Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCamargo, Edson Carpes
dc.contributor.authorDors, Jussára Capellari
dc.date.accessioned2018-06-25T19:30:01Z
dc.date.available2018-06-25T19:30:01Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3726
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractConsiderando a necessidade de debates constantes que tenham como foco o processo educativo e a prática docente, elaborou-se o presente estudo abrangendo a comunidade de estudantes do 3o ano do Ensino Fundamental do município de Bento Gonçalves e os acadêmicos do Curso de Pedagogia do IFRS – Campus Bento Gonçalves, num processo de permanente reflexão sobre a práxis pedagógica. Diante disso, o objetivo central deste estudo visa entrelaçar a qualificação do processo de formação inicial docente com a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas durante o processo de alfabetização dos estudantes participantes. Nesse sentido, esta ação inter-relaciona ensino, pesquisa e extensão num sentindo de interlocução com o fazer pedagógico, consolidando o ato educativo como momento processual, propiciando a práxis pedagógica. Sendo assim, são realizadas atividades planejadas pelos acadêmicos do curso de Pedagogia as quais são aplicadas com estudantes de escolas públicas que estejam matriculados no 3o ano do Ensino Fundamental e que apresentem dificuldades no processo de alfabetização. Nossas intervenções tem ocorrido na Escola Municipal de Educação Básica Professor Noely Clemente da Rosa, atendendo a 16 estudantes com idade entre 9 e 12 anos que participam, semanalmente de 6 horas de atividades dirigidas. Com isso, quer-se auxiliar na redução da taxa de retenção escolar no 3o ano e proporcionar aos acadêmicos uma reflexão profunda sobre a importância da prática pedagógica. Os resultados têm oportunizado aos acadêmicos identificarem-se como sujeitos ativos de sua própria formação, aperfeiçoando suas práticas de ensino, pesquisa e extensão, por meio de iniciativas voltadas ao desenvolvimento integral da criançapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPráxis pedagógicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleO processo de formação docente e a prática pedagógica: ações de extensão voltadas para a práxispt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples