dc.contributor.author | Lopes, Renata de Fátima Nogueira | |
dc.contributor.author | Frederico, Maria de Fátima Domingues | |
dc.contributor.author | Fujii, Rosangela Araújo Xavier | |
dc.contributor.author | Corazza, Maria Júlia | |
dc.date.accessioned | 2017-12-21T17:46:55Z | |
dc.date.available | 2017-12-21T17:46:55Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.identifier.issn | 2316-8285 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.unila.edu.br/123456789/3094 | |
dc.description | Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em Maringá/Paraná uma comunidade de macacos-prego, gênero Cebus, proveniente de um
horto urbano abandonado localizado anexo a um colégio estadual, tem adentrado no recinto escolar.
Com vista à Educação Ambiental, foi desenvolvido por licenciandos do curso de Ciências Biológicas,
integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade
Estadual de Maringá, um levantamento (via de questionário) junto a 150 alunos do Ensino Médio,
relacionado à presença desse primata no colégio, alimentação antropogênica e interações ecológicas
(transmissão de doenças, domesticação e aumento da população em função do excesso de alimentos).
Os dados foram analisados segundo os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo,
evidenciando que os estudantes compreendem a presença dos macacos no colégio como fator de risco
à comunidade escolar, todavia, relacionam sua presença com a falta de alimento no horto | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Unila | pt_BR |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Educação - ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Animais silvestres - ambiente urbano | pt_BR |
dc.title | Percepção de alunos sobre a presença de macacos-prego no Colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |