Os interesses sociais e as relações de poder voltadas as questões indígenas
Fecha
2018-01-15Autor
Ribas, Cristina Elena Taborda
Schmid, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos
Metadatos
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Esta pesquisa foi desenvolvida sob o aporte teórico e metodológico da Educação Histórica,
cujos fundamentos científicos estão pautados na epistemologia da História e na teoria da
Consciência Histórica (RÜSEN, 2010). Por meio do conceito substantivo (LEE, 2005) os
interesses sociais e as relações de poder voltadas as questões indígenas, busca discutir o
processo de ensino e aprendizagem em História, no qual a temática foi pensada a partir das
discussões acerca da “Burdening History” ou História Difícil. A proposta foi desenvolvida
numa perspectiva humanística para repasse aos 32 técnicos disciplinares de História que
trabalham nos Núcleos Regionais de Educação do estado do Paraná. Seu percurso foi
fundamentado nos princípios investigativos da Pesquisa Qualitativa de natureza empírica e
interpretativa, por meio de análises de documentários, imagens sobre a temática, artigos e
textos de historiadores e jornais, com a devolutiva de narrativas elaboradas pelos técnicos
disciplinares