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dc.contributor.authorSilva, Elesa Vanessa Kaiser da
dc.date.accessioned2018-04-11T17:41:55Z
dc.date.available2018-04-11T17:41:55Z
dc.date.issued2017-10
dc.identifier.isbn978-85-68205-28-0
dc.identifier.urihttp://dspace.unila.edu.br/123456789/3550
dc.description.abstractOs contos de fadas são obras clássicas que permanecem vivas ao longo do tempo, seja por meio de versões ―originais‖, adaptações ou releituras. O presente artigo apresenta um estudo do conto clássico João e Maria e da releitura Joãozinho e Maria (2013), adaptação de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho, ilustrações de Walter Lara. Buscar-se-á destacar um diálogo entre as obras e relacionar fatos narrados em contos tradicionais e contemporâneos com a realidade socioeconômica. Nesse sentido, pretende-se destacar o papel dos mediadores de leitura em relação à seleção de obras literárias infantis que privilegiem o segmento étnico e estabeleçam a aproximação das crianças ao imaginário cultural, com histórias ambientadas no cenário brasileiro. Para tanto, será utilizada, como base teórica, sobretudo Histórias que os camponeses contam: o significado de Mamãe Ganso de Robert Darnton (2011) e a obra Conto e Reconto: das fontes à invenção, organizado por Vera Teixeira de Aguiar e Alice Áurea Penteado Martha (2012).pt_BR
dc.description.abstractLos cuentos de fadas son obras clásicas que permanecen vivas al largo del tiempo, sea por medio de versiones ―originales‖, adaptaciones o relecturas. El presente artículo presenta un estudio del cuento clásico João y Maria y de la relectura Joãozinho e Maria (2013), adaptación de Cristina Agostinho y Ronaldo Simões Coelho, ilustraciones de Walter Lara. Buscar-se-á destacar un diálogo entre las obras y relacionar hechos narrados en cuentos tradicionales y contemporáneos con la realidad socioeconómica. En ese sentido, se pretende destacar el papel de los mediadores de lectura en relación a la selección de obras literarias infantiles que privilegien el segmento étnico y establezcan la aproximación de los niños al imaginario cultural, con historias ambientadas en el escenario brasileño. Para tanto, será utilizada, como base teórica, sobre todo Histórias que os camponeses contam: o significado de Mamãe Ganso de Robert Darnton (2011) e a obra Conto e Reconto: das fontes à invenção de Vera Teixeira de Aguiar e Alice Áurea Penteado Martha (2012)
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA-PR) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE-PR)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess
dc.subjectJoão e Maria (1894) - conto clássicopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titleJoão e Maria: realidade socioeconômica no conto tradicional e no reconto contemporâneopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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