A comparação da narrativa slasher: Shock (1984) com A Hora do Pesadelo (1984)

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Data

2018-08-03

Autores

Germano, Pedro da Cunha

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Resumo

O slasher tem seu maior reconhecimento dentro do contexto estadunidense pelo fato de ser um subgênero nascido nesse território em meados de 1970. No entanto, o cenário cinematográfico brasileiro também apresentou um exemplo desse tipo de filme: Shock: Diversão Diabólica (1984). Nesse trabalho, deve-se compreender como a obra brasileira se diferenciou do tradicionalismo da narrativa pregada pelo cinema estadunidense da década de setenta e início de oitenta. Para tanto, é utilizada A Hora do Pesadelo (1984), obra lançada no mesmo ano, considerada diferente daquilo que se tinha dentro da tradição slasher, e assim notar como o filme brasileiro esteve igualmente distante do tradicionalismo da época. A importância desse tema se deve pelo estudo mais detalhado do cinema de horror dentro do cenário brasileiro, gênero cinematográfico ainda não muito explorado no âmbito nacional. Em um primeiro momento, entende-se que o slasher possui características que foram construídas e disseminadas durante aquele período. Ao olhar para o cenário de filmes de exploitation brasileiros da mesma época, pode-se entender certas similaridades que o cenário nacional já trazia em relação ao subgênero slasher. A partir daí, compreende-se como o agenciamento do olhar que o autor se utiliza é de suma importância para que as emoções e características do subgênero tenham se perpetuado. Finalmente, ao comparar A Hora do Pesadelo (1984) e Shock (1984), nota-se uma série de similaridades narrativas entre as duas obras, o que corrobora com a ideia de que o filme nacional se desvencilha da padronização das narrativas do subgênero perpetuado em território estadunidense.
Slasher films have more recognition within the US context, because it was a subgenre born in that territory in the mid-1970s. However, the Brazilian cinematographic scenario also presented an example of this type of film: Shock: Diversão Diabólica (1984). In this essay, one must understand how the Brazilian film differed from the traditionalism of the narrative preached by the American cinema of the 1970s and early 1980s. To do so, the film A Nightmare on Elm Street (1984) was used, film released in the same year, considered different from the slasher tradition, so one can understand how the Brazilian film was equally distant from the traditionalism of the time. The importance of this theme is due to the more detailed study of horror cinema within the Brazilian scenario, a cinematographic genre that has not yet been widely explored at the national level. At first sight, slasher films has characteristics that were constructed and disseminated during that period. When looking at the scenario of Brazilian exploitation films of the same time, one can understand certain similarities that the national scenario already had in relation to the slasher. From there, the way how the author uses the look of the spectator has great importance so that the emotions and characteristics of the subgenre were perpetrated. Finally, when comparing A Nightmare on Elm Street (1984) and Shock (1984), one can notice a series of narrative similarities between the two films, which corroborates with the idea that the national film departs from the standardization of the narratives perpetuated by the American subgenre

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual. Orientador: Prof. Dr. André Campos Silva

Palavras-chave

Filme Slasher - subgênero de filmes de horror, Terror - gênero cinematográfico, Horror - gênero cinematográfico, Cinema nacional - Brasil

Citação

GERMANO, Pedro da Cunha. A comparação da narrativa slasher: Shock (1984) com A Hora do Pesadelo (1984). 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018