Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFachin, Paulo
dc.date.accessioned2018-04-17T16:55:00Z
dc.date.available2018-04-17T16:55:00Z
dc.date.issued2017-10
dc.identifier.issn2594-9292
dc.identifier.otherv. 1, n. 1, 2017
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3571
dc.descriptionO I Encontro Internacional do MALOCA Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul teve por objetivo apresentar os resultados do seu primeiro triênio (2014-2016) e debater os rumos das pesquisas do grupo para o triênio 2017-2019. Divulgamos agora os Anais Eletrônicos do I Encontro, que aconteceu em outubro de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Confiram no link: https://revistas.unila.edu.br/anaismaloca/index :)pt_BR
dc.description.abstractPara a composição de seu diário, Frida Kahlo faz uso da pintura e de desenhos, explorando imagens poéticas que metaforizam aspectos confessionais como seus amores, intimidade e aspectos da cultura mexicana relacionados à cultura indígena. A artista foi além do surrealismo, cuja proposta estética está imbricada em uma consciência crítica, da necessidade de reelaborar criativamente aspectos da cultura mexicana, do ser mulher nesta cultura e da história de seu país. Este trabalho tem o objetivo de estudar a imbricação do elemento autobiográfico e da consciência do feminino, da alteridade e da cultura popular mexicana na obra de Frida Kahlo. Refletiremos sobre as imagens poéticas contidas nos textos escritos e na pintura, a partir de um recorte temático. Considerando-se a extensão da obra da autora mexicana, propõe-se um recorte de textos das biografias, da correspondência, do diário e das pinturas que estabelecem relação com a ideia do duplo, com a alteridade, com elementos de uma existência apaixonada e trágica que também apontam para aspectos históricos e culturais do México e, por extensão, para o contexto latino-americano.pt_BR
dc.description.abstractPara la composición de su diario, Frida Kahlo usa pinturas y dibujos, explorando imágenes poéticas que metaforizan aspectos confesionales como sus amores, intimidad y aspectos de la cultura mexicana relacionados a la cultura indígena. La artista ultrapasó el surrealismo, cuya propuesta estética está imbricada en una conciencia crítica, de la necesidad de reelaborar creativamente aspectos de la cultura mexicana, del ser mujer en esta cultura y de la historia de su país. Este trabajo tiene el objetivo de estudiar la imbricación del elemento autobiográfico y de la conciencia del femenino, de la alteridad y de la cultura popular mexicana en la obra de Frida Kahlo. Haremos una reflexión sobre las imágenes poéticas contenidas en los textos escritos y en la pintura, a partir de un recorte temático. Considerándose la extensión de la obra de la autora mexicana, se propone un recorte de textos de las biografías, de la correspondencia, del diario y de las pinturas que establecen relación con la idea del doble, con la otredad, con elementos de una existencia apasionada y trágica a la vez, que también apuntan para aspectos históricos y culturales de México, y por extensión, para el contexto latinoamericano
dc.description.sponsorshipGrupo de Estudos Multidisciplinar em Urbanismo e Arquitetura do Sul - MALOCApt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFrida Kahlo (1907-1954) - pintora mexicanapt_BR
dc.subjectDiário - textos das biografiaspt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.titleUma índia Tehuana ou a Cleópatro mexicana: uma mulher chamada Frida Kahlopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples