Vozes das mulheres periféricas nas rimas de RAP

Imagem de Miniatura

Data

2017-10

Autores

Santana, Janaina de Jesus Lopes
Silva, Regina Coeli Machado e

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O trabalho apresenta o movimento hip-hop , mais especificamente o rap , problematizando o discurso atribuído para as mulheres nessas narrativas poéticas e o colocando como um dos meios para promover a luta feminista das mulheres da periferia. Nas narrativas poéticas do rap é possível visualizar os temas presentes nessa expressão artística cultural que trazem, desde suas raízes, o tecer de reivindicação de políticas públicas, sociais e a construção de uma identidade étnico racial a partir de seu contexto local. Entendemos que o feminismo é um movimento plural e com inúmeras vertentes e que, nas manifestações do rap, as mulheres mc‘s ( Mestre de Cerimônia - normalmente escrevem as suas letras e as comunicam ao público ) aportam sobre suas vivências no contexto periférico.
El trabajo presenta el movimiento hip-hop, más específicamente el rap, problematizando el discurso atribuido a las mujeres en esas narrativas poéticas y colocándolo como uno de los medios para promover la lucha feminista de las mujeres de la periferia. En las narrativas poéticas del rap es posible visualizar los temas presentes en esa expresión artística cultural que traen desde sus raíces el tejer de reivindicación de políticas públicas, sociales y la construcción de una identidad étnica racial a partir de su contexto local. En el caso de las mujeres, las mujeres mc's (Maestro de Ceremonia - normalmente escriben sus letras y las comunican al público) aporta sobre sus vivencias en el contexto periférico

Descrição

O I Encontro Internacional do MALOCA Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul teve por objetivo apresentar os resultados do seu primeiro triênio (2014-2016) e debater os rumos das pesquisas do grupo para o triênio 2017-2019. Divulgamos agora os Anais Eletrônicos do I Encontro, que aconteceu em outubro de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Confiram no link: https://revistas.unila.edu.br/anaismaloca/index :)

Palavras-chave

Hip-hop (Cultura popular), Mulheres periféricas - vozes

Citação