Memória dos Povos do Campo no entorno do Colégio Estadual do Campo cornélio Pires Rebeiro, Pinhão (PR): um estudo na perspectiva na Educação Histórica
Fecha
2018-01-15Autor
Portella, Alecxandra Vanessa
Germinari, Geyso
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A educação do homem do campo tem sua complexidade no contexto das suas
memórias que fazem como que ele faça suas coisas do cotidiano, planeje seu futuro, percorra
os caminhos da roça no sentido dos caminhos da vida, verificando as informações não
verbalizadas tais como as habilidades intelectuais, sensitivas e motoras através de suas
experiências de vida. Essas lembranças compõe o mosaico da memória coletiva e cabe a
escola o papel da inserção do conhecimento metodizado como realimentação do
conhecimento cotidiano. A memória nutre o pensamento histórico que se elabora em
consciência histórica como fator de situação social e cultural de indivíduos e de comunidade.
Nas memórias dos povos do campo está o jeito de se relacionarem com a natureza, o manejo
da terra, a organização das atividades produtivas da pequena propriedade, a mão de obra
familiar, os valores e cultura que estreitam o relacionamento familiar e com os vizinhos, as
festas dos dias santos, a festa da colheita e o esquecimento do relógio em função do tempo da
natureza para que seja necessário o plantio e a colheita