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dc.contributor.advisorOliveira, Renata Peixoto de
dc.contributor.authorRocha, Felipe Cordeiro da
dc.date.accessioned2015-11-03T15:16:25Z
dc.date.available2015-11-03T15:16:25Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationROCHA, Felipe Cordeiro. Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplice fronteira. 70 p. Trabalho de conclusão de curso de bacharel em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/360
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina. Orientador: Prof. Dra. Renata Peixoto de Oliveira.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as políticas formuladas para a educação do campo nos últimos dez anos, sob a égide dos governos chamados progressistas de Nestor e Cristina Kirchner na Argentina, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff no Brasil e Fernando Lugo que governou o Paraguai entre 2008 e 2011. O objetivo aqui é perceber se estas políticas têm conseguido avançar rumo à diminuição das assimetrias sociais entre o campo e a cidade através da educação. De uma maneira geral, pretendem-se analisar estas políticas e confrontá-las com a realidade das populações do campo e a partir disto perceber quais são alguns dos seus principais desafios. É importante ressaltar que o trabalho de campo foi realizado em três escolas rurais, localizadas na cidade paraguaia de Minga Guazú no Alto Paraná, Wanda na província argentina de Misiones e na cidade brasileira de Matelândia no estado do Paraná e se deu através de entrevistas com pais, alunos e professores e da observação participante. A preocupação apresentada com os níveis de educação rural justifica-se pelos altos índices de analfabetismo apresentados pelas regiões rurais dos três países em comparação com os índices apresentados nas regiões urbanas. Evidencia-se, no entanto, que houvera avanços quanto a formulação e implementação de políticas educativas para os camponeses, porém cabe destacar que estas políticas não podem estar dissociadas de medidas sociais e econômicas que garanta sua permanência no campo e respeite suas características e os governos chamados progressistas que se elegeram com o apoio dos movimentos sociais do campo com o compromisso de fazer reforma agrária acabaram por secularizar este compromissopt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the policies formulated in the last years under the aegis of the so-called progressive Governments of Nestor and Cristina Kirchner in Argentina, Luiz Inácio Lula da Silva and Dilma Rousseff in Brazil and Fernando Lugo in Paraguay for the education of the people from the countryside and if these policies have achieved progress towards the reduction of social imbalances between the countryside and the city through education. In General, it intends to analyze these policies and confront them with the reality of countryside populations and from this, realize what some of their main challenges are. Besides, this paper is in quest of finding if there are any linkages between these policies formulated in the three countries within the framework of MERCOSUL. In methodological terms, it is important to note that the field work was conducted in three rural schools located in the Paraguayan city of Minga Guazú in Alto Paraná, Wanda in the Argentine Province of Misiones and in the Brazilian city of Matelândia in Paraná State, through interviews with parents, students, teachers and participant observation. The concern presented with the levels of rural education is justified by high rates of illiteracy presented by countryside regions from the three countries compared with the indexes presented in urban regions
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectTríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)pt_BR
dc.titlePolíticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplce fronteira.pt_BR
dc.typebachelorThesis


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