Assessoria técnica na Tríplice Fronteira e a atuação universitária
Abstract
Pretendemos com este trabalho apresentar experiências que estão sendo gestadas dentro do
Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Integração Latino Americana
(UNILA) no campo da Assessoria Técnica (AT) destinada a movimentos sociais e/ou grupos
socioeconomicamente vulneráveis. O curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da UNILA
almeja em seu perfil de egresso, em consonância com a proposta da universidade,
profissionais com capacitação em enfrentar problemáticas sociais latino americanas. Dentro
desse espectro de preocupações a competência da assessoria técnica como instrumento para
a emancipação e empoderamento se faz fulcral. Iremos discutir as diferentes frentes que estão
sendo empreendidas nos campos de pesquisa, extensão e estágio, com uma articulação com a
sala de aula, que tem por intenção exercer o papel social da universidade de defesa dos
direitos à cidade e ao território. O público alvo destas ações são grupos socioeconomicamente
vulneráveis da classe trabalhadora e/ou territórios afro-latinos vítimas de racismo estrutural.
As ações aqui descritas possuem ainda um importante componente no âmbito pedagógico:
dão oportunidade aos acadêmicos de estabelecerem contato com a prática técnico/política da
assessoria técnica com a orientação de professores com experiência no campo