Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeneses, Gerson Galo Ledezma
dc.contributor.authorGóes, Virginia Santiago dos Santos
dc.date.accessioned2018-05-21T15:25:52Z
dc.date.available2018-05-21T15:25:52Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationGÓES, Virginia Santiago dos Santos. Colonialidad del saber y la dinámica universitaria latinoamericana: reflexiones desde y con el eje de Fundamentos de América Latina de la UNILA. 2018. 180 f. Disertación (Maestría en Integración Contemporánea de América Latina) – Instituto Latino-americano de Economia, Sociedade e Política (Instituto Latinoamericano de Economía, Sociedad y Política), Universidade Federal da Integração Latino-americana (Universidad Federal de Integración Latinoamericana). Foz do Iguaçu, 2018
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3643
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Integração Latino-Americana, nas áreas de Relações Internacionais e Ciência Política. Orientador: Prof. Dr. Gerson Galo Ledezma Meneses
dc.description.abstractEste trabalho tem como temática a construção do conhecimento no ambiente universitário latino-americano. Objetiva-se analisar a conformação do conhecimento moderno na universidade a partir da identificação do contexto mundial como profundamente marcado pela colonialidade do saber e pela geopolítica do conhecimento. Para tanto, elege-se como estudo de caso o eixo de Fundamentos de América Latina do Ciclo Comum de Estudos da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), na intencionalidade de compreender suas possibilidades e seus desafios epistêmicos. Em termos metodológicos, opta-se por uma transversalidade de recursos teórico-bilbiográficos, documentos oficiais, entrevistas com docentes e elementos de pesquisa participante. Considera-se que a estrutura moderna que caracteriza o ensino superior na América Latina dificulta, em questões administrativas/institucionais, a implementação de propostas pedagógicas diferenciadas, obstaculizando sua potencialização epistêmica. Este processo investigativo se justifica por sua contribuição ao campo de Estudos Latinoamericanos e às Relações Internacionais, ressaltando a indissociabilidade entre a realidade material e a construção de conhecimentos, fator essencial para entendimento das relações entre os âmbitos local, nacional, regional e mundial.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo tiene como temática la construcción del conocimiento en el ambiente universitario latinoamericano. Se pretende analizar la conformación del conocimiento moderno en la universidad desde la identificación del contexto mundial como profundamente enmarcado por la colonialidad del saber y por la geopolítica del conocimiento. Para ello, se elige como estudio de caso el eje de Fundamentos de América Latina del Ciclo Común de Estudios de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA), con la intencionalidad de comprender sus posibilidades y sus desafíos epistémicos. En términos metodológicos, se opta por una transversalidad de recursos teórico-bibliográficos, documentos oficiales, entrevistas con profesores y elementos de investigación participante. Se considera que la estructura moderna que caracteriza la enseñanza superior en América Latina dificulta, en cuestiones administrativas/institucionales, la implementación de propuestas pedagógicas diferenciadas, obstaculizando su potencialización epistémica. Este proceso investigativo se justifica por su contribución al campo de Estudios Latinoamericanos y a las Relaciones Internacionales, subrayando la inseparabilidad entre la realidad material y la construcción de conocimientos, factor esencial para entendimiento de las relaciones entre los ámbitos local, nacional, regional y mundial
dc.description.abstractThis work has as its theme the construction of knowledge in the Latin American university environment. It aims to analyze the conformation of modern knowledge in the university from the identification of the world context as deeply marked by the coloniality of knowledge and the geopolitics of knowledge. For this purpose, the Fundamentals of Latin America axis of the Common Cycle of Studies of the Federal University of Latin American Integration (UNILA) is chosen as the case study with the intentionality of understanding its epistemic possibilities and challenges. In methodological terms, we opt for a transversality of theoretical-bibliographic resources, official documents, interviews with teachers and participant research elements. We consider that the modern structure, which characterize the higher education in Latin America, makes it difficult in administrative/institutional matters to implement differentiated pedagogical proposals, hindering their epistemic potentialization. This investigative process is justified by its contribution to the field of Latin American Studies and to International Relations, highlighting the inseparability between material reality and the construction of knowledge, an essential factor for understanding relations between local, national, regional and global spheres
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectUniversidade e faculdades - América Latinapt_BR
dc.subjectConstrução de conhecimentos
dc.subjectColonialidade do saber
dc.subjectFundamentos de América Latina
dc.titleColonialidade do saber e a dinâmica universitária latino-americana: reflexões desde e com o eixo de Fundamentos de América Latina da UNILApt_BR
dc.typemasterThesispt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples