dc.contributor.advisor | Oliveira, Mirian Santos Ribeiro de | |
dc.contributor.author | Silva, Bruno Lujan da | |
dc.date.accessioned | 2018-07-16T12:39:48Z | |
dc.date.available | 2018-07-16T12:39:48Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruno Lujan da. Yalorixá Marina : A Tragetória De Uma Família De Santo Na Tríplice Fronteira. 2017. 55. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História – América Latina) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/3849 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao
Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e
História da Universidade Federal da Integração
Latino-Americana, como requisito parcial à
obtenção do título de Bacharel em História –
América Latina.
Orientadora: Profa. Dra. Mirian Santos Ribeiro de
Oliveira | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia tem como proposta historicizar alguns dos processos de
intolerância religiosa em Foz do Iguaçu, analisando também, algumas das formas
resistência dos candomblecistas. Partiremos de entrevistas referentes à trajetória de
vida da Yalorixá Marina e de sua comunidade de Santo, o Ilê Asé Oju Ogún Funmilaiyó
na região. Depois de deixar São Paulo, a Yalorixá trouxe o Ilê para a cidade em 1992, e
desde então, sua comunidade religiosa promove uma série de ações voltadas ao
combate do racismo e da intolerância religiosa, como a fundação do primeiro Afoxé da
região. A Yalorixá e alguns membros do Ilê também participam de eventos, ministram
palestras, fomentando estratégias que visibilizam a vivência candomblecista no
contexto iguaçuense, de forma a combater a intolerância religiosa na cidade. De forma
a compor o presente trabalho utilizamo-nos da metodologia da história oral, sendo
realizadas entrevistas com sua família biológica e de santo. Cabe destacar nesse
sentido, que a pesquisa parte também da percepção de um silêncio que permeia a
historiografia local, no que diz respeito a história do Candomblé na região. Dessa forma,
a partir do material colhido, promovem-se reflexões a respeito de temas como: a
intolerância religiosa, o racismo, a liderança de mulheres negras, a história de afro-
brasileiros em Foz do Iguaçu, entre outros | pt_BR |
dc.description.abstract | The present monograph to historicize some of the historical processes of religious
intolerance in Foz do Iguaçu, also analyzing some of the resistance forms of the
candomblecistas. Basing your analisis in interviews focused in the trajectory of Yalorixá
Marina and its community of Santo, Ilê Asé Oju Ogún Funmilaiyó in the region. After
leaving São Paulo, Yalorixá brought the Ilê to the city in 1992, and since then, its
religious community has promoted a series of actions aimed at combating racismo and
religious intolerance, such as the foundation of the region's first Afoxé. The Yalorixá and
the members of Ilê also join events, give lectures, promoting strategies that show the
Candomblé experience in the context of Iguassu, in order to combat religious
intolerance. In order to compose the present work we use the methodology of the oral
history, as such were realized interviews with the Yalorixa’s biological and spiritual
family. It should be noted that the presente research also starts from the perception of a
silence that permeates local historiography, regarding the history of Candomblé in the
region. In this way, from the collected material, some reflections on topics such as
religious intolerance, racism, the leadership of black women, the history of Afro-
Brazilians in Foz do Iguaçu, and others are promoted | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Ilê Asé Oju Ogún Funmilaiyó - comunidade de Santo | pt_BR |
dc.subject | Candomblé | pt_BR |
dc.subject | História oral | pt_BR |
dc.title | O Ilê Asé Oju Ogún funmilaiyó: a trajetória de uma família de santo na Tríplie Fronteira | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |