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dc.contributor.authorBernardi, Caren Luciane
dc.contributor.authorLedur, Bruna
dc.contributor.authorSchiefelbein, Maria Laura
dc.date.accessioned2018-07-09T14:29:07Z
dc.date.available2018-07-09T14:29:07Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3830
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Saúdept_BR
dc.description.abstractA incidência de casos com Paralisia Cerebral (PC) em países desenvolvidos é de aproximadamente 1,5 por mil nascimentos. Em países subdesenvolvidos essa incidência é maior, sendo 7 por mil nascimentos. As crianças com PC apresentam disfunções motoras que são frequentemente acompanhadas de distúrbios da sensação, percepção, cognição, comunicação e comportamento. O déficit de mobilidade apresentado por estas crianças leva a diminuição da participação na comunidade e reduz o contato com os pares em atividades e jogos/brincadeiras. Como consequência, o desenvolvimento cognitivo, motor e social é comprometido. Vários autores sugerem que a Dança pode ser uma estratégia terapêutica que vem ao encontro das necessidades das crianças com PC, envolvendo aspectos relacionados à atividade física, treinamento funcional, bem- estar psicológico e inclusão social. A dança parece promover a estimulação emocional, social, cognitiva e física. A prática da dança com enfoque terapêutico busca estimular a aquisição motora de forma lúdica e prazerosa, desenvolvendo habilidades, tanto em indivíduos típicos, como em indivíduos com alguma patologia e/ou disfunção. Diante disto e reconhecendo as necessidades das crianças com PC, o projeto foi desenvolvido para promover, através da vivência da Dança, benefícios psicomotores, cardiorrespiratórios, cognitivos, emocionais e socioculturais às crianças com Paralisia Cerebral matriculadas na Escola de Educação Especial do Centro de Reabilitação de Porto Alegre (CEREPAL). As aulas são realizadas com a frequência de uma vez por semana. A equipe é composta por acadêmicos dos cursos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). De acordo com uma avaliação realizada com os alunos do CEREPAL em agosto de 2016, ao final de 12 meses de projeto, houve contribuição para a construção e a manutenção da saúde física, mental e afetiva, bem como o desenvolvimento da autonomia e participação social das crianças com PCpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectReabilitaçãopt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.titleGrupo Movere: Projeto de Dança para indivíduos com paralisia cerebralpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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