dc.contributor.advisor | Oliveira, Renata Peixoto de | |
dc.contributor.author | Rocha, Felipe Cordeiro da | |
dc.date.accessioned | 2015-11-03T15:16:25Z | |
dc.date.available | 2015-11-03T15:16:25Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | ROCHA, Felipe Cordeiro. Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplice fronteira. 70 p. Trabalho de conclusão de curso de bacharel em Ciência Política e Sociologia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/360 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina. Orientador: Prof. Dra. Renata Peixoto de Oliveira. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar as políticas formuladas para a educação
do campo nos últimos dez anos, sob a égide dos governos chamados progressistas
de Nestor e Cristina Kirchner na Argentina, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma
Rousseff no Brasil e Fernando Lugo que governou o Paraguai entre 2008 e 2011. O
objetivo aqui é perceber se estas políticas têm conseguido avançar rumo à
diminuição das assimetrias sociais entre o campo e a cidade através da educação.
De uma maneira geral, pretendem-se analisar estas políticas e confrontá-las com a
realidade das populações do campo e a partir disto perceber quais são alguns dos
seus principais desafios.
É importante ressaltar que o trabalho de campo foi realizado em três escolas rurais,
localizadas na cidade paraguaia de Minga Guazú no Alto Paraná, Wanda na
província argentina de Misiones e na cidade brasileira de Matelândia no estado do
Paraná e se deu através de entrevistas com pais, alunos e professores e da
observação participante.
A preocupação apresentada com os níveis de educação rural justifica-se pelos
altos índices de analfabetismo apresentados pelas regiões rurais dos três países
em comparação com os índices apresentados nas regiões urbanas.
Evidencia-se, no entanto, que houvera avanços quanto a formulação e
implementação de políticas educativas para os camponeses, porém cabe destacar
que estas políticas não podem estar dissociadas de medidas sociais e econômicas
que garanta sua permanência no campo e respeite suas características e os
governos chamados progressistas que se elegeram com o apoio dos movimentos
sociais do campo com o compromisso de fazer reforma agrária acabaram por
secularizar este compromisso | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis aims to analyze the policies formulated in the last years under the aegis
of the so-called progressive Governments of Nestor and Cristina Kirchner in
Argentina, Luiz Inácio Lula da Silva and Dilma Rousseff in Brazil and Fernando
Lugo in Paraguay for the education of the people from the countryside and if these
policies have achieved progress towards the reduction of social imbalances
between the countryside and the city through education.
In General, it intends to analyze these policies and confront them with the reality of
countryside populations and from this, realize what some of their main challenges
are. Besides, this paper is in quest of finding if there are any linkages between
these policies formulated in the three countries within the framework of
MERCOSUL.
In methodological terms, it is important to note that the field work was conducted in
three rural schools located in the Paraguayan city of Minga Guazú in Alto Paraná,
Wanda in the Argentine Province of Misiones and in the Brazilian city of Matelândia
in Paraná State, through interviews with parents, students, teachers and participant
observation.
The concern presented with the levels of rural education is justified by high rates of
illiteracy presented by countryside regions from the three countries compared with
the indexes presented in urban regions | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) | pt_BR |
dc.title | Políticas de educação do campo nos governos pós-neoliberais do Brasil, Argentina e Paraguai e a situação da educação do campo na tríplce fronteira. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | |