projetando o edifício do estudo de caso com blocos cerâmicos, mas também adaptado para os blocos de concreto disponíveis no fornecedor escolhido. Esta pesquisa contribui para compreender quais resultados a aplicação da gestão da cadeia de suprimentos juntamente com ferramentas BIM podem gerar, e conclui-se que é possível que as empresas sejam transparentes e se apoiem para chegar a um aprimoramento geral da cadeia estudada, sendo exemplos deste: a redução de custos, aumento de produtividade, maior controle de processos, maior organização e eficácia de execução de obras em alvenaria estrutural que utilizam blocos cerâmicos e de concreto.
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    O Uso do Concreto e do Aço em Obras da Alvenaria Estrutural: uma Análise do Processo Produtivo e da Cadeia de Suprimentos
    (2023) Santos, Giovani Pereira dos; Orientação
    A utilização do Concreto e do Aço em obras de alvenaria estrutural se resume a apenas alguns processos da produção, no entanto, é essencial que esses processos sejam analisados e otimizados, e que as relações que envolvem esses materiais na Cadeia de Suprimentos sejam aprimoradas. A Gestão da Cadeia de Suprimentos e os princípios da Construção Enxuta são imprescindíveis para realização dessa análise, efetuada a partir de um estudo de caso e entrevista direcionada ao responsável técnico e da elaboração de fluxogramas descritivos que facilitem o entendimento e proporcionem uma visualização sistêmica do processo produtivo. Este trabalho serviu para elucidar pontos de melhorias observados no estudo de caso, assim como promover um entendimento dos benefícios e fundamentações de boas práticas adotadas, muitas vezes inconscientemente, pelas empresas do ramo da construção civil, por fim foi possível entender novas maneiras de interpretar as relações interorganizacionais dos agentes da cadeia de suprimentos
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    Estudio de Modelo Discreto (NBR 6123) para el Análisis de la Respuesta Dinámica de Estructuras
    (2023) Gualan Japa, Angel Fernando
    El análisis de estructuras sometidas a esfuerzos de viento es fundamental en la construcción civil, especialmente para estructuras de tamaño mediano y grande. Por tal motivo, para guiar este análisis, se establecen normas y regulaciones que se basan en investigaciones científicas y prácticas establecidas. Generalmente la metodología utilizada para determinar las cargas de viento es el modelo discreto. Antiguamente, debido a la limitada capacidad computacional disponible, se solían emplear hipótesis simplificadoras para facilitar la determinación rápida de resultados. Siendo este el caso de la norma brasileña NBR 6123:1988 con actualización del año 2013, se basa en la metodología del modelo discreto simplificado. En ese sentido, el objetivo de este trabajo fue estudiar e implementar computacionalmente el modelo discreto propuesto en la norma para la evaluación de fuerzas del viento. Para el cual primeramente se realizó una revisión bibliográfica de los contenidos de la norma, como la definición de la velocidad característica del viento y los factores asociados. También se revisaron los conceptos de análisis de vibraciones aleatorias y análisis dinámico de estructuras. Seguidamente, se desarrolló el código en MATLAB® para analizar la respuesta dinámica de las estructuras ante la acción del viento. Se evalúan los resultados a partir de dos ejemplos académicos y se presenta los resultados. En resumen, este trabajo se centró en el análisis de estructuras sometidas a esfuerzos de viento, destacando sobre todo la importancia del dominio de la norma brasilera para campo del análisis estructural. Se implementó el modelo discreto propuesto en la norma brasileña NBR 6123:1988 mediante el uso del software MATLAB®, permitiendo analizar la respuesta dinámica de las estructuras. Los resultados obtenidos brindan información relevante con respecto al funcionamiento de los métodos.
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    Projeto Estrutural de um Edifício Multipavimentos considerando Diferentes Soluções Estruturais
    (2023) Silva Junior, Antonio Marcos da; Orientação
    Atualmente, com a grande evolução da capacidade de processamento dos softwares, e com a presença constante de ferramentas tecnológicas no cotidiano do engenheiro, a capacidade analítica dos projetistas estruturais se torna cada vez mais importante para a implementação das melhores técnicas construtivas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar duas diferentes concepções estruturais para um mesmo edifício projetado em concreto armado, possuindo dez pavimentos e tendo como localização hipotética a cidade de Foz do Iguaçu. A primeira concepção, mais conservadora, faz o uso de pilares quadrados e laje maciça de concreto armado como soluções construtivas. Na segunda alternativa, o modelo estrutural adotado inclui lajes nervuradas com seção T, assim como elementos estruturais mais robustos por conta dos maiores vãos obtidos, buscando interferências mínimas na arquitetura inicial. Ambos os modelos foram processados, analisados e dimensionados com o auxílio do software CAD/TQS, onde também foram geradas as pranchas finais com detalhamento para as duas alternativas estruturais. Através das soluções projetadas e dimensionadas, realizou-se comparativo entre o consumo de materiais de cada projeto, bem como as premissas e diretrizes adotadas.
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    Análise Comparativa de Orçamento de Obras utilizando a Tecnologia BIM
    (2023) Luberisse, Ricardo
    O orçamento de uma obra constitui uma das etapas mais importante na sua execução, sendo um fator essencial para definir a viabilidade da mesma. O método tradicional utilizado para orçamento não é capaz de fornecer informações precisas para realizar essa atividade. Desta forma, o propósito desta pesquisa consiste em uma análise comparativa do método tradicional e a tecnologia do BIM para realizar orçamento de obras. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi dividida em duas etapas. Em primeira, foram entrevistadas três construtoras e três empresas de materiais de construção na região de Foz do Iguaçu, e foram visitadas três canteiros de obras, de forma de mapear o fluxo de informação para criar orçamento. Em segunda, foi feita um estudo de caso de um edifício de quatro pavimentos, no qual foi feita o orçamento pelo método tradicional e pelo método parametrizado do BIM. Através dos resultados obtidos, conclui-se o método parametrizado do BIM representa a melhor alternativa para realizar orçamento em termo de precisão e rapidez.
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    Indicadores Estratégicos como Modelo de Inspección y Evaluación de Patologias en Pavimentos Asfálticos
    (2023) Núñez, Cecilia Arasy Cantero
    La construcción de un pavimento asfaltico se planifica para garantizar seguridad, conforto y suavidad en el tránsito para los usuarios, ofreciendo una superficie adecuada para el tránsito, resistiendo intemperies y cargas del tráfico. Una vía en óptimas condiciones proporciona un crecimiento económico y social a regiones cercanas, permitiendo una mejor comunicación y movilidad de personas y bienes, lo que, a su vez, incrementa oportunidades de empleo, comercio y turismo. El desarrollo de modelos multicriterio en la inspección y la implementación de tecnología en el levantamiento de datos en la evaluación de las vías es innovador. Si bien existen modelos de inspección de pavimentos, estos no consideran la evaluación de múltiples criterios y patologías, lo que limita brindar una evaluación completa del pavimento, además, los métodos tradicionales de inspección pueden ser costosos y demorados. La propuesta de modelo multicriterio de inspección de pavimentos flexibles desarrollado en este estudio considera múltiples criterios y patologías, además del uso de dispositivos electrónicos no tripulados y el registro fotográfico aéreo que permite una evaluación más rápida y exacta del pavimento con el fin de contribuir en la toma de decisión de la administración pública. El modelo desarrollado utiliza la teoría de decisión multicriterio, específicamente el análisis de valor jerárquico (AHP). El modelo considera tres requisitos principales de evaluación: confort, funcional y estructural, y diagnostica 15 (quince) patologías. A partir del modelo desarrollado se evaluaron 10 (diez) vías en Foz de Iguaçu (Brasil) con alta afluencia de vehículos y facilidad para identificar las patologías correspondientes, posteriormente se obtiene el IDP (Índice de Deterioro Patológico), además, se realiza el procesamiento de los registros fotográficos de 4 (cuatro) vías urbanas que permite obtener como representación en mapas de calor mediante los sistemas de información geográfica (SIG). Estos mapas permiten una visualización más clara y objetiva de los puntos críticos en el mantenimiento del pavimento, identificando las áreas más necesitadas de una intervención. La aplicación del modelo multicriterio desarrollado puede ser útil para la gestión y el planeamiento de proyectos de mantenimiento y rehabilitación de vías. Este modelo representa una alternativa eficaz para evaluar y diagnosticar pavimentos flexibles en distintos escenarios, contribuyendo a la toma de decisiones efectiva y asertiva.
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    Circularidade no Processamento de Resíduos de Construção e Demolição: um Estudo de Caso
    (2023) Maia, Ornella Veronica Tonelli
    O setor da construção civil corresponde a uma cadeia produtiva dependente da extração de recursos minerais não renováveis como fontes de matéria-prima para a maior parte de seus materiais, sendo responsável por elevados volumes de resíduos sólidos. Os resíduos de construção e demolição (RCD), gerados na etapa de produção, reforma ou demolição das edificações, tendem a ser depositados em locais irregulares, acarretando impactos negativos ao ambiente e à saúde pública. Porém, esses resíduos possuem potencial de reciclabilidade e podem dar origem a agregados construtivos (AC), também conhecidos por agregados reciclados (AR), com aplicabilidade em diferentes etapas de uma construção, corroborando com a circularidade no setor. Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar o processo de produção de agregados construtivos de RCD em uma central de processamento, considerando a influência de fatores externos, tais como: clima, políticas públicas, mercado da construção civil na região e eventos adversos. Para isto, foi realizada a tabulação e análise de dados primários referentes a oito anos de operação da empresa parceira da pesquisa (de julho de 2015 a dezembro de 2022). Também foram conduzidas visitas técnicas e entrevistas com o diretor da central de beneficiamento. Constatou-se que 81% do RCD que chega à unidade industrial pertence à “classe A”, sendo processado para a conversão em agregado reciclado. Cerca de 51% das entregas necessitam de triagem e destas, 27% demanda triagem adicional devido a contaminantes nos resíduos, incidindo em custos extras ao gerador. Entre os fatores externos de maior influência no processo de reciclagem de RCD destaca-se a qualidade (ausência de contaminantes) do resíduo que chega na central de processamento, as legislações associadas ao setor e a dificuldade de comercialização do agregado produzido, especialmente quando contaminados. A pesquisa desenvolvida é um estudo de caso não podendo ser generalizada, contudo a metodologia e os resultados obtidos podem ser empregados como benchmarking para futuras pesquisas ou desenvolvimento de novos empreendimentos.
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    Circularidade no Processamento de Resíduos de Construção e Demolição: um Estudo de Caso
    (2023) Maia, Ornella Veronica Tonelli
    O setor da construção civil corresponde a uma cadeia produtiva dependente da extração de recursos minerais não renováveis como fontes de matéria-prima para a maior parte de seus materiais, sendo responsável por elevados volumes de resíduos sólidos. Os resíduos de construção e demolição (RCD), gerados na etapa de produção, reforma ou demolição das edificações, tendem a ser depositados em locais irregulares, acarretando impactos negativos ao ambiente e à saúde pública. Porém, esses resíduos possuem potencial de reciclabilidade e podem dar origem a agregados construtivos (AC), também conhecidos por agregados reciclados (AR), com aplicabilidade em diferentes etapas de uma construção, corroborando com a circularidade no setor. Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar o processo de produção de agregados construtivos de RCD em uma central de processamento, considerando a influência de fatores externos, tais como: clima, políticas públicas, mercado da construção civil na região e eventos adversos. Para isto, foi realizada a tabulação e análise de dados primários referentes a oito anos de operação da empresa parceira da pesquisa (de julho de 2015 a dezembro de 2022). Também foram conduzidas visitas técnicas e entrevistas com o diretor da central de beneficiamento. Constatou-se que 81% do RCD que chega à unidade industrial pertence à “classe A”, sendo processado para a conversão em agregado reciclado. Cerca de 51% das entregas necessitam de triagem e destas, 27% demanda triagem adicional devido a contaminantes nos resíduos, incidindo em custos extras ao gerador. Entre os fatores externos de maior influência no processo de reciclagem de RCD destaca-se a qualidade (ausência de contaminantes) do resíduo que chega na central de processamento, as legislações associadas ao setor e a dificuldade de comercialização do agregado produzido, especialmente quando contaminados. A pesquisa desenvolvida é um estudo de caso não podendo ser generalizada, contudo a metodologia e os resultados obtidos podem ser empregados como benchmarking para futuras pesquisas ou desenvolvimento de novos empreendimentos.
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    Caracterización del Módulo de Elasticidad Dinámico en Listones de Madera Utilizando Arduino
    (2023) Namicela-Gualán, Edwin Iván
    En la construcción de obras civiles, son utilizados múltiples materiales como: madera, concreto, acero, entre otros, cuando estos están en servicio, están sujetos a cargas aplicadas directa e indirectamente, en situaciones como estas es necesario conocer las características mecánicas del material, en ese aspecto, el Módulo de Elasticidad (ME) es un parámetro importante, ya que está relacionado con la rigidez del material o la resistencia a la deformación elástica. Por lo tanto, al momento de diseñar y proyectar elementos estructurales, se debe predecir su deformación máxima para que esta no sea excesiva, hasta el punto de la deformación plástica o incluso llegar al colapso. El presente proyecto, tiene como objetivo la caracterización mecánica de materiales con el fin de conocer el módulo de elasticidad dinámico de la madera, utilizando equipos electrónicos de bajo coste, siendo el Arduino una buena opción ya que ha sido el cerebro de miles de proyectos, desde objetos cotidianos hasta instrumentos científicos complejos. Existen métodos dinámicos y estáticos para determinar el ME en materiales, en este contexto, serán utilizados métodos dinámicos vibratorios no destructivos, sin embargo, el análisis experimental por métodos dinámicos no es una tarea fácil debido a la complejidad de los instrumentos y su elevado costo, entonces, con el fin de evitar precios elevados de equipos involucrados, en este trabajo fue utilizado la plataforma Arduino y sensores como el Arduino Uno y Acelerómetros MMA7361. Para el análisis del ME, fue desenvuelto un equipo que consta de tres partes: cuerpo de prueba sobre dos apoyos, electrónica y software. Como cuerpo de prueba se utilizó un listón rectangular de madera de Pino encargado en recibir impactos producidos manualmente con un mazo metálico, con el fin de producir vibraciones longitudinales, la parte electrónica encargada en captar las señales y el software ejecutar los cálculos. Fueron realizadas cuatro tomas de medidas, dejando fijo un sensor MMA7361 en un extremo de la muestra, mientras que el otro sensor se modificaba de posición después de cada medición realizada. A partir de la teoría de vibraciones para vigas simplemente apoyadas, se definió una ecuación en función de la frecuencia natural para el cálculo del Módulo de Elasticidad. Finalmente se puede concluir que los resultados obtenidos en este trabajo se encuentran dentro de los límites de valores del ME para la madera estudiada, ya que también fue realizada una breve comparación con la literatura existente investigada.
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    Proyecto de Integración Socio Urbana: Diseño de la Red Vial, Peatonal y de Desagües Pluviales del Barrio Popular San José, Puerto Esperanza, Misiones, Argentina
    (2023) Dolis, Carlos German
    Puerto Esperanza é uma localidade e município argentino localizado ao noroeste da província de Misiones. Devido a sua história, existem diversos bairros de assentamento que não tiveram planejamento urbano, nem construção de ruas ou drenagem pluvial, como é o caso do bairro San José. A falta de obras públicas que permitam a integração social impacta negativamente no acesso aos direitos básicos dos moradores destes bairros pelo fato de restringir a abrangência dos serviços fundamentais. A presença de estradas de terra de difícil acesso promove o isolamento do bairro em relação a outras áreas da cidade afetando diretamente os moradores em questões de saúde, trabalho e educação. O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma proposta de projeto de reorganização territorial e desenho de obras de infraestrutura pública do Bairro San José, um bairro popular localizado na cidade de Puerto Esperanza na província de Misiones, Argentina. A infraestrutura urbana do bairro é precária e em muitos casos, inexistente. Para atingir os objetivos, foi realizado um levantamento topográfico, seguido da análise das leis, decretos, códigos e regulamentos que afetam o projeto, para viabilizar o estudo de viabilidade técnica. Uma vez elaborado o projeto base, foram realizadas as especificações técnicas detalhando os métodos de construção e materiais utilizados. Como resultado obteve-se uma proposta de regularização predial que consiste na identificação de 29 quarteirões com a numeração dos respetivos lotes. Apresenta-se a proposta de um sistema de drenagem pluvial, de uma rede viária e de uma rede pedonal que cumpra os requisitos mínimos estabelecidos. Ministério de Desenvolvimento Social da República Argentina.
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    Análise Comparativa de Orçamento de Obras Utilizando a Tecnologia BIM
    (2023) Luberisse, Ricardo
    O orçamento de uma obra constitui uma das etapas mais importante na sua execução, sendo um fator essencial para definir a viabilidade da mesma. O método tradicional utilizado para orçamento não é capaz de fornecer informações precisas para realizar essa atividade. Desta forma, o propósito desta pesquisa consiste em uma análise comparativa do método tradicional e a tecnologia do BIM para realizar orçamento de obras. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi dividida em duas etapas. Em primeira, foram entrevistadas três construtoras e três empresas de materiais de construção na região de Foz do Iguaçu, e foram visitadas três canteiros de obras, de forma de mapear o fluxo de informação para criar orçamento. Em segunda, foi feita um estudo de caso de um edifício de quatro pavimentos, no qual foi feita o orçamento pelo método tradicional e pelo método parametrizado do BIM. Através dos resultados obtidos, conclui-se o método parametrizado do BIM representa a melhor alternativa para realizar orçamento em termo de precisão e rapidez.
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    Análisis Comparativo entre el Diseño de un Pavimento Placa- Huella y un Pavimento Rígido Tradicional para el Mejoramiento de un Tramo de Vía Terciaria en Colombia
    (2023) Rivera, Yésica Bulla
    Colombia ha experimentado históricamente importantes deficiencias en su infraestructura vial, impactando negativamente en el desarrollo social y económico del de la nación. Incluso se relaciona las deficiencias de las conexiones viales con la presencia del conflicto armado presente en el País. Sin embargo, en las últimas décadas se han logrado avances significativos en el sector del transporte. Estos avances, se han concentrado principalmente en la red vial primaria y secundaria, quedando en desventaja la red de vías terciarias, la cual continua con grandes limitaciones en cuanto a la calidad de su infraestructura. Para abordar esta problemática, se ha desarrollado el sistema constructivo de pavimentación en Placa-huella, diseñado específicamente para las condiciones de estas vías. Se considera como una alternativa económica en comparación a otras técnicas de pavimentación, lo cual ha desplazado el uso de las técnicas tradicionales. Este trabajo tiene como objetivo principal realizar un análisis comparativo entre un pavimento del tipo Placa-huella de acuerdo con las guías del INVIAS y el DNP, y un pavimento rígido tradicional, en el mejoramiento de vías terciarias, para el caso de estudio de la región del Líbano-Tolima. Definiendo para cada tipo de pavimento, los aspectos constructivos y los costos asociados. Para esto, se han recopilado los parámetros de diseño y el costo global de un proyecto Placa-huella en etapa constructiva. Posteriormente se ha diseñado bajo los mismos parámetros, un pavimento rígido simple, haciendo uso de la metodología de diseño de la AASHTO-93. De esta manera, se pudo determinar que las dos alternativas tienen ventajas y desventajas en diferentes escenarios, sin embargo, para el caso particular del tramo estudiado, la implementación del pavimento en Placa-huella, se demostró técnica y económicamente menos favorable. Por otra parte, se evidenció la ausencia de estudios previos que demuestren la idoneidad de este sistema constructivo frente a cualquier otra alternativa y el uso indiscriminado de la técnica en el mejoramiento de vías de tercer orden.
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    Diagnóstico de los Corredores del Transporte Público para la Obtención del Índice de Movilidad Urbana. Caso de Estudio: Foz de Iguazú, Brasil
    (2023) Amarilla Spezini, Alejandro Agustin; Orientação
    La evaluación del índice de movilidad del transporte público es fundamental para medir la eficacia y eficiencia del sistema de transporte público en una ciudad. Este índice se refiere a la facilidad y rapidez con la que las personas pueden desplazarse dentro de la ciudad utilizando el transporte público. Por lo tanto, es importante realizar ajustes para mejorar el servicio y detectar áreas de mejora. En este sentido, se ha propuesto un proyecto que busca brindar una asistencia técnica a la administración pública para optimizar el sistema de transporte público en la zona metropolitana de Foz de Iguazú (Brasil). Para ello, se emplea un método multicriterio adaptable a diversos entornos urbanos: el Modelo de Valor Integrado para la Evaluación Estructural (MIVES). Este modelo incorpora el concepto de función de valor (VF) en un proceso de jerarquía analítica (AHP), combinando tanto la toma de decisiones de criterios múltiples como la teoría de la utilidad de atributos múltiples para la obtención final del índice de movilidad, motivo general de este trabajo. Para la validación del proyecto, se han evaluado 20 vías en la ciudad, seleccionadas por su mayor concurrencia del transporte público y practicidad a la hora de identificar las correspondientes deficiencias de movilidad urbana. El modelo contempla tres requerimientos principales de evaluación como son: infraestructura urbana, accesibilidad y movilidad. Como resultado del estudio, se ha concluido que los corredores presentan condiciones deficientes de movilidad, con grandes y significativas deficiencias en los aspectos de accesibilidad y movilidad. En general, este trabajo demuestra la utilidad de la metodología MIVES como herramienta para evaluar la movilidad urbana y la calidad del transporte público en una ciudad específica. Esto puede ayudar a los planificadores y responsables de políticas públicas a mejorar el servicio de transporte y la movilidad de los ciudadanos.
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    Modelaje, Análisis y Propuesta de Intervención para una Intersección Conflictiva en Asunción, Paraguay, por Medio de Microsimulación Computacional con el Software PTV Vissim
    (2023) Bogarin, Tobias Augusto Avila
    Debido a los patrones de movilidad urbana vigentes en la actualidad en la ciudad de Asunción, capital del Paraguay, donde se evidencia el alto crecimiento del parque automotor, la alta dependencia del vehículo particular, la escasa oferta de transporte público y los altos índices de accidentabilidad, la gestión del tráfico urbano presenta un gran desafío para la administración pública. La pobre planificación vial y urbanística de la ciudad, combinada con el aumento de la flota de vehículos particulares, principalmente automóviles y motocicletas, genera graves externalidades como la exagerada cogestión vial, el rápido deterioro de la calidad de la infraestructura urbana, y la contaminación acústica y del aire. Esto se traduce en la drástica disminución de la calidad de vida de los ciudadanos, y en el aumento de casos de accidentes de tránsito. Bajo este contexto, profundizar en estudios de Ingeniería de Tránsito que posibiliten mejorar la gestión del tráfico urbano se vuelve una necesidad urgente para la sustentabilidad de la ciudad. Este trabajo de conclusión de curso se enfoca inicialmente en el análisis cuantitativo y cualitativo del flujo de tráfico vehicular que circula a través de la intersección comprendida por la Av. Madame Lynch y la Calle Alejo Silva, en los límites de los barrios San Jorge y Ytay, en la periferia de la ciudad de Asunción. Posteriormente, por medio del software de simulación computacional de tráfico, PTV Vissim, se realiza el modelado del área de estudio para su posterior evaluación en cuanto a medidas desempeño, como por ejemplo los tiempos de atraso, las distancias de cola, y los tiempos de viaje. Se realiza así el modelado de una propuesta de intervención que busca elevar el nivel de servicio y seguridad vial de la intersección. La misma abraza eficaces estrategias de ingeniería de tránsito como lo son la implementación de binarios viales, eliminación de giros a la izquierda, semaforización optimizada, pavimentación de calles paralelas y señalizaciones verticales y horizontales. Se contrasta el desempeño del escenario base con el escenario propuesto, y se evidencia que, por medio de las medidas implementadas, en la intersección se reduce el tiempo de viaje promedio en un 77.7% y se aumenta la velocidad de flujo en un 140%. Estos, y otros indicadores demuestran la eficacia del modelo propuesto, validando así la hipótesis inicial de este proyecto