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dc.contributor.authorHenrique, Clayrton Monteiro
dc.contributor.authorDomingos, Alline Silva
dc.contributor.authorHenrique, Cidmara de Brito
dc.date.accessioned2018-06-28T17:36:32Z
dc.date.available2018-06-28T17:36:32Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3735
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractÉ muito importante para qualquer família controlar seus gastos domésticos evitando-se perder o controle das contas, pois três em cada quatro famílias brasileiras encontram dificuldades em chegar ao final do mês somente com recursos financeiros recebidos. Assim, percebe-se a necessidade de introduzir a Economia Doméstica na educação básica brasileira, em especial, nos ensinos fundamental e médio. Este trabalho abordará a Economia Doméstica na forma de projeto, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio (PROEJA), com o objetivo de tornar mais fácil para os participantes a tomada de decisão, a partir do aprendizado sobre como planejar e gerenciar o orçamento doméstico. Foram planejados, em conjunto com os professores do curso, doze encontros presenciais com a turma no decorrer do semestre 2017/1, proporcionando a integração e tornando mais atrativa a abordagem nas categorias escolhidas, são elas: alimentação, habitação e transporte. Dentro de cada uma delas foram abordados temas adaptados às disciplinas regulares no decorrer do projeto. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que todos perceberam a importância de planejar e de controlar seu orçamento familiar periodicamente, bem como a necessidade de alteração de seu comportamento de consumo para evitar inadimplência. O projeto revelou que todos os alunos já se depararam com dúvidas ao tomar decisões financeiras, logo uma abordagem aproximando a realidade vivenciada por eles foi a forma encontrada para facilitar a aprendizagem, analisando as categorias apresentadas, quebrando “mitos” e diferenciando a real necessidade do desejo de comprar. Por fim, considerando o feedback da turma, enfatiza-se a importância de dar continuidade nesse projeto de modo que possa vir a ser incorporado na grade curricular do PROEJA, como componente curricular obrigatória, pois é onde se concentra o maior impacto social devido à autonomia libertadora que a educação pode proporcionar na vida do alunopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEconomia doméstica - orçamentopt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.titleEconomia doméstica: uma abordagem aplicada ao Programa de Educação de Jovens e Adultos do IFSC Campus São Josépt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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