Itens para a visualização no momento 1-20 of 29

    • Anais 28º FALE: Fórum Acadêmico de Letras 

      Martiny, Franciele Maria; Paizan, Delfina Cristina (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017)
      O Fórum Acadêmico de Letras (FALE) é um evento itinerante que, em suas 28 edições, tem percorrido vários estados brasileiros, sendo promovido pela ANPGL – Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras – e destinado ...
    • Análise contrastiva de produções em português de estudantes hispanofalantes: questões de acentuação 

      Julio, Beatriz Freitas; Graeff, Daniele; Ferreira, Fabiana P. dos Santos; Louzada, Isabel Cristina Costa (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      A insuficiência de estudos contrastivos que contemplem as dificuldades de uso da acentuação em produções de universitários hispanofalantes aprendizes de português, impulsionou a realização deste trabalho. Com base nas ...
    • Análise lexical e discursiva em notícias da Internet 

      Ritt, Angela R.; Rettore, Felipe G. (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      No decorrer deste artigo, serão investigadas duas notícias veiculadas na internet com o objetivo de analisar e comparar os elementos lexicais utilizados nos textos, dentre eles as palavras utilizadas, seus significados ...
    • A Análise Linguística (AL) no ensino de Língua Alemã (LA) e os desafios da prática docente 

      Horst, Tatiane; Schmitt, Vanessa Luana (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O ensino de gramática nas línguas estrangeiras recebeu diferentes enfoques ao longo da história do ensino de línguas, figurando em ambos os extremos: desde a sua idolatria até a sua completa aversão, nos últimos tempos. ...
    • Atitudes linguísticas em torno do uso e do ensino de línguas adicionais na UNILA 

      Mosquera, Laura Andrea Cristian (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      Este estudo parte da ampla corrente migratória no Brasil e, mais especificamente, em Foz do Iguaçu, onde encontramos um contexto bem complexo de correntes migratórias nas regiões fronteiriças, inclusive, na própria Unila, ...
    • Carta de apresentação: as primeiras aulas de leitura e produção textual na universidade 

      Hoff, Adriana Paula (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O presente trabalho visa a análise das duas primeiras aulas da disciplina de Leitura e Produção Textual em uma turma do 1o ano do curso de Letras, nas quais foi trabalhado o gênero Carta de Apresentação. O objetivo deste ...
    • Confluências entre antropologia, história e literatura na narrativa de El Sueño del Celta (2010), de Mario Vargas Llosa 

      Raposo, Fernando (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O presente trabalho analisa o romance El sueño del Celta (2010), de Mario Vargas Llosa e as confluências entre história, antropologia e literatura presentes em sua narrativa. O romance baseia- se em histórias reais e ...
    • Contribuições do projeto Pibid para a formação docente 

      Schmitt, Vanessa Luana (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O presente trabalho visa analisar de que forma ocorre o processo “teoria-reflexão- prática” e refletir sobre a importância do professor pesquisador por meio dos projetos de ensino aplicados em sala de aula do colégio ...
    • Diversidade cultural e ensino de língua espanhola como língua estrangeira: possibilidades para a sala de aula 

      Fachin, Paulo (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      Sendo a língua consequência da cultura, podemos compreender que ambas (língua e cultura) são questões inseparáveis no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Sabemos que, além das estruturas ...
    • Do enunciado à aforização 

      Bachi, Lilian (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      Esta pesquisa se justifica em três esferas: acadêmica: como contribuição científica oferecendo ao meio uma reflexão sobre o estudo dos discursos aforizados; profissional: por propor uma possibilidade de análise dos ...
    • Escrita acadêmica e ensino: a arte de comentar as produções textuais dos alunos 

      Oliveira, Daniele (2017-08-23)
      Este artigo apresenta a explicação da base teórica estudada em minhas atividades de iniciação científica voluntária( IC-V) realizada entre os meses de março a julho de 2017. Tem-se como objetivo a aquisição de conhecimentos ...
    • A estória da galinha e do ovo: uma história de fome 

      Oliveira, Jaqueline da Silva (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O objetivo deste trabalho é apresentar o conto “A estória da galinha e do ovo”, do livro Luuanda (2006) de Luandino Vieira, no qual o próprio faz uma crítica a situação política e social de Angola. O conto, que apresenta ...
    • Eva Perón e Frida Kahlo: vozes femininas e autobiografia na América Latina 

      Fachin, Paulo (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      A autobiografia resulta, normalmente, de um momento em que o autor realiza uma reflexão sobre a própria existência, dando vida à sua voz e à sua intimidade, compartilhando-as. Eva Perón (1919-1952), argentina, esposa do ...
    • A fonética e a fonologia no livro didático: a questão das variantes linguísticas 

      Oliveira, Daniele; Kerkhoven, Rebeca Cristina (2017-08-23)
      Apresenta-se, nesta investigação, uma análise e reflexão dos encaminhamentos de atividades e conteúdos referentes à disciplina de Fonética e Fonologia no livro didático “Português Contemporâneo; diálogo, reflexão e uso”, ...
    • O gênero abstract: questões de compreensão e produção textual 

      Silva, Marcos Paulo da (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O gênero abstract/resumo é a segunda parte mais lida em um artigo científico, ficando para traz apenas do título do trabalho. No abstract/resumo, devem ser apresentadas, concisamente, as informações mais importantes do ...
    • Gênero e sexualidade: discutindo e esclarecendo mitos sobre a diversidade de gênero e sexualidade na educação 

      Silva, Deni Iuri Soares Candido da (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      Diante do atual quadro político, religioso e todas as formas de doutrinação e colonização do outro, este trabalho está para desconstruir padrões pré-estabelecidos e imposições de vivências aos seres humanos que não se ...
    • Gonzaga, “lira xix” e a mulher: Identificando os operadores de leitura da poesia na produção de sentidos e avaliando seu aprendizado em sala de aula 

      Oliveira, Jeciely Ildefonso de; Marczinski, Nathascha Hoffmann (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O presente artigo é resultado de uma análise produzida na matéria de Introdução aos Estudos Literários, do Curso de Letras Alemão/Espanhol/Inglês da UNIOESTE - campus de Marechal Cândido Rondon, cujo corpus é a “Lira ...
    • Leituras em cenas: o teatro lido como ferramenta no ensino de Português como língua estrangeira - Projeto de extensão Universitária 

      Olivera, Danilo Ivan; Ramirez, José Luís; Valdez, Maria Luísa (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      O presente trabalho visa a relatar e apresentar as experiências obtidas nas oficinas de teatro lido em português. As práticas aqui relatadas são do ano 2016, concretizadas por alunos e professores do Curso de Graduação ...
    • Los Chongos de Roa Bastos: literatura e identidade paraguaia em textos contemporâneos 

      Magalhães, Vinícius E. (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      Nesse artigo a identidade paraguaia é discutida a partir da antologia Los Chongos de Roa Bastos (2011) e tem como base de pesquisa os contos e textos introdutórios do livro. A concepção de “comunidade imaginada” de ...
    • Motivações e interesses de professores em contexto de uma escola indígena 

      Marquardt, Danieli Farias Galvão; Back, Rogério (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras - ANPGL, 2017-08-23)
      A manutenção da profissão docente está diretamente ligada à motivação e interesses dos profissionais do magistério, ou seja, dos professores. Analisando os fatores que contribuem para a satisfação pessoal e profissional ...