Perfumes: uma proposta de contextualização para o ensino de Química
Fecha
2014-10Autor
Lima, Miliane Aparecida de
Silva, Angélica Cristina Rivelini
Tonin, Lilian Tatiani Dusman
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Neste trabalho apresentamos uma proposta de aula de química, na qual, serão
tratados os conceitos de solubilidade, concentração e preparo de soluções a partir da
preparação de um perfume. Este trabalho foi desenvolvido por bolsistas do projeto PIBID
Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Apucarana. A atividade
será desenvolvida com os alunos do Colégio Estadual Padre José de Anchieta, nas turmas de
terceiros anos do ensino médio. O método envolve a discussão histórica do uso e da
fabricação de perfumes. As técnicas de fabricação serão discutidas juntamente com os
conceitos químicos e problematizadas com o intuito de motivar a curiosidade dos alunos.
Serão utilizados materiais de fácil obtenção, o que permite a realização dos experimentos por
qualquer instituição escolar