Interação e inclusão social por meio de oficina de pallets de madeira

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Data

2017

Autores

Zanella, Makerli Galvan
Vieira, Aglayr Beatriz Marques
Sbrussi, Talita

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Editor

Proex/Unila

Resumo

Inclusão social no domínio da difusão ampla dos conhecimentos científicos e tecnológicos permite que suas aplicações compreendam a oportunidade de adquirir conhecimento de diversos campos que lhe dê condições de entender o seu entorno e ampliar suas oportunidades. Desta maneira este trabalho de extensão visa a interação entre jovens com deficiência cognitiva da instituição de Educação Básica, Mario Luiz, Associação Pestalozzi do Município de Guaíra-PR, com os graduandos da Universidade Tecnológica Federal, campus Dois Vizinhos-PR. O objetivo deste projeto é a interdisciplinaridade e educação inclusiva, por meio da oficina de pallets de madeira, visando uma relação mais igualitária entre alunos com deficiência tanto física quanto cognitiva e os acadêmicos frente aos portadores desta condição. A metodologia empregada foi a realização de oficina de produção artesanal ministrada aos graduandos, executando móveis planejados de acordo com projeto arquitetônico. Como resultado, foram fabricados quarenta e cinco móveis que serviram para mobiliar o CCS (Centro de Convivência Social) e contou com cento e dezessete participantes. A interação entre diferentes níveis escolares, utilizada por meio desta oficina, serviu para quebrar o paradigma social formulando interação, aprendizado, capacitando os acadêmicos e valorizando o trabalho dos alunos de ensino especial em defesa da sua normalização, além de difundir o conhecimento, socialização, convívio, e a comunicação entre os executores

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação

Palavras-chave

Educação inclusiva

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