Grêmio Estudantil: por uma formação política na escola
Fecha
2017Autor
Portelinha, Ângela Maria Silveira
Martins, Suely Aparecida
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Este trabalho apresenta resultados provenientes das ações
desenvolvidas entre a Universidade e a Escola de Educação Básica. Demonstra a
possibilidade de articular o ensino, a pesquisa e a extensão na formação de
professores a partir das discussões realizadas em sala de aula na disciplina de
Prática de Ensino e Pesquisa sob a forma de Estágio Supervisionado II, cujo objetivo
geral é analisar e compreender a organização do trabalho pedagógico e
administrativo e a relação com a função do pedagogo. Para cumprir os objetivos da
disciplina são organizados momentos no qual se discutem aspectos teórico-
metodológicos e momentos de observações, entrevistas, participações em reuniões
e elaboração de um plano de ação a partir de alguma problematização da realidade
escolar. A iniciativa de efetivar o plano de ação partiu de um grupo de acadêmicos
que problematizou junto com a Pedagoga da escola a necessidade de promover a
formação dos estudantes relacionada ao envolvimento, tomada de decisões e
participação no coletivo escolar. O plano de ação inicial foi reestruturado
considerando as contribuições da professora da disciplina de Sociologia da
Educação II, pesquisadora da temática “juventude e formação política.” A proposta
contemplou uma dupla finalidade: contribuir para reestruturar o Grêmio Estudantil da
Escola, considerando a finalidade político-cultural de formação da juventude e ao
mesmo tempo qualificar o processo formativo dos acadêmicos de Pedagogia. As
atividades desenvolveram-se a partir de encontros de estudo com a direção,
pedagogos e acadêmicos do curso de Pedagogia e encontros de formação com os
estudantes da escola sobre as concepções de política, a importância da participação
e as ações do Grêmio Estudantil. A intervenção pedagógica possibilitou discutir e
compreender a política com visão horizontal e ampla, para além das instituições,
partidos ou relacionados à profissão do político, mas também presente na escola e
na vida em geral