Ensino de História da África nos currículos de formação de professores: estudo exploratório da UFPR
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Data
2018-01-15Autor
Pereira, Maria Luiza Viana
Sanches, Tiago Costa
Metadata
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Tendo em vista a criação e implementação da lei 10639/2003, que regulamenta a obrigatoriedade do
ensino de história da África e da cultura africana e afro-brasileira o presente trabalho tem origem em
um pré-projeto sobre as perspectivas de África presentes nos currículos na formação inicial de
professores a partir de 2012 na primeira turma da disciplina História da África na Universidade
Federal do Paraná. Portanto, o objetivo deste estudo é verificar se o currículo se propõe a discutir as
propostas da lei 10639 considerando esta proposta na formação do professor de história. Neste sentido,
através de uma breve análise das bibliografias que abordam os temas África e relações África-Brasil
no curso História da África para licenciatura em História investigamos quais conteúdos históricos
estão presentes no currículo de formação de professores. Cabe ressaltar importância de estudar os
temas África e afro-brasileiros elencados na legislação sobre pressupostos da própria ciência de
referência, reconstruindo assim a partir de uma perspectiva traumática dessas relações históricas o
processo de orientação histórica dos alunos