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dc.contributor.authorFoohs, Marcelo Magalhães
dc.contributor.authorBastos, Ester Julice dos Santos
dc.date.accessioned2018-07-30T13:48:17Z
dc.date.available2018-07-30T13:48:17Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3902
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractO projeto Costurinhas, ocorrido no segundo semestre de 2016, consistiu em oficinas de confecção de artefatos envolvendo as fases de planejamento, produção manual de artesanato de feltro e avaliação do processo. O objetivo geral do projeto foi o de desenvolver a criatividade e a motricidade fina, além de habilidades e sentimentos gratificantes, através da autoria. O pressuposto teórico deste projeto está amparado pela proposta de Ausubel (2003) que indica a possibilidade de fazer diferenciações na complexidade da apropriação de conhecimentos, habilidades e competências ao longo do processo de aprendizagem, quando esta faz sentido, isto é, é significativa para o aluno. Para Ausubel, a aprendizagem é um processo ativo no qual os estudantes constroem novas ideias ou conceitos baseados em conhecimentos prévios através da ação, colocando a mão na massa. O estudante seleciona e transforma a informação, constrói hipóteses e toma decisões, contando com sua estrutura cognitiva para assim o fazer. O público-alvo consistiu em 12 crianças de 7 a 9 anos de idade oriundas de famílias carentes do bairro Mário Quintana na Zona Norte de Porto Alegre. As atividades foram realizadas em um Centro Comunitário local. O número de crianças com dificuldades na aprendizagem e engajamento nas atividades escolares matriculadas nas escolas da região do bairro Mário Quintana é grande, o que justifica um projeto de atenção voltado para o desenvolvimento de habilidades, autoestima e senso de cidadania. Durante o curso, percebemos os alunos participativos e empolgados com as atividades propostas, concentrados e ajudando-se mutuamente nas etapas de confecção dos artefatos. Observamos que o projeto justificou-se, especialmente, por desenvolver a capacidade de concentração de algumas crianças, que apresentavam dificuldade de concentração. Observamos que as regras de convivência combinadas na primeira aula foram respeitadas. Salientamos a regra do respeito mutuo e da preservação dos materiais de sala de aula. Site: http://costurinhas.weebly.com/pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.titleCosturinhas: alinhavando autoriaspt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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