Teoria dos polos de desenvolvimento e geografia crítica: uma aproximação das contribuições de Milton Santos.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015

Autores

Campos Junior, Ricardo Correia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Esta pesquisa buscou entender como a teoria dos polos de desenvolvimento de François Perroux - influente entre economistas e geógrafos no campo do planejamento e desenvolvimento regional após 1945 - influenciou na geografia os conceitos de região e espaço. Conceitos que, a partir de então, foram operacionalizados pela abstração do “espaço econômico” e sua tipologia, que divide entre espaço homogêneo, espaço polarizado e espaço programa. Noções estas, que serviram de base teórica e metodológica para os estudos regionais do Brasil pós-1964, período em que o Estado re-centralizou as decisões políticas-econômicas e (re) organizou o território nacional. Concomitante a isso e pela ânsia do planejamento e organização do espaço surgiu a controvérsia: espaço econômico e/ou espaço geográfico. Dicotomia que o geógrafo Milton Santos mostrou ser equivocada e útil apenas ao planejamento burguês vigente. Assim, para ele, o espaço é social e deve ser considerado em sua totalidade, ou seja, como instância da sociedade.
En esta investigación se buscó entender cómo la teoría de los polos de desarrollo de François Perroux - influyente entre economistas y geógrafos en el campo de planificación y desarrollo regional posterior a 1945 - influyó en la geografía los conceptos de región y espacio. Conceptos que a partir de entonces, fueron operacionalizados por la abstracción de “espacio económico” y su tipología, que divide entre espacio homogéneo, espacio polarizado y espacio programa. Estas nociones sirvieron de base teórica y metodológica para los estudios regionales de Brasil pos 1964, período en que el Estado re-centralizó las decisiones político-económicas y (re) organizó el territorio nacional. Concomitante a ello y por la inquietud de planificación y organización del espacio surgió la controversia: espacio económico y/o espacio geográfico. Dicotomía que el geógrafo Milton Santos demostró ser equivocada y útil apenas a la planificación burguesa vigente. Así, para él, el espacio es social y debe ser considerado en su totalidad, o sea, como una instancia de la sociedad.

Descrição

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Geografia. Orientador: Prof. Dr. Breno Viotto Pedrosa.

Palavras-chave

Pensamento geográfico, Polos de desenvolvimento, Planejamento estatal

Citação

CAMPOS JUNIOR, Ricardo Correia. Teoria dos polos de desenvolvimento e geografia crítica: uma aproximação das contribuições de Milton Santos. 69 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2015.