As contribuições da formação macromissioneira para a construção da identidade docente

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Gastaldo, Luís Fernando
Melo, Débora Kélli Freitas de
Schneiders, Ediane Cristina
Griebeler, Fernanda Kunz

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

O Programa de Formação Continuada Macromissioneira (PFCM) constitui uma ação extensionista proposta sob coordenação da Universidade Federal da Fronteira Sul na perspectiva de efetivação social do direito universal à educação de qualidade científica e social. O programa executado inspira-se em pressupostos teóricos explicitados por Imbernón (2010), Freire (1996), Nóvoa (1999), Tardif (2012). Estabelece diálogo com os docentes e demais profissionais da Educação Básica, possibilitando aperfeiçoamentos vinculados aos seus campos profissionais e, particularmente instigando registros e publicação em e-book de experiências e reflexões resultantes do processo de formação continuada. Neste trabalho objetivamos destacar apontamentos descritos no e-book produzido pelos participantes do PFCM, que permitem considerar avanços na construção de saberes (disciplinares, curriculares e experiências) e de identidade docente e de profissionais da educação, constituídos no próprio processo formativo reflexivo

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação

Palavras-chave

Identidade, Professoralidade

Citação