TCC - Arquitetura e Urbanismo

URI Permanente para esta coleção

ILATIT - Centro de Território, Arquitetura e Design - Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 71
  • Item
    A casa adaptável: O uso da construção em Light Steel Framing como ferramenta para a edificação e ampliação de casas.
    (2018) Takashima, Iris Tiemy Groff
    A falta de moradia adequada é um problema que ocorre em diversos lugares do mundo. No Brasil, os dados do déficit habitacional são alarmantes, pois estima-se que mais de 6,2 milhões de pessoas não possuem moradias em condições dignas. Um fato que agrava esses números é que atualmente as habitações são executadas sem planejamento, ocasionando situações de risco e não possuindo qualidade no habitar. Diante disso, o objetivo é desenvolver projetos de habitação a partir da tecnologia construtiva da "construção seca", por meio do método construtivo em Light Steel Framing. Esse sistema possui flexibilidade e agilidade, características essenciais que possibilitam sua aplicação em habitações de interesse social. Em função disso, este estudo apresenta propostas arquitetônicas que atendem às necessidades de cada pessoa e/ou família. Ou seja, é um processo vivo com características que podem ser facilmente ampliadas e, com isso, adaptáveis ao habitante.
  • Item
    A territorialidade dos corpos jovens na cidade: um estudo de caso sobre a ocupação contra-hegemônica.
    (2019) Nanuncio, Ana Letícia Craco
    Este trabalho de conclusão de curso (TCC) em Arquitetura e Urbanismo teve como objetivo desenvolver um método de “anti-arquitetura” ou “anti-projeto” baseado na forma em que os adolescentes e jovens-adultos se apropriam e ocupam o espaço da cidade. A partir disso desenvolveu-se uma zine-manual para incentivar a ocupação de espaços abertos e fechados, públicos, devolutos e abandonados. Esta análise é relevante pois existe por um lado uma marginalização dos jovens enquanto contra- hegemônicos, este público alvo não é comumente contemplado em Arquitetura e Urbanismo enquanto atores culturais e políticos da cidade. Este TCC debruça-se sobre a diversidade social e cultural jovem de cidades pequenas e médias, dando destaque ao caso de Foz do Iguaçu enquanto grupos invisibilizados pelo aparato consumista dos shoppings na modernidade eurocêntrica, assim se propondo a autonomizar processos de ocupação espacial. A zine-manual tem como público alvo a população marginalizada socialmente, empoderando-a para ocupar espaços para a produção de cultura, capacitação, alimentação, educação, moradia ou até mesmo criação de renda de forma autônoma. Este local a ser produzido tem a função de oferecer um espaço seguro e de livre expressão para estes jovens que se escondem por falta de aceitação social, criando uma emancipação e criando novas formas contra-hegemônicas de morar, apropriar e viver em geral.
  • Item
    PAPU. Parque Agroecológico Polo Universitario. Huertas urbanas y agroecológicas en Foz do Iguaçu. Vivencias y potencialidades.
    (2023) Grisales Basto, Oscar Mauricio
    Este estudio analiza la producción agrícola urbana y periurbana en lotes en desuso, baldíos o públicos, como respuesta a los principales problemas presentados en los últimos años, como la pandemia, la crisis económica e inmobiliaria, presentando una propuesta transformadora que promueve una economía sostenible. Se pretende contribuir al desarrollo de temas como educación ambiental, producción y seguridad alimentaria, participación social y comunitaria, revitalización de espacios verdes y traer reflexión sobre el uso de plantas comestibles con el objetivo de recuperar especies endémicas de la región de donde provienen. desaparecieron con el paso del tiempo y con el acelerado crecimiento urbano. El proyecto, a escala urbana y paisajística, está ubicado en el área verde del Polo Universitario, entre la Avenida Tarquino Joslin dos Santos y la Avenida Andradina, en la región norte de la ciudad de Foz do Iguazú, Paraná, Brasil. Es de vital importancia tomar en consideración aspectos socioeconómicos y ambientales cuando se trata de barrios de bajos recursos ubicados cerca de áreas de protección ambiental. Con la visión de creer en un sistema económico solidario para los habitantes de esta región, este trabajo apunta a una propuesta autosostenible y educativa. El proyecto busca ser un modelo de intervención en espacios públicos urbanos libres en la búsqueda de medidas para mitigar los efectos negativos de la inseguridad alimentaria en el actual contexto post pandemia, combinando funciones de ocio y educación ambiental.
  • Item
    Revitalização do Parque Monjolo Foz do Iguaçu/PR
    (2023) Claro da Silva, Lucelia
    Este trabalho é uma proposta de revitalização do Parque Monjolo na cidade de Foz do Iguaçu/PR partindo da análise da microbacia do Arroio Monjolo, diretamente ligada ao Parque, que abarca as nascentes iniciais deste Arroio. O trabalho visa analisar toda a extensão do Arroio, desde sua nascente até sua foz, compreendendo seu potencial e suas fragilidades diante da expansão da malha urbana do município. A escolha do tema se deu devido à falta de visibilidade e ao abandono atual do Parque, cuja localização urbana é privilegiada e cuja relevância ambiental é indiscutível. Para entender a problemática será identificado o estágio de degradação do espaço, analisando as peculiaridades do terreno. O objetivo foi elaborar um projeto de revitalização do Parque Monjolo, propondo usos diversificados. Para elaborar a proposta foram realizadas pesquisas bibliográficas a respeito do tema, idas a campo para análises e registros do local. O abandono do parque torna o local vulnerável à degradação ambiental, portanto é de grande importância que haja ações de proteção e cuidado com o Parque Monjolo.
  • Item
    Projeto de revitalização de prédios para uso misto em Foz do Iguaçu: integrando a av. Juscelino Kubitscheck ao Parque Monjolo
    (2023) Rondón, Emanuel Molina
    O presente trabalho de conclusão de curso para arquitetura e urbanismo, tem por tema a revitalização de espaços, com foco naqueles que se encontram localizados na área nobre da cidade de Foz do Iguaçu. O prédio revitalizado terá como principal característica a função mista, comercial e residencial, levando em consideração o entorno imediato e uma futura conexão entre o prédio e o Parque Monjolo. A fase inicial da pesquisa, trata-se da justificativa, os documentos e bases utilizadas para a elaboração da mesma. Sobre os conceitos chaves para a pesquisa se encontram tais como, revitalização, restauração, recuperação, vazios urbanos, “retrofit”, direito à cidade, termos utilizados amplamente para este tema. Na segunda fase da pesquisa, busca-se uma identificação mais detalhada daquele prédio e o entorno imediato que se encontra em estado de abandono, e que eventualmente poderia se converter num espaço útil, adequado para aquele determinado local. Após esses levantamentos se fará a proposta de um projeto arquitetônico direcionado para moradia, comércio e cultura, com foco nos estudantes da cidade, com o objetivo de trazer uma reforma e fazer o cumprimento da lei municipal de uso e cupação do solo juntamente com a função social da propriedade. Finalmente serão apresentados os resultados alcançados através dos levantamentos e a proposta realizada.
  • Item
    Ultrapassando barreiras: parque linear na extensão sanga Santa Rosa
    (2023) Gomes, Erica Cristina; Rammé, Juliana
    Os Rios Urbanos e suas Áreas de Preservação Permanente (APPs) são espaços com grande potencial, tanto para a preservação ambiental, como para se tornarem espaços livres públicos voltados para o lazer dos citadinos. Porém, atualmente essas áreas se encontram, muitas vezes, degradadas, com uso inadequado, alto grau de poluição e servindo como depósito de lixo e esgoto, se tornando assim, barreiras físicas dentro dos centros urbanos. Este trabalho busca minimizar esses efeitos de barreira da Sanga Santa Rosa em Foz do Iguaçu, e transforma-la em um parque linear, buscando apontar a importância da preservação ambiental, principalmente dos rios urbanos, e frisar a necessidade de estruturas que ofereçam função a esses locais, agregando qualidade de vida e segurança ao meio ambiente, ao município, aos habitantes e ao entorno. A proposta do parque linear ao longo de um curso d'água contribui para integrar os bairros do entorno, melhorar a mobilidade urbana, oferecer um espaço de lazer para Foz do Iguaçu e, ainda, criar um ambiente acolhedor para a população, promovendo contato com a natureza e aumentando a segurança pública. A estrutura deste trabalho está organizada em 5 capítulos: introdução, referencial teórico, estudos correlatos, diagnóstico da área de estudo e, por fim, anteprojeto de parque linear. Busca-se com este trabalho de conclusão de curso contribuir para o debate sobre a preservação ambiental aliada aos Sistemas de Espaços Livres urbanos.
  • Item
    Arquitetura para o Bem-Estar e Eficiência Organizacional: Estratégias de Intervenção e Participação Ativa na Itaipu Binacional
    (2023) Oliveira, Jéssica Rafaela Vaz de
    Este trabalho final de graduação (TFG) se concentra na influência do ambiente construído no bem-estar e comportamento humano, com ênfase no papel do tato na experiência arquitetônica. Além disso, explora a importância do bem-estar no ambiente de trabalho, particularmente em resposta à pandemia de COVID-19, que exacerbou questões de saúde mental. O "burnout" e o movimento de "grande renúncia" entre os trabalhadores são discutidos como desafios contemporâneos, exigindo uma reavaliação das estratégias de gestão de recursos humanos e ambientes de trabalho. O estudo também aborda o perfil e a dinâmica da ITAIPU Binacional, destacando a necessidade de envolvimento ativo dos funcionários no processo de tomada de decisões relacionado à arquitetura dos espaços laborais. A metodologia de projeto busca otimizar a reforma de instalações da ITAIPU, incluindo a inclusão de funcionários com necessidades especiais, bem como a utilização de tecnologia e meios criativos para acelerar o processo de alteração do projeto arquitetônico. Em síntese, este TFG aborda o papel da arquitetura na promoção do bem-estar e eficiência organizacional, enfatizando a participação ativa dos funcionários e estratégias de projeto eficazes.
  • Item
    Valoración de los Conocimientos Tradicionales de la Población Kichwa en la Arquitectura
    (2023) Mamallacta, Katherin Jobeth Rincon
    Este ensayo está compuesto por relatos y fotografías de mujeres kichwa de la amazonía Ecuatoriana, donde relatan su cultura y las diferentes formas de violencia que han vivido por el simple hecho de ser mujer, siendo esto uno de los frutos de mi investigación realizada en el curso de arquitectura y urbanismo en Brasil entre los años de 2017/2023. Está basado en las reflexiones adquiridas a lo largo de mi vida académica, donde pude quebrar los preconceptos en relación a los pueblos originarios de los cuales hago parte, a los saberes populares y sus valores culturales. Ante la invisibilidad de la población kichwa, de la cual pertenezco, la propuesta de este ensayo es valorar, por medio de la historia oral y visual de la mujeres kichwas, los conocimientos ancestrales que se están perdiendo, contribuyendo con la resistencia de los cambios actuales que estas culturas están sometidas e impactan sus formas de vida. Mi principal interés es compartir estos registros orales y visuales, la principal forma de expresión y propagación de la memoria que usa el pueblo Kichwa, de esta vez inmortalizadas en estas páginas, y deseo que se pueda llegar a difundir al mayor número de personas que se identifiquen con la necesidad de un mundo más plural, multicultural, y con igualdad de genero.
  • Item
    Potencial do Espaço Público como Local de Segurança e Apropriação: Proposta de Parque Urbano em Foz do Iguaçu-PR
    (2023) Rodrigues, Isadora Munhoz
    A cidade de Foz do Iguaçu possui singularidades em diversos aspectos, como a questão histórica de origem militar, o foco econômico para o turismo e o constante trânsito de pessoas e mercadorias. Em decorrência destes e outros motivos, a cidade possui um aspecto transitório e mercadológico muito presente, visto que muitas pessoas vêm para a região para trabalho ou estudo e não permanecem. Também se nota, em geral, uma falta de pertencimento por parte da população em relação a cidade, que reflete na não apropriação de alguns espaços públicos existentes. A falta de segurança pública, frequentemente relacionada a região fronteiriça e intensificada pelos problemas com a criminalidade, reflete na infraestrutura e na sensação de baixa segurança dos espaços públicos. Dessa forma, a pesquisa busca estudar as dinâmicas que resultam nas problemáticas citadas, entendendo como elas se relacionam com o modo de vida da população e principalmente como refletem nos espaços públicos de lazer. Para contribuir na melhoria deste cenário, o objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é propor um anteprojeto de parque urbano no bairro Jardim Universitário, em um terreno que atualmente está em desuso e forma um grande vazio urbano no meio da paisagem. A seleção desta área justifica-se pela falta de bons espaços públicos de lazer na zona norte do município, local que historicamente destina-se a uma população de baixa renda e portanto, carece de infraestrutura adequada. Além disso, o terreno em questão localiza-se na conexão de duas avenidas importantes da cidade, Avenida Tancredo Neves e Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, próximo a Itaipu Binacional e as universidades públicas da cidade, sendo um local de extrema relevância no âmbito social, ambiental e econômico. A área forma um grande polo estudantil, com moradores e estudantes de toda a América Latina, que carecem de locais de encontro e lazer adequados.  A proposta de parque urbano vem a somar em todos estes aspectos, valorizando um local que possui uma Área de Proteção Permanente e nascentes do rio Mathias Almada, importante para a hidrografia da região. Com isso, a proposta busca apresentar um espaço de lazer que promova pertencimento e segurança para todos os usuários, contribuindo para qualidade de vida da população e a qualidade ambiental da cidade.
  • Item
    Formas Precárias do Morar - Um estudo a partir de uma Sociedade Desigual
    (2023) Meireles, Vitória Carmo
    O tema dessa pesquisa envolve formas precárias de se morar, a partir de um estudo sobre sociedades desiguais. Ele encontra-se inserido no eixo de fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, na área de conhecimento “Teoria crítica e planejamento”, e busca evidenciar os desafios urbanos das cidades a partir das precárias formas do morar sendo esta a problemática apresentada a seguir. As cidades no mundo são marcadas por processos desiguais de acesso à sua estrutura, seja ao transporte público, ao saneamento básico, aos equipamentos públicos, à moradia digna, entre outros. Esse direito à cidade negado se dá pelo avanço da compreensão da cidade como mercadoria, da terra e da moradia a partir do seu valor de troca e não de uso (CARLOS, 2020). Esse processo, apresentado mesmo que de maneira simplificada, tem constituído uma série de paisagens de injustiça socioambiental, por vezes naturalizadas. Assim, ainda precisa-se questionar favelas adensadas com casas precárias, casas em áreas de risco de deslizamento ou enchentes, a distância percorrida por multidões entre seu lugar de moradia e seu lugar de trabalho, buracos no chão e nos viadutos como moradia. É preciso avançar em estudos e ações, mostrando caminhos úteis e alternativas para evitar essas formas de violações de direitos humanos, urbanos e ambientais, sendo essa a proposta desta pesquisa para algumas destas violações. Conforme Angileli et al. (2021), o desenvolvimento não inclusivo das cidades tem tornado esses espaços polos de atração de investidores e pessoas vulneráveis que buscam fazer parte deste desenvolvimento. Porém, em geral são pressionadas a ocuparem as margens, as periferias distantes de regiões valorizadas e centrais. Além dessa forma de segregação centro-periferia percebe-se o surgimento de um novo sentido espacial para essa segregação, o vertical. A segregação que aqui chamamos de socioespacial vertical vai além da divisão entre áreas centrais e áreas periféricas, o que temos agora são pessoas que “insistem” em fazer parte de áreas excludentes, porém, para isso vivem nos subsolos de edifícios abandonados e ocupados, em outras formas de habitações mínimas, entre outros arranjos que carregam grande precariedade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é investigar a segregação socioespacial presente na sociedade em escala global, analisando suas ramificações em diferentes escalas, incluindo a municipal, com um enfoque específico no município de Foz do Iguaçu-PR. Compreenderemos os impactos dessa segregação no nível individual, trazendo à tona a história de Paulo Cordeiro, cujo corpo é um reflexo das precariedades vivenciadas como resultado dessa segregação. Dessa forma, pretendemos explorar a conexão entre a esfera macroestrutural da segregação socioespacial e suas manifestações no nível mais íntimo do corpo, evidenciando as interseções complexas entre espaço, sociedade e experiências individuais. Este trabalho tem como questão central: como é a vida no centro das cidades para pessoas que, mesmo estando sob sua estrutura luminosa, vivenciam condições semelhantes às descritas por Carolina de Jesus em o "quarto de despejo"?
  • Item
    Espaço Lótus - Centro de Acolhimento para Mulheres
    (2023) Araujo, Estéfani Marçal de
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda um tema de extrema relevância e atualidade: a violência contra à mulher. Apesar dos avanços conquistados em termos de igualdade de gênero e direitos das mulheres, é preocupante constatar que a violência contra a mulher continua sendo um problema em destaque na nossa sociedade. Dentro da complexidade da violência contra à mulher, a violência doméstica, especificamente, revela-se como uma realidade ainda mais assustadora, na qual o lar, teoricamente um espaço seguro, se torna um ambiente hostil e perigoso para muitas mulheres. É indispensável o combate à violência contra a mulher em todas as esferas da sociedade, e a arquitetura pode desempenhar um papel fundamental nisso. Dentro das ações de combate a essas violências, é crucial a criação de espaços de acolhimento e fortalecimento feminino, capazes de oferecer suporte e amparo às vítimas, auxiliando-as no processo de recuperação física e emocional. Nesse contexto, o objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é propor a implantação de um equipamento social na cidade de Foz do Iguaçu - PR, que proporcione um ambiente seguro e acolhedor para mulheres vítimas de violência. Para alcançar essa proposta, são realizadas pesquisas teóricas sobre a violência contra a mulher no contexto brasileiro, bem como uma análise das políticas públicas e dos serviços de atendimento atualmente disponíveis. Essa investigação visa xxxxx Resumo identificar as demandas e necessidades específicas da cidade, a fim de oferecer um atendimento eficaz e abrangente. Além disso, são explorados os aspectos arquitetônicos e decisões projetuais que contribuem para a criação de um espaço que promova o fortalecimento e o empoderamento feminino. O objetivo é oferecer um local onde as vítimas possam reconstruir suas vidas longe da violência, contando com uma infraestrutura adequada e acolhedora. Dessa forma, este trabalho se propõe a desenvolver todos os estudos e etapas necessárias para a elaboração de um anteprojeto arquitetônico de um centro de acolhimento e fortalecimento feminino, contribuindo para a transformação social necessária, oferecendo um espaço seguro e digno para mulheres que necessitam de apoio e proteção.
  • Item
    Centro de Convivência Intergeracional: Projeto de Moradia e Convivência Intergeracional como Estratégia de Valorização da Pessoa Idosa
    (2023) Gonçalves, Vinícius Alexandre Fernandes Riquelme
    Este trabalho de conclusão de curso em Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo promover a valorização da sabedoria adquirida com a vivência do idoso e do reconhecimento de seu caráter transformador, a partir do pressuposto de que, através dela, o idoso recupera sua função social, participando através da troca intergeracional de saberes. Desse modo, o presente trabalho propõe a criação de um espaço arquitetônico e paisagístico, dinamizador de saberes, capaz de integrar a moradia para pessoas idosas com espaços de promoção à saúde, educação, arte, cultura, esporte, e lazer, com foco no convívio intergeracional e na participação efetiva do idoso na comunidade em particular e na sociedade como um todo.
  • Item
    Recualificación del Paisaje del Asentamiento Senavitat San Miguel, Ciudad del Este / Paraguay
    (2023) Santoro Veiga, Paula Andreia
    El presente trabajo aborda los asentamientos precarios relacionados con la falta de acceso al derecho a la vivienda digna y a la ciudad, entendiendo que es imposible hablar de uno u otro término sin considerar su interrelación. Para pensar en la vivienda es necesario involucrar varios elementos y especialmente su entorno. Siendo así, por si sola la dificultad para acceder a la infraestructura urbana ya niega esos derechos. El trabajo también aborda sobre las implicaciones que las emergencias climáticas tienen sobre estos espacios, considerando que, los más afectados son aquellos que no tienen la posibilidad de habitar una vivienda segura y adecuada. Los eventos del clima no son solo un problema ambiental, sino que también habitacional. Este trabajo tiene un enfoque especial en el área de estudio, el asentamiento Senavitat San Miguel de Ciudad del Este-Paraguay, un área que alberga a 150 familias sin servicios básicos e infraestructura, entre otras carencias. Así, esta investigación tiene como objetivo principal proponer soluciones habitacionales, urbanas y del paisaje, considerando los diagnósticos resultados de relevamientos y análisis que parten de la perspectiva del asesoramiento técnico como práctica profesional proporcionada por profesionales del área de arquitectura y urbanismo, con el fin de mejorar las condiciones de habitabilidad y la vida de los residentes de estas comunidades.
  • Item
    Centro de Desarrollo Comunitario con Tecnicas Constructivas de Bajo Impacto Ambiental en el Asentamiento San Miguel, Ciudad del Este – Paraguay
    (2023) Ledezma Olazar, Noemi
    El proyecto del Centro de Desarrollo Comunitario se establecerá en el Asentamiento SENAVITAT San Miguel, ubicada en el kilómetro 10 de Ciudad del Este el cual tiene como enfoque la integración, ayuda social, recreación y organización vecinal. Para la elaboración de este proyecto , se estableció las necesidades sociales que poseen los habitantes y que no son satisfechas por carecer de un lugar específico donde puedan realizar sus actividades, dado que este distrito carece de este tipo de equipamiento y tiene una alta demanda acerca de este tipo de espacios en los cuales se va a ayudar al desarrollo integral de los vecinos y generará comunidad en un sector determinado El objetivo primordial del Centro de Desarrollo Comunitario es diseñar un espacio para potencializar las capacidades y promover la integración de los ciudadanos mediante su intervención en actividades culturales, formativas y sociales que se desarrollan en la zona. Lo significativo es contar con participación activa de la gente, para beneficio del crecimiento personal y social de las 150 familias.
  • Item
    Casa Abrigo Itaveratī
    (2022) Ortega Pesantez, Hilary Leonela
    El presente trabajo se planteó con el objetivo de proponer un proyecto arquitectónico de casa abrigo, destinado para mujeres que se encuentren en situaciones de violencia doméstica. La propuesta planteada, permitirá que mujeres u otras víctimas de violencia (niños, niñas) sean acogidas dentro de un lugar seguro y estable, esto permitiría que puedan fortalecerse y restablecerse con seguridad, dignidad y autonomía. El proyecto está orientado para proponer intervenciones arquitectónicas de acogida temporal, alimentación, salud, atendimiento jurídico, salas de aula, entre otros, el mismo estará dispuesto dentro del perímetro urbano de Foz de Iguazú, en el Estado de Paraná, Brasil. Para el respectivo desenvolvimiento de la propuesta se tomaron como referencia proyectos de arquitectura relacionados a la implementación de casas de acogida en diversos países del mundo, así como también referencias bibliográficas de diferentes autores. Además, se analizó las diferentes legislaciones vigentes con referencia a la “LEY MARÍA DA PENHA” y las diferentes entidades pertinentes como: la delegación de la mujer, policía civil, policía federal, entre otros. Se analizó los respectivos índices mundiales y locales sobre violencia doméstica, enfatizando también la violencia generada durante el periodo pandémico (2020) covid-19. A partir de los respectivos levantamientos de datos, tanto bibliográficos como urbanísticos, se plantearon las primeras propuestas de casa de abrigo. Finalmente, esta propuesta contribuirá en el desenvolvimiento de nuevas investigaciones y nuevos planteamientos arquitectónicos que engloban esta problemática social grave, así mismo ayudará a concientizar a la comunidad educativa a seguir planteando nuevas ideas, estrategias que puedan auxiliar y mejorar la calidad de vida de muchas mujeres que sufrieron, sufren o son víctimas de violencia dentro de sus hogares.
  • Item
    Arquimanite: Centro de Acolhimento para Imigrantes e Refugiados em Foz do Iguaçu
    (2022) Achelus, Endel E. Christian
    No cenário atual, da crise humanitária global de refúgio, a criação de um centro de acolhimento para os refugiados e imigrantes em condição de vulnerabilidade social, se apresenta como uma necessidade urgente. Dessa forma, esse Trabalho de Conclusão de Curso trata sobre o estudo da população de Imigrantes e refugiados haitianos e de outras nacionalidades, que vem sofrendo com o deslocamento forçado no âmbito mundial. Para tanto, esse trabalho propõe soluções de adequação arquitetónica de edificações abandonadas e sem uso, em regiões fronteiriças para esse objetivo de acolhimento. As soluções apresentadas foram elaboradas após a revisão de dados bibliográficos sobre a questão da imigração forçada no mundo, sobre os impactos decorrentes do processo de desterritorialização e reterritorialização dessas famílias, e inspirou- se em projetos inclusivos e humanitários. Como exercício de projeto, foi escolhida a região central da cidade de Foz do Iguaçu localizada em uma Fronteira Trinacional (BR-AR-PY), que se caracteriza atualmente como um polo de atração de imigrantes.
  • Item
    Táva Apo - Construir Ciudades. Un Análisis Territorial de Minga Guazú, Paraguay
    (2022) Álvarez, Jéssica Belén Benítez; Orientação
    Este trabajo presenta una serie de análisis territoriales con enfoque principal en la ciudad de Minga Guazú, Alto Paraná, Paraguay, comprendiendo su contexto particular a partir de su construcción mediante fuertes movilizaciones populares y al estar insertada en una región fronteriza que actualmente sufre incidencia de grandes proyectos urbanos y de infraestructura acompañados de un importante número de inversiones. La investigación destaca la expansión de la mancha urbana informal, los crecientes desafíos habitacionales y la ausencia de planeamientos urbanos que reconozcan el escenario de transición actual de la región. Tiene como finalidad exponer la situación problemática del medio urbano y sus particularidades, colaborando con nuevas reflexiones críticas acerca del futuro de las ciudades que estamos construyendo para las próximas generaciones.
  • Item
    Leitura da Paisagem Cultural de Foz do Iguaçu: Usos e Apropriações da Praça da Paz e Parque Monjolo
    (2022) Lima da Silva, Julia; Orientação
    O presente trabalho de conclusão de curso busca estudar a paisagem cultural de Foz do Iguaçu, a partir de uma leitura dos usos, apropriação e resignificação dos espaços públicos pela perspectiva de seus usuários. Baseia-se no entendimento de que a paisagem se configura a partir de aspectos simbólicos refletidos em um determinado espaço físico, e portanto, é constantemente ressignificada de acordo com os diferentes olhares e percepções atribuídos sobre ela. A metodologia de pesquisa está dividida em 3 etapas. A primeira etapa compreende os estudos preliminares sobre os conceitos e abordagens sobre paisagem cultural e espaço público urbano. A segunda etapa busca analisar o processo de conformação da paisagem produzida em Foz do Iguaçu, com enfoque nos espaços públicos de lazer da cidade. Por fim, a terceira etapa reúne o estudo da paisagem dos espaços públicos de lazer selecionados, com enfoque em parque e praças, e indicações gerais para essa paisagem cultural. Esta investigação tem como objetivo final compreender como a pluralidade cultural redesenham os espaços públicos da cidade, de modo a valorizar a paisagem e incentivar a apropriação popular, o encontro da diversidade e intercâmbio cultural possibilitados, principalmente, pelo uso dos espaços públicos de lazer.
  • Item
    Desafios da Efetivação do Direito à Moradia no Oeste Paranaense: o Caso de Cascavel
    (2022) Silva, Sara Barboza da; Orientação
    O presente trabalho de conclusão de curso, consiste na análise de projetos e políticas habitacionais implantadas e em processo de implantação no município de Cascavel, no Oeste do estado do Paraná. Dá ênfase na localização de empreendimentos de habitação social e do segmento econômico implementados no município a partir das companhias de habitação do estado e do município, bem como do Programa Minha Casa Minha Vida. Realizando análises e reflexões críticas, fundamentadas no direito à cidade e no direito à moradia digna, pretendendo incentivar o desenvolvimento habitacional de qualidade no município.
  • Item
    Sueños y Cemento: Las Voces Olvidadas de una Zona de Construcción en Paraguay
    (2022) Mendieta Quiroga, Irene; Orientação
    La construcción civil ha sido cada vez más el pilar del capitalismo, tanto en la producción de bienes como en la generación de mercancías en el mercado financiero. Si hace 500 años Filippo Brunelleschi enfrentó una huelga de constructores, que marcó definitivamente la separación de la obra del diseño, como advierte Sérgio Ferro, hoy en día las condiciones de trabajo no son mucho mejores. Si bien no estamos ante huelgas, esto se debe más a la falta de organización de la clase obrera que a los avances en las condiciones de trabajo. Desde Lucio Costa y la construcción de Brasilia hasta Zaha Hadid y sus lujosos proyectos en Dubái, los arquitectos siguen eludiendo la responsabilidad por la explotación del trabajo y los riesgos para la salud y la vida de quienes trabajan en la construcción. Aún así, tanto el sector público como el privado se han enfocado en el lucro y en la atracción de inversiones y turistas, apuntando al crecimiento económico, aunque esto no necesariamente signifique una mejora en las condiciones de vida de la población y aunque un alto número de accidentes de trabajo aqueja a la construcción. La precarización en la construcción está cada vez más expuesta. Los avances tecnológicos y las nuevas formas de organización del trabajo han hecho aún más evidente la vulnerabilidad de los trabajadores. Sin embargo, la condición de trabajo en la construcción civil es un tema que rara vez se discute en arquitectura. Este TCC pretende, por lo tanto, dar visibilidad al tema, a través del informe de los trabajadores de la construcción civil en Paraguay. Utilizando el método etnográfico aplicado a la arquitectura, el trabajo de campo buscó escuchar a obreros de Ciudad del Este. En forma de fanzine, como método de divulgación, poniendo en primera persona a los obreros, mostrando quienes son y qué quieren para mejorar. Por ello buscamos sensibilizar a los profesionales del campo y a los organismos encargados por velar el bienestar y la seguridad de estos trabajadores y en las organizaciones de clase, de la necesidad de profundizar la lucha en defensa de esta categoría laboral.