Papel das Línguas nos Processos de Integração Regional: uma análise da atuação do Mercosul e da União Europeia no Ensino Superior

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2018-07-12

Autores

Teixeira, Ana Carolina Macedo

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar o papel das linguagens nos processos de integração regional a partir de um estudo de caso da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Nesse sentido, o contexto histórico e educacional do MERCOSUL e da União Européia será abordado no primeiro capítulo. Esses dois blocos econômicos serão comparados a fim de proporcionar uma compreensão da situação atual e do contexto em que estão imersos, focalizando nossa atenção nas políticas adotadas em relação às línguas oficiais e na importância da representação de cada uma delas. O segundo capítulo destaca os principais conceitos e elementos essenciais para abordar este tema teoricamente, definindo conceitos como: internacionalização, geopolítica do conhecimento, política lingüística e educação regional. O terceiro e último capítulo é dedicado ao estudo de caso da UNILA, onde não só os estatutos, a estrutura da instituição, mas também os programas de mobilidade e recepção são abordados para analisar transversalmente a reflexão e as consequências das políticas educacionais e linguísticas da Mercosul e União Européia dentro de uma instituição oficialmente brasileira, mas com foco internacional e regional. Em conclusão, são apresentados os dados e reflexões que nos levam a evidenciar a pouca influência e o lugar que é dado às políticas lingüísticas na elaboração de diretrizes para a integração regional na América Latina, apesar da grande necessidade de fortalecer a relação entre os países deste continente.
El presente trabajo tiene objetivo describir y analizar el papel de las lenguas dentro de los procesos de integración regional a partir de un estudio de caso de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana - UNILA. En este sentido, será abordado en el primer capítulo el contexto histórico y educativo del MERCOSUR y de la Unión Europea. Serán comparados estos dos bloques económicos con el fin de brindar una comprensión de la coyuntura y el contexto en el cual están inmersos centrando nuestra atención en las políticas adoptadas en relación a los idiomas oficiales y sobre la importancia de la representación de cada uno de ellos. El segundo capítulo destaca los conceptos claves y los elementos esenciales para poder abordar esta temática teóricamente, definiendo así conceptos como: internacionalización, geopolítica del conocimiento, política lingüística y educación regional. El tercer y último capitulo se consagra al estudio de caso de la UNILA donde son abordados no solo los estatutos, estructura de la institución, sino también los programas de movilidad y acogida para poder analizar transversalmente el reflejo y consecuencias de las políticas educativas y lingüísticas del Mercosur y la Unión Europea dentro de una institución oficialmente brasileña, pero con un enfoque internacional y regional. Como conclusión serán presentados los datos y reflexiones que nos llevan a evidenciar la poca influencia y el lugar que se le otorgan a las políticas lingüísticas en la elaboración de directrices para la integración regional en América Latina a pesar de la gran necesidad de estrechar la relación entre los países de este continente
This paper aims to describe and analyze the role of languages in regional integration processes based on a case study from the Federal University of Latin American Integration - UNILA. In this sense, the historical and educational context of MERCOSUR and the European Union will be addressed in the first chapter. These two economic blocs will be compared in order to provide an understanding of the current situation and the context in which they are immersed, focusing our attention on the policies adopted in relation to the official languages and on the importance of the representation of each one of them. The second chapter highlights the main concepts and essential elements to approach this topic theoretically, defining concepts such as: internationalization, knowledge geopolitics, language policy and regional education. The third and final chapter is dedicated to the UNILA case study, where not only the statutes, the institution structure, but also the mobility and reception programs are approached to cross-examine the reflection and consequences of the educational and linguistic policies of Mercosur and European Union within an officially Brazilian institution, but with an international and regional focus. In conclusion, the data and reflections that lead us to show the little influence and the place that is given to the linguistic policies in the elaboration of directives for the regional integration in Latin America, in spite of the great necessity to strengthen the relation between the countries of this one continent

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais. Orientação: Profa. Dra. Tereza Maria Spyer Dulci e Co-Orientadora: Profa. Dra. Angela Maria Erazo Muñoz

Palavras-chave

Integração Regional, Internacionalização, Ensino Superior, Bilinguismo

Citação

TEIXEIRA, Ana Carolina Macedo. Papel das línguas nos processos de integração regional: uma análise da atuação do MERCOSUL e da União Europeia no Ensino Superior. 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Relações Internacionais e Integração) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018