A relevante contribuição de projetos de extensão na prática de ensino de graduação em letras

Imagem de Miniatura

Data

2017-08-23

Autores

Strenske, Cleidi
Kreibich, Marla Klitzke

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a relevante contribuição de projetos de extensão na prática de ensino acadêmico, avaliando o impacto que tais práticas têm na formação do aluno de graduação em Letras, futuro docente e mediador de leitura literária. A motivação para tal trabalho surgiu a partir de um projeto de extensão intitulado “Literatura em debate: ensino, leitura e formação”, promovido e ministrado em módulos por professoras do curso de Letras da UNIOESTE, neste ano de 2017, com o propósito de complementar os conhecimentos sobre conteúdos ligados ao universo literário. Ainda, sobre a avaliação da importância de projetos desta natureza no ensino de Graduação em Letras, nos inspiramos no estudo realizado por Costa e Piva (2015). Por meio de um breve questionário, aplicado no último módulo do projeto, faremos uma análise de como o referido projeto de extensão vem contribuindo para a formação profissional dos acadêmicos de Letras. Como aporte teórico, utilizaremos Koch e Elias (2008), no que se refere à leitura tida como atividade de interação na produção de sentidos, e Solé (1998) em suas estratégias de leitura. Na conclusão, serão apresentados dados opinativos que contemplam a necessidade de implementação e continuidade de projetos de extensão como este

Descrição

Anais e artigos do 28º Fórum Acadêmico de Letras, realizado nos dias 23 a 25 de agosto de 2017 na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com tema: A pesquisa nos cursos de letras em contexto de línguas e culturas em contato.

Palavras-chave

Leitura, Projeto de extensão, Práticas de ensino

Citação