Atividades experimentais no ensino de física e biologia: uma proposta às escolas da Rede Estadual de Pitanga

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Orvatti, Lilian
Santos, Milene Fernanda dos
Souza, Maicon Rogério de

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Proex/Unila

Resumo

Os conteúdos muito teóricos e pouco contextualizados são apontados pelos alunos como principal motivo de desinteresse pelas aulas de ciências. Os professores por sua vez, assumem que o ensino de ciências, e mais especificamente da física, é muito teórico, além de que é constada falta de tempo para atividades alternativas devido aos extensos programas e faltam condições materiais para realizarem atividades práticas. Soma-se a isso o fato de que os laboratórios das escolas públicas são escassos no que se refere à estrutura. Entretanto, existem formas para se contornar essas dificuldades: há na literatura inúmeras propostas de experimentos alternativos de baixo custo que podem ser realizados na própria sala de aula e que proporcionam um aprendizado mais eficaz e atrativo que as tradicionais aulas expositivas. Diante disso, o objetivo deste projeto de extensão é proporcionar a restauração de atividades práticas no ensino de física e biologia nas escolas da rede estaual da cidade de Pitanga-PR. Para isso, identificou-se a necessidade de promover ações para melhorar a estrutura dos laboratórios de ciências das escolas e qualificar os professores da área. Juntamente ao Núcleo de Educação do município, foram selecionadas seis escolas para participar do projeto, as quais foram investigadas quanto à estrutura, materiais/ equipamentos disponíveis e disposição de laboratoristas. Aos professores foram oferecidas oficinas, onde se orientou o uso de alguns equipamentos existentes nos laboratórios e foram disponibilizadas apostilas contendo roteiros de atividades práticas que podem ser realizadas a partir de materiais de baixo custo. A principal contribuição deste trabalho foi melhorar o ensino nas escolas da rede estadual de Pitanga, por meio da retomada das atividades experimentais em sala de aula

Descrição

Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educação

Palavras-chave

Atividades experimentais, Modelos didáticos - Biologia, Modelos didáticos - Física

Citação