Perfumes: uma proposta de contextualização para o ensino de Química

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Data

2014-10

Autores

Lima, Miliane Aparecida de
Silva, Angélica Cristina Rivelini
Tonin, Lilian Tatiani Dusman

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Editor

Unila

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma proposta de aula de química, na qual, serão tratados os conceitos de solubilidade, concentração e preparo de soluções a partir da preparação de um perfume. Este trabalho foi desenvolvido por bolsistas do projeto PIBID Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana. A atividade será desenvolvida com os alunos do Colégio Estadual Padre José de Anchieta, nas turmas de terceiros anos do ensino médio. O método envolve a discussão histórica do uso e da fabricação de perfumes. As técnicas de fabricação serão discutidas juntamente com os conceitos químicos e problematizadas com o intuito de motivar a curiosidade dos alunos. Serão utilizados materiais de fácil obtenção, o que permite a realização dos experimentos por qualquer instituição escolar

Descrição

Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014

Palavras-chave

Funções orgânicas, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), pH - concentração hidrogeniônica do meio

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