dc.description.abstract | Este trabalho visa explicitar resultados obtidos no projeto Leituras
Dirigidas e Cinema na Escola que foi desenvolvido com alunos da EMEF Santo
Antônio Pão dos Pobres, em bairro carente de Santa Maria, sob coordenação dos
integrantes do Grupo PET Letras - UFSM. O projeto durou três anos na escola e
agora está em andamento na EEEM Naura Teixeira Pinheiro. Seu objetivo é
incentivar os alunos a lerem, refletirem e produzirem textualidades, relacionando tais
leituras com o cinema, via apresentação de curtas. O projeto foi um meio de
aproximação da Universidade com a escola, mantendo uma relação de interlocução
entre essas comunidades. A metodologia se divide em diferentes momentos.
Primeiramente, realiza-se o planejamento do projeto com o auxílio e orientação da
coordenadora do projeto e tutora do Grupo PET Letras, em encontros para que os
estudantes tenham liberdade de apresentar suas ideias. Em um segundo momento,
parte-se para a atividade em ambiente escolar, para que alunos e petianos interajam
e a proposta de trabalho seja apresentada. A cada encontro tenciona-se realizar uma
proposta diferente com apresentações orais do que eles produzem, teatros,
desenhos, pintura, atividades lúdicas, escrita criativa, como forma de criar um modo
diferenciado de aprendizagem. Logo, a atividade permite aos alunos desenvolverem
uma nova percepção na relação de escrita e cinema, principalmente por instigar
neles o desejo de conhecer o diferente, unindo linguagem e tecnologia | pt_BR |