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dc.contributor.authorBicudo, Milene Oliveira Pereira
dc.contributor.authorLima, Débora Bohrer de
dc.date.accessioned2018-09-04T17:18:47Z
dc.date.available2018-09-04T17:18:47Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4057
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractA biotecnologia é uma disciplina baseada na Ciência e no conhecimento, tendo como alicerce o ensino e a experimentação. Atividades experimentais trazem a instalação de uma relação dialógica entre teoria e prática, desenvolvendo, no aluno, habilidades ligadas ao processo científico, além de favorecer a relação aluno- professor. Dentro deste contexto, este projeto tem por objetivo difundir os conhecimentos biotecnológicos adquiridos por estudantes de nível superior à alunos de escolas municipais de Dois Vizinhos, por meio da realização de experimentos utilizando materiais de baixo custo e que contextualizam conteúdos importantes da disciplina de Ciências, trazendo dessa forma resultados mais efetivos de aprendizagem para o aluno. O estudo foi desenvolvido com turmas do 8o e 9o ano da rede municipal de Dois Vizinhos, tendo como tema central a catálise enzimática. Após uma introdução teórica sobre o assunto, a parte experimental consistiu em avaliar a atividade enzimática de diferentes marcas de detergente em pó (Omo, Tixan Ypê, Brilhante e Guanabara), sobre gelatina e pudim adquiridos no comércio local, permitindo assim, que o aluno pudesse observar a ação da protease sobre o colágeno presente na gelatina e da amilase sobre o amido do pudim. O resultado observado pelos alunos foi que a marca Omo possui tanto proteases quanto amilases já que degradou tanto a gelatina quanto o pudim, enquanto que o detergente em pó Tixan Ypê possui somente proteases; os demais detergentes em pó testados não apresentaram atividade enzimática para proteases e amilases, já que tanto a gelatina quanto o pudim ficaram consistentes. As atividades experimentais realizadas pelos próprios alunos promoveu amplo interesse das turmas com questionamentos e discussões referente à atividade enzimática, além da produção e aplicação de enzimas em processos industriais feitos em grande escalapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectProcessos biotecnológicospt_BR
dc.subjectDois Vizinhos (PR) - Brasilpt_BR
dc.titleA difusão da biotecnologia em Escolas Municipais de Dois Vizinhos: contextualizando a atividade enzimáticapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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