O uso da primeira pessoa do plural na fala de Londrina

Imagem de Miniatura

Data

2016-01-05

Autores

Pascua Vílchez, Fidel

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Revista Signum: Estudos da Linguagem

Resumo

O presente trabalho visa descrever as diferentes variantes usadas em Londrina para se referir à primeira pessoa do plural na função de sujeito. Além do pronome pessoal nós, o português brasileiro incorpora um sintagma nominal, a gente, capaz de cumprir também essa função. Embora ambas tenham como referente a primeira pessoa do plural, a concordância com o verbo é distinta em cada caso. Às vezes também é possível achar uma discordância entre o sujeito nós e o verbo em terceira pessoa do singular que, embora não sendo gramaticalmente correta, é totalmente comunicativa. Através de uma pesquisa de campo, se mapeia a incidência das quatro possibilidades de expressão da primeira pessoa do plural, analisando registros de diversa procedência.
El presente trabajo aborda las diferentes variantes que seusan en portugués para referirse a la primera persona del plural, cuandoésta cumple la función de sujeto de la oración. Además de pronombrenós, el portugués brasileño incorpora un sintagma nominala gente, capazde cumplir también esa función sintáctica. A veces también se puedeencontrar la discordancia entre el sujetonós y el verbo en tercera personadel singular, lo cual, a pesar de no ser gramaticalmente correcto, estotalmente comunicativo. A través de una investigación de campo se 338intenta conocer la incidencia de las cuatro posibilidades de expresiónde la primera persona del plural en el habla de Londrina, analizandoregistros de diversa procedencia.

Descrição

Palavras-chave

Pronomes pessoais, Linguística - Descrição e análise

Citação

PASCUA VÍLCHEZ, F. ; O uso da primeira pessoa do plural na fala de Londrina. Revista Signum: Estudos de Linguagem. Londrina, v. 13, p. 337-351, 2010.