A mídia digital na construção da representação social dos refugiados no Brasil

Imagem de Miniatura

Data

2017-10

Autores

Hoffmann, Juliana Elis dos Santos
Roesler, Marli Von Borstel

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o papel da mídia digital com relação aos imigrantes de remoção forçada que encontraram no território brasileiro a possibilidade de recomeçar a vida. Através da palavra descritora ―refúgio‖ serão coletados arquivos dos últimos seis meses de fontes de notícia de representação nacional na internet que expressem a situação dos refugiados no território brasileiro. Esses dados serão analisados dialeticamente com efeito a entender as determinações das práticas e discursos midiáticos, que na relação de poder e dominação aos quais estão submetidas, influem na representação social desses sujeitos - podendo tanto atuar de forma afirmativa, quanto propriamente de reforçar discursos conservadores, de negação de direitos e cidadania de grupos minoritários.
El presente trabajo tiene como objetivo discutir sobre el papel de los médios digitales con relación a los inmigrantes de remoción forzada que encontraron en el território brasileño la posibilidad de recomenzar la vida. A través de la palabra descriptora "refugio" se recogerán archivos de los últimos seis meses de fuentes de noticias de representación nacional en Internet que expresen la situación de los refugiados en el território brasileño. Estos datos serán analizados dialécticamente con efecto a entender las determinaciones de las prácticas y discursos mediáticos, que en la relación de poder y dominación a los cuales están sometidas, influyen en la representación social de esos sujetos - pudiendo tanto actuar de forma afirmativa, como propiamente de reforzar discursos conservadores, de negación de derechos y ciudadanía de grupos minoritarios

Descrição

O I Encontro Internacional do MALOCA Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul teve por objetivo apresentar os resultados do seu primeiro triênio (2014-2016) e debater os rumos das pesquisas do grupo para o triênio 2017-2019. Divulgamos agora os Anais Eletrônicos do I Encontro, que aconteceu em outubro de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Confiram no link: https://revistas.unila.edu.br/anaismaloca/index :)

Palavras-chave

Ciberespaço, Direitos humanos, Imigrantes, Mídia digital, Refugiados

Citação