A validação da ludicidade como estratégia metodológica ao ensino da tabela periódica
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Dorval, Deise
Weit, Claudia Daiane
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O uso de recursos didáticos como ferramenta pedagógica associada a
ludicidade, torna o ensino mais prazeroso aos alunos. Nesta perspectiva, os jogos
lúdicos, surgem como uma alternativa, pois possibilitam o trabalho em grupos e
maior interação docente-discente. Partindo desta concepção, elaborou-se um jogo
lúdico denominado ́ ́ Caminho da Química``, que trata de um jogo de tabuleiro em
que o jogador terá informações dos elementos químicos da Tabela Periódica. No
intuito de analisar a concepção e aceitação dos alunos quanto ao uso de um jogo
lúdico para o ensino da Tabela Periódica, aplicou-se um questionário composto por
questões de múltipla escolha. O uso do lúdico através do jogo, mostrou ser um
recurso didático de ampla aceitação entre os alunos, possibilita maior interação entre
os colegas, oportunizando um ambiente descontraído mais prazeroso e oposto ao
método tradicional de ensino