Itens para a visualização no momento 167-186 of 407

    • Formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental 

      Kuhn, Malcus Cassiano; Molin, Naiara Dal; Marchesan, Michele Roos; Araújo, Helena Miranda da Silva (Proex/Unila, 2017)
      A presente ação de extensão consiste numa formação continuada para 36 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas do município de Bom Retiro do Sul/RS. A intenção é discutir as estratégias de ...
    • A formação de pequenos leitores: um trabalho extensionista com as habilidades de leitura, escrita e interpretação 

      Cardoso, Paula Fernanda Eick; Garcia, Dionatan Born (Proex/Unila, 2017)
      Faremos um relato das atividades desenvolvidas em 2017 no projeto de extensão “Trabalho com as habilidades de leitura, escrita e interpretação”. Temos proposto oficinas semanais aos alunos da Escola Municipal de Ensino ...
    • Formação em Educação Ambiental para professores da Rede Pública de Ensino - SOS Fauna 

      Carniatto, Irene; Micoanski, Mayara (Proex/Unila, 2017)
      O projeto foi desenvolvido pelo Parque das Aves, em parceria com UNIOESTE, Núcleo Regional de Educação e Parque Nacional do Iguaçu(PNI). O SOS FAUNA traz a formação para a ética do cuidado e senso de pertencimento ao PNI ...
    • Formação na fronteira: uso significativo das TIC 

      Cardoso, Vanessa Mattoso; Duarte, Larissa Francielle Martinez Rodrigues; Cordenonzi, Walkiria Helena (Proex/Unila, 2017)
      O projeto que aborda a formação na fronteira surgiu para atender uma demanda local, tendo sua primeira edição no ano de 2014, unindo as comunidades de Sant'Ana do Livramento/Br e Rivera/Uy, em prol do fortalecimento da ...
    • Formação permanente de educadores(as) e a apropriação pedagógica das TICs: relatos de uma experiência extensionista 

      Malaggi, Vitor; Siementkowski, Bruna Carolina (Proex/Unila, 2017)
      O artigo apresenta e discute os resultados alcançados na Ação de Extensão “Oficinas de TICs e Planejamento Pedagógico”, vinculada ao Programa “Formação permanente de educador@s: saberes e práticas necessárias à docência ...
    • A formação teórica como preparação para a extensão em Direitos Humanos 

      Dmitruk, Erika Juliana; Martins, Felipe Cavichioli; Morato, Victória Quaglia (Proex/Unila, 2017)
      A formação como etapa que antecede as ações extensionistas justifica-se na necessidade de entendimento das situações concretas com as quais o extensionista se depara. No caso do projeto em tela, Lutas: Assessoria Jurídica ...
    • Fortalecimento da Aquicultura regional com foco no desenvolvimento sustentável 

      Signor, Altevir; Wenzel, Andréia; Viana, Mayara Cristina Marcondes (Proex/Unila, 2017)
      O presente estudo teve por objetivo desenvolver e avaliar a aceitação de bolo de chocolate enriquecidos com proteína de peixe como forma de agregar qualidade nutricional a produtos de consumo cotidiano. Foram realizados ...
    • Frequência do anticorpo Anti-T.Cruzi na população masculina do Município de Bandeirantes - PR 

      Guerra-Silva, Natália Maria Maciel; Almeida, Laio Preslis Brando Matos de (Proex/Unila, 2017)
      A doença de chagas (DC), ou Tripanossomíase Americana, é uma doença tropical negligenciada, de elevada prevalência e expressiva morbimortalidade. É ocasionada pela infecção humana pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Segundo ...
    • Geotecnologias como recurso didático na Educação básica 

      Cirolini, Angélica; Silva, Rosane Vieira da; Fonseca, Elisandra Hernandes da (Proex/Unila, 2017)
      Com o crescente acesso aos meios digitais os alunos esperam aulas mais dinâmicas e interativas, fazendo que os professores busquem aperfeiçoamento. Por outro lado, os mapas, muitas vezes, não representam o espaço ...
    • Gestão intersetorial de Serviços Sociais 

      Marian, Sérgio; Eyerkaufer, Marino L.; Stüpp, Diego Rafael; Pletsch, Caroline Sulzbach; Debroski, Bruna França; Costa, Sandra Isabela Olmedilla (Proex/Unila, 2017)
      Este programa foi criado, já em 2010, visando contribuir com a coordenação de esforços entre os setores públicos e privados, além da comunidade organizada (terceiro setor), visto que esses se envolvem em questões de ...
    • O gênero notícia em sala de aula 

      Marins, Ida Maria Morales; Gomes, Priscilla Bendersky (Proex/Unila, 2017)
      Interessadas em pesquisar a pertinência e eficácia do trabalho com os gêneros textuais mediante a metodologia das Sequências Didáticas (SD) apresentada por DOLZ; SCHNEUWLY, 2007), foi proposto, para os anos de 2016 e ...
    • Ginga: história e cultura afro-brasileira na escola 

      Monteiro, Claudia; Souza, Gabriela Assoni de; Vieira, Vitor Daniel Schmitt (Proex/Unila, 2017)
      Considerando-se a lei federal n. 10.639/03 sobre a obrigatoriedade do ensino da História e da cultura africana e afro-brasileiras nas escolas, o Projeto de Extensão “Ginga: História e Cultura Afro-Brasileira na Escola” ...
    • Grêmio Estudantil: por uma formação política na escola 

      Portelinha, Ângela Maria Silveira; Martins, Suely Aparecida (Proex/Unila, 2017)
      Este trabalho apresenta resultados provenientes das ações desenvolvidas entre a Universidade e a Escola de Educação Básica. Demonstra a possibilidade de articular o ensino, a pesquisa e a extensão na formação de professores ...
    • Grupo de apoio a casais em situação de infertilidade conjugal 

      Hayashi, Ednéia Aparecida Peres (Proex/Unila, 2017)
      Pesquisas apontam que 20% dos casais no mundo enfrentam a situação de infertilidade, tendo como fatores agravantes o estresse, a ansiedade e outros fatores limitantes que estão presentes na vida moderna. Além disso, o ...
    • Grupo de cuidado e atenção à saúde dos pacientes com esclerose múltipla: uma proposta multidisciplinar 

      Rodrigues, Luciano Palmeiro; Catarino, Bruna Maciel (Proex/Unila, 2017)
      A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença autoimune, crônica, progressiva, altamente incapacitante. O Projeto Fisioterapia Neurofuncional Ambulatorial na Esclerose Múltipla tem por objetivo prestar consultoria e orientação ...
    • Grupo de danças tradicionais gaúchas tradição cultura herança Tche UFRGS: uma década de história 

      Cunha, Maria Luísa Oliveira da; Petri, Luís Gustavo Miranda (Proex/Unila, 2017)
      A Extensão universitária tem papel fundamental na relação sociedade/universidade dando sustentação ao ensino público superior brasileiro. O projeto de Extensão Grupo de Danças Tradicionais Gaúchas Tradição Cultura Herança ...
    • Grupo de estudo: graffiti, sociedade e universidade 

      Amâncio, Weslei Trevizan; Dias, Matheus Santos (Proex/Unila, 2017)
      A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) se destaca por ser uma das únicas instituições de ensino superior no país com ênfase na área tecnológica. O Campus de Londrina, relativamente novo, possui atualmente ...
    • Grupo de Estudos sobre as ideias de Bakhtin e do Círculo 

      Baumgartner, Carmen Teresinha; Melgarejo, Karen; Pereira, Ana Flávia (Proex/Unila, 2017)
      O projeto Grupo de Estudos de Bakhtin e do Círculo tem como objetivo realizar estudos teóricos sobre o que se conhece por “pensamento bakhtiniano”. O grupo era constituído por vários pensadores, incluindo Mikhail Bakhtin, ...
    • Grupo de Gestantes como forma de empoderamento das mulheres 

      Kerber, Nalú Pereira da Costa; Neves, Aline Bandeira das; Mendes, Júlia Moraes; Costa, Melissa Guterres; Nunes, Giovana de Pires; Bandeira, Priscila de Marco; Negreira, Andressa Silva (Proex/Unila, 2017)
      O empoderamento feminino é um instrumento muito importante para que as mulheres consigam satisfazer as suas escolhas e possam então exercer seus direitos e sua cidadania. Contrário a isso, percebe-se que muitas mulheres ...
    • Grupo Movere: Projeto de Dança para indivíduos com paralisia cerebral 

      Bernardi, Caren Luciane; Ledur, Bruna; Schiefelbein, Maria Laura (Proex/Unila, 2017)
      A incidência de casos com Paralisia Cerebral (PC) em países desenvolvidos é de aproximadamente 1,5 por mil nascimentos. Em países subdesenvolvidos essa incidência é maior, sendo 7 por mil nascimentos. As crianças com ...