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dc.contributor.authorChaigar, Vânia Alves Martins
dc.contributor.authorSoares, Luiz Paulo da Silva
dc.date.accessioned2018-06-19T19:09:38Z
dc.date.available2018-06-19T19:09:38Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3663
dc.descriptionAnais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractO Projeto de extensão, PROEXT/2016, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG está sediado no Núcleo EDUCAMEMÓRIA do Instituto de Educação e busca ampliar redes formativas, que ressignifiquem a compreensão hegemônica sobre a produção de conhecimento. Tem entre os principais objetivos fomentar o diálogo intercultural e o reconhecimento do outro como um alterno e evidenciar o conceito da incompletude cultural. Reconhecemos que a cidade é permeada por movimentos, ações, saberes, reflexões, experiências muitas vezes invisibilizadas ou que não são reconhecidas academicamente, mas que não podem ser desperdiçadas, conforme alertou o sociólogo Boaventura de Sousa Santos. Concordamos com a associação entre a ciência e a imaginação criativa, da poética com a epistemologia para romper com o “império da visão” para aprendermos a ver o invisível que, na perspectiva do geógrafo Milton Santos, significa ver o que ainda não existe, mas (potencialmente) já está lá. Nessa direção almejamos, mesmo que numa construção pacienciosa e nos condicionantes históricos, aproximações com grupos, escolas, espaços não formais de educação, ONGs, etc., mediante a metodologia da “rede de saberes”, que leva em consideração os sujeitos da cidade, seus espaços e tempos, e a pluralidade epistemológica. Fazem parte da mesma, rodas de diálogo, ateliês e oficinas formativas, seminários e outras formas de interlocução originadas no processo. Como resultados parciais desse investimento assentado no paradigma emergente, focado na emancipação, temos aumentado a credibilidade junto a professores de escolas públicas e de educação popular, construído parcerias com grupos de defesa de humanos e não humanos, estimulado a participação de licenciandos em atividades que intercambiam com a cidade, articulado associações com outras instituições acadêmicas, cujos intercâmbios sancionam uma aliança epistemológica, estética e cultural. Nesse processo confirmamos a importância da abertura epistemológica, do reconhecimento da incompletude cultural e da territorialidade na produção de sociabilidades capazes de alterar conhecimentos e racionalidades subalternaspt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherProex/Unilapt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectTerritorialidadespt_BR
dc.titleCultura, Estética e Formação: Redes de Saberes, imcompletudes e territorialidadespt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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