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dc.contributor.authorPortelinha, Ângela Maria Silveira
dc.contributor.authorMartins, Suely Aparecida
dc.date.accessioned2018-09-03T17:30:18Z
dc.date.available2018-09-03T17:30:18Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/4030
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados provenientes das ações desenvolvidas entre a Universidade e a Escola de Educação Básica. Demonstra a possibilidade de articular o ensino, a pesquisa e a extensão na formação de professores a partir das discussões realizadas em sala de aula na disciplina de Prática de Ensino e Pesquisa sob a forma de Estágio Supervisionado II, cujo objetivo geral é analisar e compreender a organização do trabalho pedagógico e administrativo e a relação com a função do pedagogo. Para cumprir os objetivos da disciplina são organizados momentos no qual se discutem aspectos teórico- metodológicos e momentos de observações, entrevistas, participações em reuniões e elaboração de um plano de ação a partir de alguma problematização da realidade escolar. A iniciativa de efetivar o plano de ação partiu de um grupo de acadêmicos que problematizou junto com a Pedagoga da escola a necessidade de promover a formação dos estudantes relacionada ao envolvimento, tomada de decisões e participação no coletivo escolar. O plano de ação inicial foi reestruturado considerando as contribuições da professora da disciplina de Sociologia da Educação II, pesquisadora da temática “juventude e formação política.” A proposta contemplou uma dupla finalidade: contribuir para reestruturar o Grêmio Estudantil da Escola, considerando a finalidade político-cultural de formação da juventude e ao mesmo tempo qualificar o processo formativo dos acadêmicos de Pedagogia. As atividades desenvolveram-se a partir de encontros de estudo com a direção, pedagogos e acadêmicos do curso de Pedagogia e encontros de formação com os estudantes da escola sobre as concepções de política, a importância da participação e as ações do Grêmio Estudantil. A intervenção pedagógica possibilitou discutir e compreender a política com visão horizontal e ampla, para além das instituições, partidos ou relacionados à profissão do político, mas também presente na escola e na vida em geralpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGrêmio estudantilpt_BR
dc.subjectFormação - docênciapt_BR
dc.titleGrêmio Estudantil: por uma formação política na escolapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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