Now showing items 38-57 of 407

    • Assistiva: tecnologia para a inclusão social 

      Araujo, Celso José Faria de; Pauli, Mateus Rodrigues; Moraes, Letícia Lohn de; Schroeder, Alessandra; Souza, Fernanda Ochner de; Pereira, Mayara Regina; Buzzi, Samuel (Proex/Unila, 2017)
      Segundo o censo de 2010 do IBGE, mais de 100 mil pessoas apresentam algum tipo de deficiência na região de Joinville, a partir disso, viu-se a necessidade do desenvolvimento de um projeto que pudesse auxiliar o dia-a-dia ...
    • Atelier Pedagófico Bílingue 

      Giordani, Liliane Ferrari; Ribas, Gabriella Lampresa (Proex/Unila, 2017)
      O Projeto de Extensão Atelier Pedagógico Bilíngue tem pautado suas ações pelo conceito de surdez enquanto construção social, e não como falta biológica. Neste sentido, traçamos o objetivo de promover a interação social ...
    • O Ateliê da infância como espaço de interações e brincadeiras 

      Mota, Maria Renata Alonso; Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira; Pereira, Cleusa Maria Moraes; Marinho, Andriele dos Santos; Souza, Anna Larissa; Maciel, Dayanne de Oliveira; Almeida, Daniela de Almeida; Ribeiro, Lóry da Silveira; Tarouco, Lisandra Soares; Garcia, Maiara Mesquita; Gomes, Ursula Silva Souza (Proex/Unila, 2017)
      O Ateliê da Infância, projeto que está vinculado ao Programa de Extensão Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, foi proposto com o objetivo de oportunizar ...
    • Atenção integral à saúde da comuindade escolar - AISCE: atenção à fala do escolar 

      Ribas, Letícia Pacheco; Faleiro, Amanda; Zahr, Laura dos Santos Abon; Lucas, Amanda (Proex/Unila, 2017)
      Em uma aquisição típica de linguaguem do Português Brasileiro, a fonologia é estabilizada aos 5 anos de idade. Crianças que possuem alguma dificuldade na aquisição da fonologia, podem ser diagnosticadas com transtorno ...
    • Atendimento Clínico, Cirúrgioco e Laboratorial aos animais de Realeza - PR e região 

      Gonçalves, Gentil Ferreira; Freitas, Gabrielle Coelho; Dalmolin, Fabiola (Proex/Unila, 2017)
      O Programa de Atendimento Clínico, Cirúrgico e Laboratorial aos Animais de Realeza-PR e Regiaõ é um ação contínua vinculada às atividades desenvolvidas na Superintendência Unidade Hospitalar veterinária Universitária da ...
    • Atendimento psicoeducacional a crianças com problemas de escolarização e TDAH 

      Bonadio, Rosana Aparecida Albuquerque; Leal, Luiz Donadon; Tuleski, Silvana Calvo; Teixeira, Ana Carolina Macedo; Tomeix, Beatriz Rabelo; Tanaka, Flávia Sayuri; Beltrame, Larissa Andrade; Silva, Patrícia Barbosa da; Liberato, Vivian Reis; Nisterac, Wellington de Souza; Costa, Willian Gabriel Tavares (Proex/Unila, 2017)
      O presente trabalho consiste em um relato de experiência oriundo das intervenções em projeto de extensão, pautado nos pressupostos teóricos da Psicologia Histórico-Cultural sobre queixas escolares relacionadas ao ...
    • Atitudes que salvam vidas: primeiros cuidados em caso de emergência até a chegada do serviço especializado 

      Tuzzin, Leandro; Souza, Amanda Tamara de; Souza, Jorge de; Stobbe, Júlio César (Proex/Unila, 2017)
      Os acidentes são a principal causa de mortalidade e invalidez entre os jovens. Este trabalho busca apresentar o Projeto de Extensão desenvolvido em agosto de 2015 a agosto de 2016 com o objetivo de orientar estudantes ...
    • A atividade física na integração entre a Universidade e a Comunidade: ações extensionistas em dança, ginástica e esporte adaptado na Unicentro, Guarapuava-PR 

      Mattes, Verônica Volski; Fornaciari, Shauane Emanuela; Moraes, André Lucas (Proex/Unila, 2017)
      É consenso a importância da prática regular de atividades físicas, seja para a saúde física, psicológica ou social da população em geral. Este texto objetiva apresentar ações realizadas por três projetos de extensão, ...
    • Atividade grupal em saúde: percepção de mulheres-mães de estudantes de uma APAE 

      Hildebrandt, Leila Mariza; Rodrigues, Tamila; Bornholdt, Larissa (Proex/Unila, 2017)
      O trabalho em grupo é uma estratégia importante para se desenvolver ações centradas na promoção de saúde e prevenção de doenças. A partir da implementação de um grupo formado por mulheres-mães de estudantes da Associação ...
    • Atividades de aventura como tema gerador na escola: proposta pedagógica do Grupo de Estudos do Lazer - GEL 

      Pimentel, Giuliano Gomes de Assis; Zanon, Alisson Carlos; Lima, Cinthia Maria da Costa (Proex/Unila, 2017)
      O GEL realiza atividades/estudos de lazer e aventura. O objetivo foi aprofundar os trabalhos do projeto de Extensão articulando com a educação para o lazer. Trata-se de uma pesquisa-ação. Os resultados demonstram que as ...
    • Atividades experimentais no ensino de física e biologia: uma proposta às escolas da Rede Estadual de Pitanga 

      Orvatti, Lilian; Santos, Milene Fernanda dos; Souza, Maicon Rogério de (Proex/Unila, 2017)
      Os conteúdos muito teóricos e pouco contextualizados são apontados pelos alunos como principal motivo de desinteresse pelas aulas de ciências. Os professores por sua vez, assumem que o ensino de ciências, e mais especificamente ...
    • Aviafauna en la reserva Itacuarahyg: municipio de 9 de Julho 

      Andrea, Carbone Verónica; Palavecino, José Anibal; Vier, Fernando Javier (Proex/Unila, 2017)
      El presente trabajo consistió en el relevamiento preliminar de las especies de aves en la Reserva Privada Itacuarahyg. La finalidad del trabajo fue utilizar la información obtenida en actividades de educación ambiental ...
    • Bacia de Evapotranspiração, uma forma eficiente no tratamento do esgoto na zona rural 

      Crispim, Jefferson de Queiroz; Marchezoni, Izabela Rosa; Athaydes, Tiago Vinicius Silva (Proex/Unila, 2017)
      No Brasil o tratamento de esgoto ainda é muito baixo, especialmente em áreas rurais de agricultura familiar e com isso se tornaram indispensáveis à criação de tecnologias alternativas para a recuperação dessas áreas ...
    • Banda comunitária da UFCSPA: um espaço de aprendizagem informal 

      Santos, Marcelo Rabello dos; Brasil, Alissa Costa; Gause, Dominik Campos; Santos, Marcelo Rabello dos (Proex/Unila, 2017)
      A Banda Comunitária é um projeto de extensão da UFCSPA. Iniciado em 2013, busca estreitar laços entre a comunidade acadêmica e a comunidade em geral através da música instrumental. Vem se constituindo como um espaço de ...
    • Bem-Estar Animal: uma forma interdisciplinar de integrar a Escola e a Comunidade 

      Ayres-Peres, Luciane; Santos, Jairo Conceição da Silveira dos (Proex/Unila, 2017)
      Com o enfoque na interdisciplinaridade, devido às diversas mudanças nos paradigmas da sociedade, o projeto visou abordar, com os alunos do 7° ano da Escola de Ensino Fundamental São José, no município de Jaguari/RS, as ...
    • Bibliotecas em ação: festival de histórias 

      D’Acampora, Daniela Cristina Paulo; Biondo, Uianes Luiz Rockenbach (Proex/Unila, 2017)
      Desde 2010, através de um projeto intitulado Biblioteca em Ação: contar, encantar e educar, a Biblioteca Mario Quintana do Instituto Federal Farroupilha – IFFAR, Campus Santo Augusto incentiva a leitura e promove cultura ...
    • Brasil-Moçambique: a experiência internacional do NCEP 

      Vieira, Toni André Scharlau (Proex/Unila, 2017)
      Este artigo tem como objetivo apresentar o Núcleo de Comunicação e Educação Popular (NCEP) e os resultados que foram e que vem sendo alcançados a partir do convênio entre a UFPR e a Universidade Eduardo Mondlane, de Maputo, ...
    • A brincadeira é de menina ou menino? 

      Simeoni, Maria Cristina; Périco, Samantha Cristina Macedo (Proex/Unila, 2017)
      O tema deste trabalho de extensão é a questão de gênero na Educação Infantil. Gênero é utilizado para designar relações socialmente construídas entre os sexos, rejeita justificativas exclusivamente biológicas. O objetivo ...
    • A Brincadeira no desenvolvimento infantil 

      Müller, Verônica Regina; Tótoli, Danielle Cristina Goularte; Marchi, João Alfredo Martins; Natali, Paula Marçal (Proex/Unila, 2017)
      O presente texto tem como objetivo dialogar a relação das brincadeiras infantis com a produção cultural construída entre pares e destes com os adultos. A metodologia utilizada pauta-se num estudo bibliográfico tendo como ...
    • Brincar para aprender para brincar: as experiências e ações extensionistas do Projeto de Lixo a Bicho 

      Peixe, Rita Inês Petrykowski; Kremer, Laura Pioli; Helm, Raquel Garcia; Fabri, Cássio Angelo; Steinbraenner, Lucas; Stefanello, Arthur Eberhardt; Novais, Milena Casarin de; Ferreira, Helena Carolina (Proex/Unila, 2017)
      O Projeto de extensão de “DE LIXO A BICHO: Ações de educação socioambiental por meio de materiais lúdico residuais” é d​ esenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC, Câmpus Itajaí e tem como objetivo o ...