Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorRipa, Roselaine
dc.contributor.authorFernandes​, Alisson
dc.contributor.authorVieira, Beatriz P.
dc.date.accessioned2018-09-17T19:31:43Z
dc.date.available2018-09-17T19:31:43Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4115
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é apresentar os resultados da ação de extensão “A indústria cultural invade a escola brasileira: construindo ações na Educação Básica”, que integra o Programa de Extensão “Diálogos entre Indústria Cultural e Educação: desafios e possibilidades na Educação Básica – Etapa II (Edital Paex 2016). O programa é fundamentado na necessidade existente de trazer para o universo escolar a reflexão ausente sobre os meios de comunicação social, utilizando-os como instrumento para despertar consciências críticas. A sociedade atual, que se gaba dos avanços tecnológicos conquistados e da democratização do saber proporcionada à humanidade, revela em suas entranhas a fetichização da técnica e a reificação das consciências. Nesse sentido, podemos afirmar que vivemos em uma sociedade em que predomina a ausência de reflexão diante das manifestações da indústria cultural. Os alunos chegam à escola impregnados de mensagens midiáticas, porém, tal fato parece continuar sendo ignorado pelos professores, que acreditam apenas nos conteúdos planejados e destinados a sua disciplina. Muitos professores apresentam os recursos tecnológico para atingir seus objetivos pedagógicos, esquecendo-se, contudo, de trabalhar sobre os meios e suas mensagens. Sendo assim, o mini-curso tem o propósito de contribuir para que os participantes reconheçam que a indústria cultural invade também a escola e, diante disso, possam realizar as atividades e reconhecer a necessidade de reagir “aos espetáculos” que a indústria cultural nos impõe: discutir conceitos, bem como possibilidades de práticas pedagógicas que provoquem um posicionamento crítico dos estudantes diante das mensagens propagadas pela indústria cultural. Foram utilizadas documentários, rodas de conversa, análise de sequência didática e produções estéticas dos participantes que mobilizaram a discussão da temáticapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleMinicurso: diálogos entre indústria cultural e educação - desafios e possibilidades na educação básicapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem