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dc.contributor.authorNascimento, Gisele Fraga do
dc.contributor.authorSchwarz, Josi Cristina
dc.contributor.authorMachado, Joice
dc.contributor.authorHaencke, Willian
dc.date.accessioned2018-06-25T19:12:46Z
dc.date.available2018-06-25T19:12:46Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3719
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O projeto Ação e Inclusão é uma ação do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) do IFRS, Campus Restinga, que consiste em verificar, avaliar adaptar e desenvolver recursos físicos, digitais e pedagógicos, necessários para os educandos, minimizando suas dificuldades no desenvolvimento cognitivo e motor, envolvendo a comunidade interna e externa. Definição do problema: cada indivíduo possui uma dificuldade funcional específica e diferente para realizar as atividades do cotidiano, mas muitos deles não tem os recursos adequados às suas necessidades, então ele utiliza os recursos existentes que nem sempre contempla as suas carências, a condição ideal seria possuir um ambiente apropriado às suas características. Objetivo: promover a cultura das diferenças na educação para a convivência na diversidade; adaptar materiais didáticos e pedagógicos para alunos com necessidades educacionais específicas inclusos nos cursos regulares ou nos cursos de capacitação promovidos pelo IFRS. Transcrever, escanear, construir material em relevo, descrever imagens, auxiliar os servidores na construção do material para as aulas, bem como divulgar para a comunidade interna e externa algumas atitudes pertinentes; Pesquisar assuntos relacionados a acessibilidade: tecnologias assistivas, softwares educativos, habitação universal, entre outros. Também auxiliar as escolas públicas e especiais do bairro. Justificativa e Motivação: Qualquer pessoa com deficiência tem o direito de expressar seus desejos com relação à sua educação, tanto quanto estes possam ser realizados. Pais possuem o direito inerente de serem consultados sobre a forma de educação mais apropriada às necessidades, circunstâncias e aspirações de suas crianças. Metodologia: Primeiro levantamos as necessidades dos alunos que precisam de materiais adaptados, após iniciamos a pesquisa para encontrar recursos apropriados para cada necessidade, confeccionamos ou compramos o material, realizamos um teste com o aluno para observarmos se atendemos a sua necessidade e confirmando a eficácia do recurso o material é entregue para o alunopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAção e inclusãopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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