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dc.contributor.advisorSilva Júnior, Roberto França da
dc.contributor.authorAgnibene, Marieli Gonçalves
dc.date.accessioned2019-01-10T13:18:00Z
dc.date.available2019-01-10T13:18:00Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.identifier.citationAGNIBENE, Marieli Gonçalves. Educação Inclusiva e a Cartografia: Investigação Sobre a Apropriação de Conceitos Geográficos por Estudantes Surdos na Escola de Educação Bilíngue da Amesfi- Medianeira/PR, 2018. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4310
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Geografia. Orientador: Prof.Dr. Roberto França da Silva Juniorpt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetivouaveriguar como a Geografia tem sido apresentada pelos professores no contexto da sala de aula inclusiva, atribuindo aqui como prioridade, os conceitos geográficos apreendidos pelos surdos. Para que os dados pudessem ser coletados, e reconhecendo a necessidade de alunos surdos participarem da pesquisa como população recorte desse estudo, foi então desenvolvida uma pesquisa de campo com cinco alunos surdos do Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) da cidade de Medianeira/PR.A pesquisa ocorreu na escola de Educação Bilíngue da Amesfi, onde os alunos são atendidos no contra turno. O instrumento utilizado foi uma entrevista com cinco questões abertas que visavam reconhecer as limitações encontradas por esses alunos quanto à apropriação dos conceitos cartográficos e como os mesmos eram abordados em sala de aula. Reconhecendo que o aluno surdo possui dificuldades de acompanhar as aulas e se apropriar dos termos e conceitos, devido a sua limitação auditiva, torna-se relevante o professor desenvolver formas diferenciadas de ensino que possibilitem o aprendizado desses estudantes e esta pesquisa apresenta-se com tamanha relevância tanto para os profissionais da área, como também para a sociedade compreender melhor os encaminhamentos necessários de acesso da pessoa surda às informações e conhecimentos. Por ser uma pesquisa teórico-prática, o aporte teórico conta com a contribuição de autores renomados na área, ademais, fortalece as discussões em torno dos dados obtidos. Foi possível observar que mesmo os professores não dominando a Língua Brasileira de Sinais (Libras), no quesito Geografia, os docentes tentam propor formas diversificadas de ensino, em compensação, constata-se, de acordo com os dados que as maiores dificuldades estão relacionadas aos conceitos, que reforçam as limitações desses alunos frente à Língua Portuguesa (LP).pt_BR
dc.description.abstractLa presente investigación objetivó averiguar cómo la geografía ha sido presentada por los profesores en el contexto del aula inclusiva, atribuyendo aquí como prioridad, los conceptos geográficos incautados por los sordos.Para que los datos pudieron ser recolectados y reconociendo la necesidad de los alumnos sordos participar en la investigación como población recorte de ese estudio, entonces se desarrolló una investigación de campo con cinco alumnos sordos de la Enseñanza Fundamental y Media de la ciudad de Medianeira/PR. La investigación ocurrió en la escuela de Educación Bilingüe de Amesfi, donde los alumnos son atendidos en el contra-turno. El instrumento utilizado fue una entrevista con cinco preguntas abiertas que pretendían reconocer las limitaciones encontradas por esos alumnos en cuanto a la apropiación de los conceptos cartográficos y cómo los mismoseran abordados en el aula. Reconociendo que el alumno sordo tiene dificultades de acompañar las clases y apropiarse de los términos y conceptos, debido a su limitación auditiva, resulta relevante el profesor desarrollar formas diferenciadas de enseñanza que posibiliten el aprendizaje de estos estudiantes y esta investigación se presenta con tanta importancia, tanto para los profesionales del área, como para la sociedad, compreender mejor los encaminamientos necesarios de acceso de la persona sorda a las informaciones. Por ser una investigación teórico-práctica, el aporte teórico cuenta con la contribución de autores renombrados en el área, además, fortalece las discusiones en torno a los datos obtenidos. Fue posible observar que incluso los profesores no dominando la Lengua Brasileña de Señales (Libras), en el aspecto geografía, los docentes intentan proponer otras formas de enseñanza, en compensación, se toman cuenta que, de acuerdo con los datos que las mayores dificultades están relacionadas a los conceptos que refuerzan las limitaciones que estos alumnos se enfrentan al Portugués (LP)
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação - inclusãopt_BR
dc.subjectGeografia - ensino
dc.titleEducação inclusiva e a Cartografia: investigação sobre a apropriação de conceitos Geográficos por Estudantes surdos na Escola Bilíngue da AMESFI- Medianeira/PR, 2018.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR


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